sábado, 9 de janeiro de 2016

#Especial Kamen Rider 45 Anos - A Era Showa Parte 1

Boa tarde amigos Tokufãs, como vão vocês? 2016 mal começou e nós já estamos sendo presenteados com muitas novidades no universo Tokusatsu, não é mesmo? Este ano temos as comemorações de 50 anos da Tsuburaya, 40 anos de Super Sentai e 45 anos de Kamen Rider. Para comemorar estaremos trazendo matérias especiais sobre todas essas franquias. A primeira delas, e este especial sobre os Kamen Riders da Era Showa, que fazem história desde os anos 70 no Japão e hoje já se tornaram patrimônios do País. Sem enrolação, confiram a primeira parte deste especial! 


1971 - O NASCIMENTO DO PRIMEIRO KAMEN RIDER

Imagino que vocês leitores já estejam carecas de saber que Kamen Rider é uma produção criada pelo mestre do Mangá Shotaro Ishinomori, não é mesmo? É praticamente impossível que algum admirador de Tokusatsu que se preze não tenha ao menos escutado falar sobre ele, ou que não tenha assistido alguma de suas obras.  Mas antes de falar sobre Kamen Rider, vamos voltar um ano antes, mais precisamente em 1970.  Nesta época, Ishinomori já havia alcançado muita fama no Japão, e com isso, ele lançava muitos trabalhos, um após o outro, a maioria com boa aceitação do grande público. No mais novo trabalho do autor, ele nos apresentava Skull Man, um “anti-herói”. A história rendeu apenas 1 volume, mas de início, causou um grande impacto entre o público, pois apresentava uma história sombria, com um personagem que não escolhia meios para atingir seus objetivos, mesmo que para isso, ele precisasse sacrificar pessoas inocentes. Talvez toda essa obscuridade envolvendo o personagem tenha sido o grande motivo para ser tão impactante e por que não, tão fascinante...

Shotaro Ishinomori : A Mente por trás do Kamen Rider.
Em seguida, veio a ideia de levar o personagem para as telas, porém, a Toei Company queria produzir um programa que fosse agradável aos olhos das crianças, e claro que Skull man não combinava em nada com um Super-herói. A única coisa que ele passaria, no mínimo, seria medo e pesadelos para as crianças (Risos). Foi então necessário que Ishinomori fizesse grandes mudanças no visual e enredo de seu personagem. Sendo assim, utilizando como base o mangá, criou um novo personagem, desta vez com mais pinta de herói, e cá entre nós, um visual muito mais bonito! O novo herói teria uma aparência de um Homem e um gafanhoto, dessa mistura, nasceu o primeiro Kamen Rider (Cavaleiro Mascarado).
No dia 4 de Abril de 1971, estreou na TV NET (atual TV Asahi) as 7:30 da manhã, a série Kamen Rider, obtendo um índice de audiência considerável, e já dava índicos que de ali estava um novo grande sucesso. Durante sua exibição também era publicado o mangá desenhado e escrito por Ishinomori. A série foi muito bem aceita por trazer uma inovação dentro do gênero Tokusatsu, pois na época, a televisão Japonesa estava invadida pelos gigantes da Tsuburaya, com séries da franquia Ultraman e os demais Kyodai Heroes. Como por exemplo Mirroman, série que se encontrava em exibição no mesmo ano. Essas séries alcançavam altos índices de audiência na época, e Kamen Rider, conseguiu bate-las de frente em audiência e popularidade. Além de uma trama dramática e sombria, a série também nos apresentava um herói e monstros no tamanho humano, agradando em cheio crianças, jovens e adultos.

Na foto: Hiroshi Fujioka, o verdadeiro Kamen Rider.

Um ponto curioso nesta série, é que muitas cenas de ação eram feitas sem uso de dublês, e os próprios atores faziam cenas muitas vezes muito arriscadas. De fato, isso gerou um grande problema para o ator Hiroshi Fujioka, protagonista da série interpretando Takeshi Hongo, o próprio Kamen Rider. Antes do termino das gravações do episódio 10 do seriado, o ator se acidentou gravemente ao cair da moto, e teve a perna prejudicada. O episódio foi então terminado, mas precisou ser editado para que não fosse percebida a sua ausência. O ator precisava ficar em repouso no mínimo 8 meses, e a solução que os produtores da Toei conseguiram foi uma mudança radical no roteiro da série.
A solução foi colocar o ator Jirou Chiba, que interpretaria um agente do FBI na luta contra a organização Shocker. Para justificar a ausência de Takeshi Hongo, era falado que o mesmo estaria enfrentando a Shocker na Europa. Não demorou muito para que um novo Rider aparecesse para dar vida a série, e isso foi feito no episódio 14, quando entrava Hayato Ichimonji, o Kamen Rider 2 (Nigo), estrelado pelo ator Takeshi Sasaki. Após muitos episódios sendo estrelado por Ichimonji, no episódio de número 53 da série, o ator Hiroshi Fujioka já se encontrava recuperado e então, volta para a série interpretando o Kamen Rider até o episódio 98, que marcou o final da série na TV.



A Trama da série, apresentava um herói transformado em um ciborgue/humanoide por uma organização maligna. Mesmo conseguindo escapar da base antes de ter sua memória apagada, ele tem de enfrentar um cruel destino, com o peso de ser diferente e ter de usar de seus poderes para proteger as pessoas e o país dos planos malignos de dominação das organizações. Esta foi a premissa utilizada em boa parte das séries da Era Showa, sendo mudada somente com a entrada da Era Heisei nos anos 2000. 
A série do Kamen Rider, rendeu 3 filmes. São eles Go Go Kamen Rider (1971, versão filme do episódio 13), Kamen Rider vs Shocker (1972) e Kamen Rider tai Jigoku Taishi (1972). O grande sucesso da série, foi impressionante até mesmo para a Toei. Em seus últimos episódios, a série alcançou uma incrível marca de audiência, uma média de 21,2% o suficiente para se tornar um dos programas mais assistidos da época. Foi então que, logo seria criado uma franquia, e a segunda série sairia já no ano seguinte, em 1973. Apresento-lhes o Kamen Rider V3! 

1973 - O TERCEIRO KAMEN RIDER!




Kamen Rider V3 (Kamen Raidã Buisuri) estreou no dia 17 de Fevereiro de 1973 e veio com uma sequência direta do primeiro Kamen Rider. Hiroshi Miyauchi, famoso ator e dublê da Toei, conhecido por interpretar personagens de séries famosas como Ao Ranger (Goranger), Big One (JAKQ Dengekitai) e Ken Hayakawa (Kaiketsu Zubat).  Nós Brasileiros o conhecemos muito bem pelo papel de Chefe Masaki nas séries Winspector e Solbrain. Pode se dizer que Kamen Rider V3 foi o primeiro trabalho de grande destaque do ator e o que o fez ganhar mais respeito e admiração pelo público japonês ao lado de Hiroshi Fujioka.

A história de V3, tem um roteiro ainda mais dramático. Após a destruição das organizações Shocker e Gel-Shocker pelos Kamen Riders 1 e 2. Uma nova organização do mal surge com o nome de Destron. O jovem motociclista Shiro Kazami, vê toda sua família sendo morta de forma brutal pelo monstro Jaguar. Ele havia se tornado alvo de Destron, após ter visto um incidente e tomado conta da existência da organização secreta. Shiro era amigo de Hongo e Ichimonji, que sabendo do ocorrido conseguem salvar a pele de Shiro a tempo. Com a revolta por ter perdido toda a sua família, ele pede para que os 2 Riders o reconstruam como um homem mutante. A Resposta dos Riders é negativa. Mas, após os Riders tomarem conhecimento da base de Destron, eles partem com intenção de destruí-la, porém, os dois Riders são recebidos por um poderoso raio desintegrador capaz de mata-los. Neste mesmo instante, Shiro que havia seguido os dois até a base, se atira na frente do raio para salvar os seus amigos. Com Shiro quase morto, o único modo de salvar sua vida seria realizando uma operação mutante, e os Riders assim o fazem.
O resultado disso, foi o Kamen Rider V3 dotado de muita força, agilidade e 26 segredos e técnicas diferentes que vão sendo descobertos aos poucos com o auxílio dos Riders. V3 agora se torna o principal defensor do Japão e luta para destruir Destron que em sua primeira investida, pretende explodir toda a cidade, e sobra para os 2 Riders usarem de suas últimas forças para salvar o dia. Eles desaparecem nos céus deixando tudo nas mãos de V3.

A série possui roteiros muito bem elaborados e muitas reviravoltas. Destaque para os episódios 33 que marca a volta dos Riders e o episódio 43 onde marca a chegada de Yuki Joji, o Riderman (também conhecido como Kamen Rider Yongo, ou seja, o quarto Rider), que acaba se torna um aliado de V3 na luta. Antes de se tornar Riderman, ele era mais um órfão e trabalhava como cientista da Destron. Após ter sido acusado de traição, é condenado a morte sendo mergulhado em uma piscina cheia de ácido. Ele tem um de seus braços dissolvidos, até que o grupo de cientistas que trabalhavam com ele, também se rebelam e salvam sua vida. Yuki foge e em um esconderijo consegue por ele mesmo, se tornar o Riderman e assim jura vingança contra Destron. Kamen rider V3 se finalizou no dia 9 de Fevereiro de 1974, totalizando 52 episódios e 2 filmes. São eles: Kamen Rider V3 (versão filme do episódio 2) e Kamen Rider V3 vs Destoron Kaijin. Ambos de 1973.

V3 ao lado de seu parceiro Riderman.

1974 - SET UP! KAMEN RIDER X!




Em seguida, mais precisamente quase uma semana após o final de V3, temos uma nova série Rider estreando na TV. No dia 16 de Fevereiro de 1974, surge o Kamen Rider X (Kamen Raidã Ekkusu)! A série contou com um baixo orçamento e por conta disso, teve menos recepção que as anteriores, contando com apenas 35 episódios que se finalizaram no mesmo ano, no dia 12 de Outubro.
A série mais uma vez, aborda o drama de um homem reconstruído. O herói da vez é Keisuke Jin (interpretado pelo ator Ryo Hayami) que ironicamente é transformado em um homem ciborgue pelo seu próprio Pai, Keitaro Jin, um respeitado cientista especializado em robótica. Por conta de suas experiências, os dois se tornam alvo da organização terrorista GOD (O nome em Inglês significa “Deus” mas a palavra é na verdade uma sigla para “Government of Darkness” algo como “Governo das trevas”). O Cientista tem toda a sua pesquisa roubada pela GOD e tanto ele quanto seu filho Jin, são atacados. Antes que morresse, ele consegue usar os últimos recursos para salvar a vida de seu filho, o tornando um Kamen Rider. Jin agora parte para vingar a morte de seu Pai e assegurar a proteção da terra (Tóquio).

Kamen Rider X nos mostrou o primeiro dos muitos crossovers entre os Riders da franquia.

Os monstros da GOD, normalmente eram baseados em personagens da mitologia grega. Além dos monstros, X também enfrenta Apolo Geist, e no final o gigantesco King Dark. Este último só foi derrotado graças a intervenção dos Riders anteriores que dão uma mãozinha ao X, fazendo assim o primeiro de muitos crossovers entre os Riders que ainda estariam por vir. Algumas inovações foram inseridas na série, como o Henshin (transformação), onde Keisuke gritava “SET UP” e todo processo, assim como o encaixe do capacete era mostrado com detalhes. Outra inovação foi o fato da arma “Ridol” ser usada de forma frequente pelo Rider durante toda a série.
Assim como seus antecessores, Kamen Rider X rendeu 2 filmes para o cinema: Kamen Rider X (Versão filme do episódio 3 da série) e 5 Riders vs King Dark (1974).

1974 -1975 - AMAZOOOOOOOOOOOONNNN!!!! O RIDER SELVAGEM 



Após a trajetória do Kamen Rider X, surge uma das séries mais criativas e também mais ousadas da Toei Company. No dia 19 de Outubro de 1974, o Kamen Rider Amazon mostrava a sua cara e suas garras literalmente na Televisão Japonesa. Quem ainda não assistiu a série, pode estar se perguntando: Mas por que uma série ousada? Só por que é um herói que veio da Amazônia? – Não exatamente. A série possui um enredo simples, mas ousou por mostrar um Rider que não utiliza armas, nem muito menos menciona golpes tradicionais como Rider Kick ou Rider Punch. Amazon utiliza de suas próprias garras e dentes para cortar e matar os seus inimigos. Isso com certeza, tornou a série uma das mais violentas da franquia até hoje. Além disso, a aparência monstruosa de Amazon, fugiu do convencional “Homem-Gafanhoto” e nos apresentou um Rider baseado em uma espécie de lagarto, semelhante aos Dragões de Komodo. O único golpe de Amazon é o “Dai Setsudan” ou “Grande Corte” em português.

Amazon não teve um crossover direto com os Riders, mas algumas imagens promocionais foram lançadas na época!
Daisuke Yamamoto (Interpretado por Toru Okazaki) ainda bebê foi o único sobrevivente de um acidente de avião ao qual estava toda a sua família. O Avião cai na floresta amazônica, e o ainda bebe Daisuke, é salvo e criado por um sacerdote que o nomeou como Amazon. Com o surgimento do grupo demoníaco Geddon, o velho sacerdote entrega a Amazon o bracelete “GIGI” que lhe dá incríveis poderes mutantes. Um monstro de Geddon estava escondido na floresta e mata o sacerdote, afim de tentar roubar o bracelete, já que eles possuíam a outra metade. Juntando as duas, o usuário ganharia incríveis poderes. Amazon passa a ser perseguido por Geddon e em uma viajem clandestina de navio, consegue fugir para o Japão. O problema, é que Amazon não sabia falar nenhuma língua. No entanto, ele conhece o pequeno Masahiko que cria um laço muito forte com Amazon se tornando seu primeiro amigo. No Japão ele passa a enfrentar os Geddon e mais tarde o império Garanda, que também almejavam possuir o bracelete GIGI de Amazon.  O Final de Kamen Rider Amazon foi ao ar no dia 29 de Março totalizando 24 episódios, se tornando assim a serie mais curta franquia. Apenas um filme foi produzido, na verdade editado do episódio 16 para uma versão filme. Alguns dias depois a série deu lugar a um novo herói, o Kamen Rider Stronger!

1975 - DENSHOCK! SURGE STRONGER, O RIDER ELÉTRICO!


Kamen Rider Stronger (Kamen Raidã Sutorongã) estreou no dia 5 de Abril de 1975 marcando a quinta série da franquia. Foi mais uma série curta durando apenas 39 episódios que se finalizaram no dia 27 de Dezembro do mesmo ano. Infelizmente o ator Shigeru Araki que interpretou Shigeru Jo, faleceu no dia 14 de Abril de 2012 ao 63 anos de idade. A causa da morte foi pneumonia e complicações pulmonares. Ele já havia inclusive operado um câncer no esôfago em 2007, mas infelizmente isso fez com o seu sistema imunológico baixasse e ele sofresse as consequências anos mais tarde. O seu trabalho na série, foi o seu primeiro como ator. Depois tentou carreira musical, participou de novelas japonesas, e em 2007 e 2011 concorreu as eleições para deputado no distrito de Meguro, mas não conseguiu vencer. Para manter vivo o trabalho deste excelente ator, vamos recordar as suas aventuras como herói defensor da justiça, o Kamen Rider Stronger! 

O Ator Shigeru Araki na série Stronger e mais atualmente antes de falecer.

O jovem Shigeru Jo se une a organização do mal Black Satan com o intuito de ficar mais poderoso para pode vingar a morte de seu melhor amigo. Ele passa por uma cirurgia que lhe dá poderes elétricos o transformando em um homem mutante (Stronger, assim como Amazon, foge do convencional homem gafanhoto. Seu design é baseado em um escaravelho, inseto pertencente a família dos Besouros). Após sofrer a cirurgia, ele acaba descobrindo que quem havia assassinado seu amigo, era na verdade os membros da Black Satan.

Antes de ter sua memória apagada, ele escapa e promete vingança contra a organização, tendo de enfrentar poderosos monstros e inimigos como Shadow e Delza. Ao sair da base, Shigeru leva consigo uma grande parceira que também foi reconstruída por Black Satan. Seu nome é Yuriko Misaki que se apresenta como Humana eletromagnética Tackle (Denpa Ningen Takkuru). Tackle foi interpretado pela belíssima atriz Kyoko Okada que também já e falecida. Mas isso ocorreu em Agosto de 1986, quando ela tinha apenas 27 anos de idade. A causa da morte, no entanto, é desconhecida. A atriz era amiga muito próxima de Takeshi Sasaki (Kamen Rider Nigo) mesmo após terem terminado seus trabalhos nas séries Riders. Uma pena saber que perdemos os dois principais atores da série. Stronger contou com dois filmes Kamen Rider Stronger (versão filme do episódio 7) e Zen’in Shugõ! Shinichin no Kamen Raidã especial que reconta o final da da série mostrando o crossover com todos os Riders, foi transmitido pela TV no dia 3 de Janeiro de 1976.


Quando a série de Stronger terminou no dia 5 de Abril de 1975, também estreou na TV NET a primeira série do gênero Sentai (Mais tarde se tornando Super Sentai), outra criação de Shotaro Ishinomori. Himitsu Sentai Goranger (Esquadrão Secreto Goranger) rapidamente fez um estrondoso sucesso, que ofuscou o sucesso que os Kamen Riders já vinham fazendo desde 1971. Isso obrigou a Toei fazer o seu primeiro hiato na franquia. Que só retornaria em 1979 com SkyRider. Sobre ele, vamos falar na segunda parte da matéria! Fiquem ligados! 

Imagem rara dos bastidores. Nas gravações dos últimos episódios da série Stronger.


E esta foi a primeira parte da primeira matéria especial do ano! Gostou? Então fiquem ligados pois logo traremos a segunda parte, onde vamos falar sobre os outros Riders da Era Showa, assim como os Filmes, personagens adicionais, veículos e muitas curiosidades. Curtam nossa página e compartilhe nos Blogs com seus amigos! Até a próxima!  

Confira a segunda parte clicando aqui.
BLOG TOKU FORCE - Valorizando o novo e o clássico da década mais divertida de todos os tempos!
Share:

11 comentários:

  1. Nossa muito bom, V3 é o m Rider mara. Amei a matéria.

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria, mais completa que a wikipedia. Hemshin

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria, mais completa que a wikipedia. Hemshin

    ResponderExcluir
  4. Tenho a série completa do Rider Amazon e é muito boa mesmo, bateu saudades, muitos parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Tenho a série completa do Rider Amazon e é muito boa mesmo, bateu saudades, muitos parabéns pelo belíssimo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, é ótimo encontrar conteúdos com qualidade a respeito de um tokusatsu que gosto tanto. Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  8. EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE... bem explicativo.... usarei esse texto para pesquisas futuras... Venancio... tu és MITO!! :3

    ResponderExcluir
  9. Excelente post! No aguardo da segunda parte. :D

    ResponderExcluir
  10. Que SHOW de matéria e completa e os meus parabéns

    ResponderExcluir