segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Papo de tokufã especial com Ricardo Cruz


"Entender que a vida é difícil. Ir atrás do que você quer e enfrentar essa dificuldade, sem desistir."



É galerinha Tokufanática! Começando 2016 com força total com direito á festa no TOKUFORCE.
Pra começar bem o ano, o nosso bom Papo de hoje conta com a presença ilustre do Grande cantor Ricardo Cruz. Um Brazuca que dispensa comentários e que tem a cultura pop como se fosse uma segunda pele. É uma honra poder entrevistar um astro muito respeitado e admirado por uma legião de tokufãs nacionais e internacionais. Ricardo conta um pouco sobre seus trabalhos á frente do JAM, seus personagens de tokusatsus favoritos entre muitas outras curiosidades, e claro, a perguntas dos tokufãs que nos seguem. Desde já a equipe do Blog Tokuforce agradece a atenção e o carinho do nosso querido cantor pela entrevista.




TOKUFORCE: Ricardo, você começou seus trabalhos com o Jam, por volta de 2005, e de lá pra cá, fez grandes turnês com a banda, como a No Border em 2008. Fora esse grande evento, qual foi o maior show que você já fez com o Jam?




RICARDO CRUZ: Foi o de 2015 o mais recente. Aconteceu na Yokohama Arena, para 15 mil pessoas. Foi incrível.


Ricardo Cruz e toda a equipe do Jam Project



TOKUFORCE : A Música "Sem barreiras" que foi uma composição sua, que foi interpretada por você em parceria com Kouji Wada, fez muito sucesso nos eventos de anime aqui no Brasil. Além desta canção, também sabemos que você já escreveu a letra em Português da música "HERO". Você chegou a compor outras músicas junto com o Jam Project? Se sim, quais?

RICARDO CRUZ: A Sem Barreiras eu fiz apenas a letra. Foi uma honra poder colaborar com o Koji Wada, que além de grande músico, é um amigo que prezo demais. Já fiz bastante música para o JAM, as de maior destaque foram a abertura de Garo (Waga na wa Garo), o tema de 40 anos da Tatsunoko (the Great Voyage) e a mais recente, do jogo Super Robot Wars, chamada Final Round - essa foi feita em conjunto com todos do JAM.



TOKUFORCE: Ainda falando sobre o seu dueto com Koji Wada. Você gostaria de dividir o palco com algum outro artista?

RICARDO CRUZ: Claro, vários! Sou muito fã da voz do Eric Martin, vocalista do Mr. Big, seria muito legal cantar com ele algum dia.

TOKUFORCE: Como você vê a geração de Toku-fãs que condena o Tokusatsu pré e pós a geração Manchete? O que você acha do comportamento deles para as coisas que podem atrair uma nova geração de Toku-fãs?


RICARDO CRUZ: Acho natural que cada geração tenha seus Tokusatsus, séries, filmes favoritos, e que falem que o que veio depois é pior, etc.… É natural. No fim, tudo é uma questão de gosto. Eu mesmo gosto muito mais dos Tokusatsus que via quando era criança do que os de hoje. Tirando algumas séries pontuais incrivelmente boas, como Kamen Rider Gaim, por exemplo. Mas eu assisti a muitos Tokusatsus que não são exatamente da minha época. Eu alugava VHSs em locadoras japonesas em 1996/1997…Vi Carranger, Gingaman, B-Fighter, Janperson, Kamen Rider Kuuga… Gostava bastante da maioria.


TOKUFORCE: Você gostaria que houvesse estilos diferenciados de Tokusatsu hoje em dia, sem muito uso de CGs e demais tecnologias, como Jiraiya, por exemplo?

RICARDO CRUZ: Claro! Esse estilo mais roots está no meu sangue, é o que me fez gostar de Tokusatsu. Explosões, dublês, ação de verdade. Não que hoje isso não esteja presente nas séries, mas está bem menos. Odeio especialmente as explosões digitais…

TOKUFORCE: De todos os ensinamentos que o Tokusatsu preza, até por ser em sua maioria série infantis, tem algum, e se sim qual, você aplica em sua vida?



RICARDO CRUZ: Entender que a vida é difícil. Ir atrás do que você quer e enfrentar essa dificuldade, sem desistir.

TOKUFORCE: Muitas cenas são marcantes no universo Tokusatsu, como a morte do Jiban, a morte do monstro baleia e etc. Para você existe a cena mais marcante?

RICARDO CRUZ: A morte do Jiban e do Black, sem dúvida. E algumas batalhas finais. Change Dragon Vs Buba, Red Flash Vs Kaura… A cena em que o Kaura e o Galdan derrotam o La Deus juntos  foi bem marcante para mim. Sempre gostei mais dos vilões. Adorava esses episódios em que os heróis apareciam pouco hahaha.



TOKUFORCE: Falando um pouco da sua carreira como cantor, como é participar do JAM? Tem alguma história de bastidor para compartilhar conosco?

RICARDO CRUZ: É uma experiência maravilhosa. Aprendo muito o tempo inteiro com a banda. De bastidores… Deixa-meeu ver. Ah, na gravação da versão em português de Hero (já ouviram?) a Masami Okui chegou a chorar por não conseguir pronunciar as palavras direito. Paramos um pouco de gravar para ela se acalmar hahaha Aí deu tudo certo.

TOKUFORCE: Como você analisaria a repercussão de On the Rocks aqui no Brasil e no Japão?


On the Rocks. A Obra prima musical de Ricardo Cruz que homenageia o Tokusatsu.
RICARDO CRUZ: Está indo bem. Como Tokusatsu é um subgênero da cultura pop japonesa que não está mais no ar aqui no Brasil há muitos anos, é claro que a repercussão não é uma coisa explosiva. Mas estamos conquistando cada vez mais espaço e novas pessoas, que assistem ao clipe e se lembram como elas também gostavam dos heróis do Japão.


Capa do CD On The Rocks
TOKUFORCE: Os Tokuclássicos recentemente foram exibidos nos cinemas Brasileiros, pelo que foi revelado em sites e nas redes sociais, esse evento não teve o sucesso que almejavam ter, devido ao fato de que o Anime possui um número bem maior de fãs.  Em sua opinião, ainda existem poucos fãs de Tokusatsus ou faltou mais divulgação?

RICARDO CRUZ: Pode ter faltado divulgação sim, mas por se tratar de séries mais antigas, o número de pessoas dispostas a sair de casa e pagar para assistir isso no cinema também é mais reduzido, acredito. Uma pena, porque foi muito legal assistir Jaspion no cinema! Hahaha 

TOKUFORCE: Falando em Anime Friends, esse ano tivemos o prazer de conhecer o ator Tetsuo Kurata em sua primeira visita ao Brasil. Como você canaliza o sentimento de nostalgia por parte dos fãs do ator e dos seriados Black e RX naquele dia?


Ricardo junto do ator Tetsuo Kurata que visitou o Brasil em Julho de 2015 
RICARDO CRUZ: Foi incrível! Bem nostálgico. E ele está inteirão. Ainda agüentaria fazer uma série sem problemas. A apresentação dele foi bem legal, falou sobre muitas histórias de bastidores, fez as poses de transformação, etc. Um grande momento para os fãs de tokusatsu no Brasil.

TOKUFORCE: Já vieram ao Brasil: Takumi Tsutsui, Hiroshi Watari e Tetsuo Kurata, qual ator ou atriz de tokusatsu você adoraria que também visitasse o nosso país?

RICARDO CRUZ: O Change Dragon seria uma ótima. E o Jaspion também, né?!




TOKUFORCE:  Qual o seu seriado Tokusatsu favorito na sua geração?E qual a série atual que mais te chamou a atenção?

RICARDO CRUZ: Changeman e Kamen Rider Gaim.


TOKUFORCE: Aqui no Brasil, principalmente na Região Norte tem uma grande carência de eventos ligados à cultura pop Japonesa. Você tem projetos para fazer alguma turnê de On the Rocks no Norte-Nordeste do Brasil?



RICARDO CRUZ: Se os eventos daí me chamarem, eu vou! Na hora. Quem sabe um dia planejemos shows específicos, só de música, por aí também. Eu ia adorar!





TOKUFORCE: Deixe sua mensagem para o blog Tokuforce.

RICARDO CRUZ: Continuem sempre curtindo e divulgando esse gênero que faz tanta gente feliz que é o tokusatsu. (Conto com a parceria de vocês e de todos os fãs do Norte do Brasil nessa missão!) Um grande abraço!






Share:

3 comentários:

  1. Primeramente gostaria de agradecer o Ricardo pelo carinho. Pois mesmo com tanto trabalho e agenda lotada, reservou um tempo para nos dar entrevista. Valeu Ricardo e sucesso! Entrevista sensacional! \o/

    ResponderExcluir
  2. Gente que massa, demorou mais saiu né? Muito massa mesmo, amei. Os. Ricardo é um fofo.

    ResponderExcluir