This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

sábado, 31 de outubro de 2015

Conheça o herói ágil Zubat!

Boa tarde pessoal, já estão aproveitando o final de semana com feriado? Para quem não vai viajar, claro que é um bom momento para tirar o atraso de algumas séries e também reservar um tempo para leitura. Pensando nisso, pensei em escrever essa matéria sobre uma série o qual me tornei fã logo de cara! Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã das obras de Shotaro Ishinomori e por este motivo estou sempre tentando trazer alguma produção dele aqui no Blog. As primeiras que escrevi foram sobre Kamen Rider Black e tambem sobre o universo de Kikaider, que vocês podem conferir aqui. 
Nesta matéria vocês conferem um pouco sobre a série Kaiketsu Zubat, estrelando o grande Hiroshi Miyauchi. Se você ainda não conhece a obra, eis aqui uma ótima oportunidade para conhecer e também saber algumas curiosidades sobre a série! 








                                             


                







A década de 70 sem dúvidas foi uma das décadas mais criativas e mais importantes para as séries de Tokusatsu. Foi na década de 70 que foram criadas as franquias Kamen Rider, Super Sentai, além de uma enxurrada de séries que eram exibidas a exaustão na TV Japonesa. Entre todas essas séries, houveram muitas que se destacaram pelas características únicas, e heróis muito marcantes como é o caso desta que irei falar agora.
Trata-se de Kaiketsu Zubat (Magnífico Zubat) série que estreou no dia 2 de Fevereiro substituindo a série Tatakae! Ninja Captor, e tendo seu final exibido no dia 28 de Setembro do mesmo ano. Foi produzido pela Toei Company e contou com apenas 32 episódios exibidos originalmente pela TV Tokyo. Foi também mais uma das muitas criações de Shotaro Ishinomori. Como todos sabem, Ishinomori foi quem criou as franquias já citadas e também grande parte das séries dos anos 1970, sendo um dos responsáveis pela modernização do Tokusatsu e um dos nomes mais influentes da época.



Diferente da grande parte das obras de Ishinomori, Zubat não é um mutante ou Cyborg, nem muito menos possuí naves, mechas ou enfrenta monstros. O herói pode ser considerado o personagem mais humano já criado pelo autor, pois aqui ele luta contra gangues e bandidos que fazem confusão, torturando e matando as pessoas afim de roubar e conquistar suas terras. Talvez por ser diferente, Zubat conseguiu se tornar muito popular no Japão, sendo até hoje muito lembrado pelos fãs do autor. Mas o que não se pode negar, é que parte deste sucesso se deve (E muito) ao ator Hiroshi Miyachi, que aqui fez um dos seus melhores trabalhos como Ken Hayakawa! Se este nome não lhe é conhecido, provavelmente você o conhece pelo seu trabalho nas séries Winspector e Solbrain, onde ele interpretou o Chefe Masaki. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele a seguir.

O ROSTO POR TRÁS DO ENIGMÁTICO HERÓI


Hiroshi Miyauchi nasceu no dia 14 de Junho de 1947 em Chiba no Japão. Aos 20 anos de idade começou a sua carreira na Televisão participando da série policial Key Hunter (1967). Após isso, ele faria seu primeiro papel em uma série Tokusatsu interpretando Shiro Kasami em Kamen Rider V3 de 1973. O ator, rapidamente ficou famoso e muito popular pelas suas atuações e coreografias como ator e dublê. 

Hiroshi era um ator muito participante em todos os seus trabalhos, e sempre dava algumas dicas de ação até mesmo para os diretores das séries. Em 1975, foi convidado a participar da série Himitsu Sentai Goranger pelo próprio Ishinomori que praticamente teve que “convence-lo” a aceitar o papel, pois o ator já se encontrava com a agenda lotada de trabalhos. Depois de uma longa conversa no escritório do Sr. Ishinomori, Hiroshi aceitou o papel e interpretou Ao Ranger/Akira Shinmei. Com este papel veio a sua consagração como ator e logo após o termino de Goranger, veio a série Kaiketsu Zubat. Perto do final das gravações de Zubat, ele recebeu um novo convite da Toei para participar da série JAQK Dengekitai, onde interpretaria Soukishi Banba, o Big One. O personagem foi introduzido no episódio 25 da série JAQK. O ator revelou que teve até mesmo uma certa dificuldade em conciliar os dois trabalhos, já que as personalidades dos personagens eram bem diferentes. No entanto, o ator também relatou em uma entrevista que mesmo gostando muito de ter interpretado Big One, Ken Hayakawa ainda assim é o personagem mais parecido com sua real personalidade.

Os próximos trabalhos de destaque de Hiroshi, viria agora nos anos 80, quando fez uma ponta na série Uchuu Keiji Gavan interpretando o policial do espaço Alan nos episódios 30/31 da série. Mais tarde em 1990, onde viveu o Chefe Masaki nas séries Tokkei Winspector (1990) e Tokyyu Shirei Solbrain (1991) e Tokusou Excedraft (1992) respectivamente. Em 1995, novamente fez mais um papel de destaque na série Chouriki Sentai Ohranger como o Chefe Miura Naoyuki. Após estes trabalhos, o ator ficou um tempo afastado das series Tokusatsus, vindo a viver Soukishi Banba/Big One novamente no filme Hyakujuu Sentai Gaoranger vs Super Sentai em 2001. Em 2005 fez Tachibana Tobei, no filme Kamen Rider The First produção que trouxe uma nova versão do clássico Kamen Rider de 1971. Tanto Zubat quanto Kamen Rider V3, fazem até hoje muito sucesso no Japão e também no Havaí, onde existe uma loja de departamento chamada Shirokiya onde o ator é convidado para um evento com sessões de autógrafos a cada dois anos. Lembrando que Kikaider também é muito popular no Havai e até existe um evento chamado ”Kikaider Generation” totalmente dedicado a série.

Hiroshi Miyauchi, como já disse acima não só atuava como ator, mas também era dublê, e o que talvez poucos saibam, é que ele já chegou a ter alguns trabalhos como cantor, inclusive cantou a abertura da série Kamen Rider V3 e também a música “Futari No Chiheisen” da série Zubat. Atualmente o ator está com 68 anos de idade e ao lado de Hiroshi Fujioka (o primeiro Kamen Rider) é até hoje considerado um dos atores mais influentes e carismáticos da cena Tokusatsu no Japão.


































HISTÓRIA E PRODUÇÃO



A série começa com uma gangue da organização Dakka atacando uma Jovem chamada Midori Asuka e seu pequeno Osamu. Neste momento, o irmão mais velho de Midori, Goro Asuka aparece para salvá-los, porém é intimidado por um dos chefes da organização. Eis que aparece Ken Hayakawa e apresenta-se tocando uma música no violão, a canção “Nippon ja niban me da” (“Você é o número 2 do Japão”).  Rapidamente ele dá um jeito nos bandidos e salva Goro e seus irmãos. Ken e Goro eram antigos melhores amigos. Ao voltarem para a casa, eles descobrem que o veículo em que eles estavam, estava prestes a ser destruído por uma bomba relógio. Ken e Goro tiram todos do veículo e correm para algum lugar vazio para que ocorra a explosão sem que ninguém fosse atingido. Eles conseguem, porém Goro é gravemente ferido.

Ken o leva ao hospital, no entanto, o pior acontece e o hospital é atacado por Dakka. Em meio a grande confusão, o ainda ferido Goro tenta salvar as pessoas do hospital junto com Ken, porém é cruelmente assassinado na frente de seu melhor amigo. Começa então a trama da série, pois Ken parte para a vingança afim de descobrir quem matou o seu melhor amigo. Ele aproveita para finalizar o projeto que Goro estava desenvolvendo, um poderoso traje que seria usado apenas para exploração espacial. Com ele, Ken ganha força, agilidade e capacidades sobre-humanas. Além do traje, ele também finaliza o super carro voador “ZubatCar”. Com isto ele se torna o herói ágil Zubat e também “herói errante” como ele mesmo se auto denomina.


Ken guarda o traje dentro de um compartimento secreto dentro do seu próprio violão. A principal arma de Zubat é um chicote no qual ele também pode recolher para usá-lo como punhal. Apesar de poderoso o traje de combate tem um ponto fraco e ao usá-lo Ken também arrisca sua vida, já que o mesmo só pode ser usado no limite de 5 minutos e isso é contado a partir de um cronômetro que começa a rodar assim que a máscara de Zubat é fechada.  A cada episódio um novo criminoso de Dakka aparece e sempre antes de eliminá-lo, Ken pergunta se foi ele o assassino de seu amigo Asuka. Todas as vezes ele desaparece antes da chegada da polícia, e sobre o criminoso deixa um cartão de visita com o “Z” e nele escrito os crimes que ele cometeu.

Uma característica única de Ken, é que em todos os episódios, os seus inimigos acreditam serem os melhores em algo (exemplo, arremesso de facas, pontaria de revólver e até lança flecha) porém Mr. Hayakawa sempre prova que pode fazer melhor que seu inimigo e que o mesmo é apenas o segundo melhor do Japão. A série possuí uma carga dramática, mas também tem certos momentos de muito humor. A cada episódio, o detetive Ken se envolve em situações bem diferentes o que não faz com que a série se torne cansativa.

Será que Zubat conseguirá encontrar o criminoso de seu melhor amigo e assim realizar a sua vingança? Deixarei para que vocês mesmos descubram assistindo a série, e já adianto que os momentos finais reservam ótimas surpresas!

 Apesar de ter enfrentado um baixo orçamento, assim como muitas séries da Toei enfrentou na década de 70, Zubat é uma série que conquista pelo enredo bem desenvolvido, drama e o carisma do ator Hiroshi Miyauchi. Ao longo da série, podemos ver diversos atores conhecidos como por exemplo: Ban Daisuke ( Jiro/Kikaider) que aparece no episódio 28, Shunsuke Ikeda ( Ichiro/ Kikaider 01 e Takeshi Minami / O Regresso de Ultraman). No episódio 12 temos também a participação de Nakata Hirohisa (Imperador zero/ Kamen Rider Amazon), entre outros atores famosos. A trilha sonora da série é composta por Kyo Keisuke e as músicas de abertura e encerramento foram interpretadas pelo grandioso Mr. Anison Ichiro Mizuki! Novamente fez um excelente trabalho cantando Jigoku no Zubat (Abertura) e a inspiradora “Otoko Wa Hitori Michi Wo Yuku” que foi usada como encerramento da série. Toda a série foi remasterizada e atualmente foi lançada completa em DVD Box no Japão e já pode ser adquirida no site do Ebay (por aquele precinho nada amigável). Abaixo você confere a abertura da série:



CURIOSIDADES

No episódio 10 da série, temos a participação mais que especial do próprio Shotaro Ishinomori. Nos anos 70 e 80, o mangaka já fez outras participações em séries de sua criação a exemplo de Kamen rider Black onde aparece no primeiro filme da série.


A origem da palavra "Zubat" é bem simples. Na verdade "Zubatto" como e pronúnciado em Japonês não e nada mas que o som emitido pelo chicote do herói. 


Posteriormente, o traje de Zubat serviria de base para a criação do herói Viewtiful Joe. O personagem da Capcom é muito popular nos video-games e também já ganhou uma animação exibida aqui no Brasil.


Em 2011, o herói fez uma participção especial no filme "OOO, Den-o: All Riders Let's Go Kamen Riders" junto de outros heróis de Shotaro Ishinomori como: Kikaider, Kikaider 01 e Inazuman. O filme foi feito em comemoração aos 40 anos da franquia Kamen Rider no Japão. 


Ficha técnica:

Título Original : 快傑ズバット Kaiketsu Zubatto - Magnício Zubat
Criação: Shotaro Ishinomori 
Produção: Toei Company 
N°de Episódios: 32 
Exibição Original: TV Tokyo ( 02/02 de Fevereiro a 28/09 de 1977)
Produtores: Hakuo Kondô e Kojin Ono
Direção: Hideo Tanaka
Compositor: Keisuke Kyô
Elenco: Hiroshi Miyauchi (Ken Hayakawa)
Nobuko Ōshiro (Midori Asuka)
Osamu Terada (Nobuyuki Nakano)
Narração: Shin Aomori


Por enquanto é isso pessoal! Espero que tenham gostado desta matéria especial sobre Zubat. Deixe um comentário para nós dizendo o que achou desta matéria. Curta nossa Fan Page e não deixe de acompanhar as próximas matérias especiais! Um grande abraço a Todos!

Blog Toku Force - Valorizando o novo e os clássicos da década mais divertida de todos os tempos!

Share:

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Papo de Tokufã Especial: César Filho

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês?
Dando continuidade as nossas sessões papo de Tokufã especiais, desta vez eu e meu Brother Admilton entrevistamos um grande parceiro do Blog. Um cara que conheço a pouco tempo, mas que desde muito antes já vem fazendo um grande e excelente trabalho na Tokunet com suas resenhas, críticas e informações no mundo do entrenimento Japonês. Abordando não só Tokusatsu, mas também Animês e outros assuntos que fazem parte deste grande universo. Além de ser um dos palestrantes do grupo Henshin Gattai, ele também é dono do Blog referência ao Robô Gigante de Batalha de Jaspion, que todos nós conhecemos muito bem. Sim, estou falando de César Filho do Blog Daileon! Neste papo, vamos saber um pouco sobre sua vida como Tokufã e também abordar alguns assuntos um pouco polêmicos. Vamos então conferir o que o nosso amigo Tokufã tem a dizer sobre sobre o universo Tokusatsu? 



TOKUFORCE: Olá César Filho, é um prazer enorme ter você aqui para mais um Papo de Tokufã. Primeiro, vamos a pergunta clássica. Como você define o Tokufã César Filho?

CÉSAR: Olá, galera do Blog TokuForce. O prazer é todo meu por participar dessa entrevista com vocês e bater um papo legal sobre tokusatsu. Agradeço desde já aos amigos Admilton e Venâncio pelo convite. 
Como tokufã, eu me definiria como um cara que procura conhecer novos e antigos tokusatsus, rever séries já dissecadas pelo tempo,  e levar no bom humor. No geral, eu gosto de analisar pontos em destaque nos roteiros e procurar me aprofundar e destrinchar os conceitos inseridos. Meu gênero favorito são os Metal Heroes e tenho um carinho especial pelas séries Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban e Janperson. Não escondo que curto também um certo tokusatsu americano inspirado na franquia chamada VR Troopers. Sim, devo ter problemas. [risos] Assim, falando sério, brinco um pouco com as adaptações americanas pra comparar as diferenças das versões japonesas e  gringas. E por mais que a saga de Ryan Steele seja um tanto desastrosa, assisto  também pra rir de algumas coisas que rolavam por lá. É uma série que não dá pra ser levada ao extremismo e aquilo acabou se tornando uma comédia invonluntária, se a gente for ver. É assistível sim e não chega a “detonar” de vez Metalder, Speilvan e Shaider. 
Também estou me aprofundando nas Ultra Series. Já tinha assistido alguns episódios do Ultraman, Ultra Seven, O Regresso de Ultraman e principalmente Ultraman Tiga. Desde 2011 eu coleciono os DVDs dos filmes de Ultraman. Mas desde o começo do ano é que a paixão e admiriração pela franquia me despertou com as séries Ultraman Max e Ultraman Mebius. No mais, nasci na época da saudossísima Rede Manchete e não gosto de ficar parado no tempo.  Curto explorar e buscar antigas e novas produções, sempre que posso no meu tempo livre e a minha sede só aumenta.

TOKUFORCE: Fazendo um balanço, como você analisaria a atuação do Blog Daileon na Tokunet levando em consideração os acessos e a interatividade com os seus leitores?



CÉSAR: O Blog DAILEON teve um humilde começo. Há algum tempo atrás eu tinha uma imensa vontade de iniciar um blog, mas não sabia por onde começar. Daí num certo dia eu meio que “chutei o balde” e resolvi tentar pra ver no que ia dar. O blog nasceu em agosto de 2013 e começou falando sobre cultura pop oriental e ocidental. Tipo, meu mundo. [risos] Com o tempo, descobri que assuntos como anime e tokusatsu eram o carro-chefe. Até porque o nome é uma referência ao nosso querido robô gigante do Jaspion. Posso dizer que o blog se tornou uma coluna de opinião sobre esses tipos de produções e procuro abordá-los de maneira solta. Acredito que formar opinião é importante para discutir de forma pacífica e interativa com os leitores. Aqui acolá surgem resenhas sobre nostalgia, que é uma coisa que a galera curte bastante também. Eu me divirto em relembrar algum programa que deu certo ou não no passado.


TOKUFORCE: Na entrevista que você deu ao Tatisatsu, você mencionou o seriado Kamen Rider W como uma das suas preferências até então. Quais os pontos fortes e fracos desse Seriado na sua opinião e por que?


CÉSAR:  Wow! O W (Double) continua sendo o meu favorito dos Neo Heisei Riders. Aliás, ele é o primeiro da atual geração. (A primeira dos Heisei foi de Kuuga a Decade) Eu acho que a série tem mais pontos fortes do que fracos. Começou com uma temática interessante, trazendo temas como Hard Boiled e a inovação de ter dois alter-egos para um mesmo Kamen Rider. Os personagens são bastante carismáticos e você sente saudades quando a série termina. Até dos vilões. O que eu gosto mais é que Kamen Rider W era carregado de detalhes que você tinha que prestar bastante atenção, mesmo em arcos isolados que não acresentavam tanto na mitologia do seriado. Em tudo havia uma conexão em volta. Sem dúvida alguma, um grande trabalho do Riku Sanjô. Lembro com saudades  o tempo em que era exibido na TV Asahi. Costumava assistir primeiro em tempo real, através do programa Key Hole TV (do governo japonês) e depois eu buscava a RAW e legenda pra assistir de novo e com uma qualidade melhor.



TOKUFORCE: Você também vivenciou a "Era de ouro "da extinta TV Manchete e atualmente alguns tokuclássicos estavam sendo exibidos em salas de cinema, pelo visto não rendeu o resultado esperado pelos empresários muito por conta da falta de divulgação do evento na TV por exemplo. Qual a sua opinião sobre esse assunto?

CÉSAR: Até onde eu saiba, tá fazendo um sucesso mediano lá fora, mas não chega a ser um grande boom. Eu entendo que a Sato Company e a PlayArte querem fazer um agrado aos fãs e divulgar o tokusatsu. Só que o marketing de qualquer produto que seja deve ser agressivo e ousado. Os japoneses são ótimos exemplos a nos espelharmos. Lá, quando são lançados filmes (independente de serem ou não do país), são lançados todo tipo de brindes que imaginar. São os famosos goods. Não que no caso dos clássicos no cinema não esteja tendo, mas poderia investir pesado nas divulgações por onde passar. 
Por mais que seja bacana ver Jaspion, Changeman e cia nas telonas, sempre vai ter um ou outro que não vai por dizer “tenho essa série em casa”. Mas quem é fã do negócio faz o possível pra ajudar o próprio tokusatsu. As distribuidoras estão fazendo a parte delas e o público deve ser consciente em dar o devido retorno. Acredito que as empresas locais deveriam continuar apostando em títulos inéditos e procurar inovar e renovar sempre.

TOKUFORCE: Você é um dos membros e palestrante do grupo Henshin Gattai, equipe que vem colhendo muitos resultados positivos na Tokunet e fora dela. Uma das palestras que chamou a atenção foi a relacionada a Super Sentai vs Power Rangers. Conte nos um pouco sobre as defesas de cada franquia durante essa palestra.


CÉSAR: Ah, foi uma das coisas mais bacanas que fizemos juntos. A ideia inicial era fazer uma “disputa” pra ver qual era o melhor. Depois de algumas discussões pra definir a palestra, decidimos que deveríamos apenas mostrar e explicar as diferenças entre as versões japonesa e americana. Eu e meu amigo Júlio Cavalcante defendemos o lado “Ranger “da coisa. Já meus amigos Diego Pontes e Carlos Henrique defenderam os Esquadrões da terra do sol nascente. A palestra foi tão espontânea de um jeito que tivemos que voltar com a ideia da disputa. Tudo na hora. Foi uma brincadeira que divertiu não só o público como a nós também.  Júlio e eu defendemos a importância dos Power Rangers no ocidente e como ela ajuda os Super Sentais. Diego e Henrique questionaram diferenças e ressaltaram pontos que só as produções japonesas tem. No mais, foi mais pra debater as diferenças culturais de uma maneira que deveria ser na assim na prática. Todos rindo, brincando e mantendo seus pensamentos sem querer impor aquela individual e ditadora “verdade absoluta”. Aquela palestra foi marcante pra mim, mesmo tendo perdido a causa no juri. [risos]

TOKUFORCE: Você também é um Ultra Fã e nos últimos meses assistiu o filme do Ultraman Tiga a Odisséia final. Qual a sua opinião sobre esse filme?



CÉSAR: Um dos melhores da Família Ultra. Sou suspeito pra falar desse filme, até porque gosto muito do Tiga, desde a sua primeira exibição na Record. É excelente e explorou mais a relação do casal Daigo e Rena, que estavam prestes a se casarem. Fechou com chave de ouro a saga do Guerreiro da Luz. Uma pena que não pudemos vê-lo no cinema, no ano 2000, como a Mundial Filmes pretendia. Aliás, a Odisséia Final seria encaixada na cronologia, já que Ultraman Dyna tinha 50% do caminho andado pra passar no Brasil.

TOKUFORCE: Cite 3 Séries anos 80 e 3 séries anos 2000 que você recomendaria a algum fã que só agora descobriu os nossos grandes heróis japas.


CÉSAR: Anos 80 eu recomendaria alguns Metal Heroes como Spielvan, Metalder e Jiraiya. Dos anos 2000, Kamen Rider Kuuga, Ultraman Mebius e Shinkenger.

TOKUFORCE: Outras matérias que tive a oportunidade de ler no Blog Daileon foram as matérias relacionadas a vinda do ator Tetsuo Kurata no Brasil. Essas matérias geraram um grande impacto nas redes sociais pelas críticas apresentadas, até mesmo pelo título de uma delas. Muitas informações sobre o assunto foram verídicas e outras não como no caso do ator ter tratado mal alguns fãs.  Como foi para você ver toda essa repercussão nessa questão?

CÉSAR: Chegou a hora da expiação dos pecados. Tam, tam, dam, dam!!! (risos) Falando sério, vamos por partes pro povo entender o que realmente aconteceu. 
Confesso que não fui para o evento, mas alguns contatos meus estiveram presentes e conferiram de perto. O primeiro post que escrevi teve uma expressão aparentemente “pesada”. Acabou pegando desavisados. Quem me acompanha no blog há mais tempo sabe que às vezes refiro a Toei como a “toda-poderosa”. Na metáfora era algo como um servo (no caso, o Kurata) que teria que se prostar ao seu senhor (a Toei) pra voltar a ativa. Tudo era uma questão de interpretação de texto. Eu poderia ter usado outro termo como “ajoelhado”, “prostrado” ou “implorado” que ainda teria peso de susto pra muita gente que julga antes de ler e entender. Acabei usando o termo “ humilhar”. Não no sentido depreciativo, mas num contexto “religioso”. Então, quem realmente leu o texto viu que eu expliquei meu ponto de vista e que não falei mal do Kurata de forma alguma. 

Mas a gente sabe que infelizmente, principalmente nas redes sociais, existem aqueles que só lêem o que lhes convém como títulos isolados ou lêem os textos por partes. Por consequencia acabaram perdendo o fio da meada e o raciocínio da questão. Tanto é que por alguns não prestarem atenção, teve gente que pensou que chamei o Kurata de trapaceiro, quando na realidade me referia ao jornalista que ficou sabendo da conversa do ator com a viúva do Ishinomori e espalhou nota na mídia local. Disse lá que foi algo que deu certo, pois do contrário a Toei continuaria de mão fechada e com sua clássica “visão-de-boi”. No mais, defendi o Kurata nesse ponto e isso abriu portas pra volta de outros atores de Rider. Nada demais e até o elogiei nesse ponto. 

Escrevi um segundo post e lá comentei o que já estava na boca do povo vários dias antes: a interação limitada do ator para com os fãs no meet and greet do Anime Friends. Ressaltei que ele não foi indelicado, veja bem, mas sei que faltou um pouco de atenção com o público que o esperou por mais de 20 anos. Isso fica ruim até pra própria imagem do ator, concorda? Gosto muito dele e sempre vou admirar seu trabalho em Black e Black RX, mas ficaria triste se ele fosse estranho comigo. Sairia frustrado do evento. Se é assim no Japão, a coisa não tem que ser igual no Brasil. Não é verdade? Não justifica se é a primeira vinda dele ao país ou se os japoneses são fechados. Eu, por exemplo, conheci alguns cantores japoneses no Sana e eles foram super atenciosos comigo. Só guardo boas recordações deles pra contar. 


Kurata poderia poderia ter tirado um pouco mais de esforço como o Hiroshi Warari (Sharivan/Boomerman/Spielvan) e Takumi Tsutsui (Jiraiya) tiveram nas vezes que passaram aqui no Brasil. Aliás, deles a gente não tem o que reclamar. Então, vendo a confusão esperada, ou mais que esperada por ser sobre o Tetsuo Kurata, fiz um terceiro e último post sobre o caso. Alguns até pensaram que era uma notícia sobre mim mesmo, mas na verdade era meu direito de resposta pra explicar a situação, assim como estou partilhando aqui de boa com vocês. Ainda assim, com tudo esclarecido no texto, as mesmas pessoas que leram apenas o título ou fizeram uma vista parcial antes, continuaram com o mesmo erro. Crítica ao desconhecido. Daí fui chamado de burro, de jornalista fofoqueiro, de mentiroso e coisas do tipo. Sendo que esqueceram de ler antes de me condenar e averiguar a veracidade dos fatos. Reações do tipo são “comuns” na internet por alguns não saberem o que é crítica. 

Hoje em dia é proibido alguém opinar sobre um fato na internet (mesmo não estando presente num determindado evento) que já se torna alvo de acusação e censura. Foi meio o que aconteceu pro meu lado. 
Tudo no “campo das ideias” e sem pesquisas por parte de alguns que não conhecem meu trabalho no blog. Pra ser sincero, não guardo rancor da situação, até porque não falei mal do Kurata e estou com a consciência acima do tranquilo. Muito menos fico preocupado com boatos que podem ter falado de mim por aí, pois esse tipo de coisa só dura 75 dias. Não tenho que me arrepender e pagar por uma má interpretação em massa. E não fui o único na tokunet a comentar sobre a visita do ator ao Brasil. Eu poderia ser leigo no assunto e achar mesmo um absurdo se soubesse de um um ator que fez várias exigências e que limitou a interação com o público. Estaria errado em opinar? Estou errado em apurar os depoimentos e fontes? Com certeza não.  

Quanto mais as pessoas que passaram por alguma frustração de perto lá no AF e desabafaram. Algumas pessoas confundem falar de um artista com fuxicar ou inventar alguma nota sobre o mesmo pra ganhar audiência. Garanto que não é o meu caso e o histórico do meu blog está aí de prova. E se alguém disse que o Kurata foi grosseiro com o público, não saiu de minha parte. Bom, caso superadíssimo e a página foi virada desde que dei fim no assunto. Agora, curioso é que poucos foram os que aplaudiram a atitude do cantor Joe Inoue, que veio pra cá em Fortaleza, participou do Sana e ainda brincou com os fãs. Não sou fã dele, mas admito que ele quebrou um tabú em julho passado. Exemplo a ser seguido.
 

TOKUFORCE: Como você já tem falado muito e até mesmo “alertado” alguns fãs em suas matérias no Blog, vemos que hoje em dia muitos fãs ainda não se adaptaram ao Streaming, e a maioria ainda nem ao menos conhecem o Crunchyroll, ou sabem que lá tem disponíveis 5 séries Ultras para serem assistidas de graça. Na sua opinião o que mais atrapalha para que este mercado cresça no Brasil: A falta de divulgação destes serviços, ou o saudosismo e a falta de interesse em alguns fãs?


CÉSAR: Sim, esses problemas contam e outros também. No caso da Crunchyroll, eu acompanho (como assinante) e passei a pesquisar o trabalho do serviço há mais de um ano e ele faz sua parte pra trazer novas séries de anime, J-drama e até tokusatsu. Pra se ter uma ideia, o serviço é bem amigável e transparente quanto ao licenciamento de séries, que geralmente são distribuidas pelos próprios estúdios das mesmas. 
No caso das Ultra Series, a Tsuburaya é quem leva Ultraman Max, Ultraman Mebius, Ultraman Leo, Ultraman 80 (Eighty) e Ultraman X para o catálogo brasileiro e de alguns outros países. Como a Crunchy é voltada especificamente para nichos, ela não tem o mesmo domínio como a Netflix. E isso é normal, pois atende a públicos destinados. Há o saudosimo de alguns fãs em ainda esperar a ilusão de algum tokusatsu passar na TV, mas isso não deve acontecer tão cedo por motivos óbvios. 

O streaming é mais rápido, ainda mais quando há a transmissão simultânea. Venhamos e convenhamos, que canal de TV fora do Japão passaria o episódio da semana de Ultraman X, por exemplo, uma hora depois da exibição original, né? Impossível. Parte dos fãs de tokusatsu no Brasil andam atrasados e acabam desacreditando no potencial tecnológico que vivemos em pleno 2015. Tem também a pirataria que contribui para a falta de interesse dessa parcela, pois ela gera um terrível paradoxo de escolha que ofusca e rouba pontos de audiência que poderiam ser acrescentadas para a Crunchyroll e consequentemente despertar interesse para a Tsuburaya lançar novas séries. Quem sabe a Toei vendo o sucesso da concorrente fora da ilha até poderia distribuir alguma ou outra série de Rider ou Sentai para o catálogo. Mas fico feliz que há fãs conscientes que apoiam e que entenderam a minha crítica. Pude comprovar isso nas redes sociais. Esse é o caminho correto em tempos onde os streamings estão em alta e salvando o tokusatsu no Brasil, por mais que alguns não acreditem ou tentem relativizar o fato de alguma forma ou de outra. 

Não tenho nenhum vínculo comercial com a Crunchyroll, mas desde que passei a aderir, vi como isso ajudou a flexibilizar meu tempo e vi que ganho mais dando força à industria das séries japonesas. Tem o acesso gratuito que é limitado. Mas particularmente eu digo que vale a pena assinar pelo custo e benefício. O preço é justo e irrisório. Porque não divulgar e incentivar? Deixando de lado os valores financeiros, Ultraman é a única franquia que está segurando o tokusatsu no Brasil, incluindo também os filmes da franquia na Netflix. Se a gente for calcular a nossa história de tokusatsu, estamos numa fase transitória que sucede a era dos tokusatsus na TV aberta e que precede um possível boom com a chegada de Garo e a volta de Jaspion e cia. Ah, foi anunciada recentemente a aquisição do Ultraseven X na Netflix. Só depende da gente deixar esse relativismo besta de lado e dar retorno pra que novos títulos venham ao Brasil e façam bonito. 

O que falta ainda, de essencial, é o primeiro passo dos próprios fãs se unirem e criar iniciativas de parcerias e campanhas.  Nós fãs, que tanto defendemos o tokusatsu, temos que ter o interesse de divulgar essa causa , pois elas estão voltando através da TV na internet e os serviços de streming tem que sentir que tokusatsu tem público. Isso reforçaria bastante. Há de se tirar o exemplo do anime Os Cavaleiros do Zodíaco – Alma de Ouro que teve exibição simultânea mundial e um bom incentivo de conscientização entre os fãs da série. Que tal fazermos o mesmo pelo tokusatsu? Acho que não custa nada tentar.

TOKUFORCE: Fora o universo Tokusatsu, o que mais você assiste e acompanha entre séries e filmes?


CÉSAR: Eu gosto de assistir animes e assim como tokusatsu curto tanto antigos quanto novos/recentes. Também assisto séries e filmes americanos. Confesso que sou fã de carteirinha do meu “xodó” 24 Horas e da franquia De Volta para o Futuro.

TOKUFORCE: Você já assistiu Kamen Rider Ghost? Quais foram as suas primeiras impressões sobre a série?



CÉSAR: Assisti. Ainda não dá pra dizer se vai vingar, mas gostei do que vi. Inicialmente, curti mais as referência do que a trama em si. Vamos aguardar pra conferir como irá se sair.

TOKUFORCE: Para finalizar, deixe uma mensagem para o Blog Toku Force e para os nossos leitores.

CÉSAR: Bom, pessoal. Desejo sucesso aos meus parceiros do TokuForce e tô aqui pra continuar colaborando e trazendo novidade e conteúdo. Continuem curtindo tokusatsu, independente de época, geração, efeitos especiais, nacionalidade, mídia e o que vier pela frente. Vamos mostrar que tokusatsu tem potencial. Vamos acreditar assim como nossos heróis nos ensinam. Fica o convite pra vocês acompanharem o Blog DAILEON. Todo dia eu tô lá falando sobre animes, tokusatsu e o que mais esse vento da cultura pop me levar. Convido vocês também a acompanharem o Grupo Henshin Gattai no Facebook e também nas nossas palestras nos eventos. Estamos aí pra trocar ideia, acolher o público e fazer novos amigos. Um grande abraço a todos e fiquem na paz de Jesus Cristo.


E este foi mas um Papo de Toku fã especial. Deixe seus comentários para o nosso entrevistador e para nós do Blog, dizendo o que achou desta entrevista! Curta nossa Fan Page, nosso Grupo e não deixe de acompanhar nossas matérias e entrevistas mensais aqui no Blog. Muítissimo Obrigado ao César e a todos os que nos acompanham. Ate mais e um forte abraço á todos!
Share:

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Papo de Tokufã Especial: Emerson Lemes

Fala galerinha Tokufanática!
Estamos de novo aqui para dar continuidade ao aniversário do Tokuforce.
Como foi dito na última sessão, esse mês é comemorativo, e somente com entrevistas especiais. A primeira foi com o nosso redator do Tokuforce Venancio Souza que inaugurou a festa do blog e logo depois, a incrível entrevista com o nosso amigo Marcos Lima hoje o papo será com o grande Emerson Lemes membro do canal do youtube nerdices 33. Lemes foi um dos primeiros amigos que fiz nessa Tokunet e estamos juntos nesse mundo japa á muito tempo, inclusive tive a honra de ser entrevistado por ele no blog do Nerdices 33.
VAMOLÁ KYORYUG.. Digo vamos ao nosso PAPO DE TOKUFÃ de hoje?




TOKUFORCE: Essa pergunta já virou um clássico por aqui mais vamos a ela: Como você define o TOKUFÃ Emerson Lemes?


EMERSON: Bom, em primeiro lugar quero agradecer o convite, realmente é um prazer estar batendo esse papo com você e com os leitores do Tokuforce...
Bom eu sou um cara muito nostálgico, em questão de toku, pode-se dizer que até algum tempo atrás eu era um viúva da manchete (acho esse termo ridículo). Quando os Tokus que eu gostava pararam de passar me vi perdido e morrendo de saudades, mas na epoca não tinha como assistir, ate que pesquisei na net e comprei todos de cara...
Na época do falacido orkut, tinha um carinha que vendia dvds, e quando fui encomendar meus tokus da manchte, olhei lá no canto um sentai chamado Dekaranger... Pensei comigo, vou dar uma olhada e quando chegou, eu fiquei dois dias a fio assistindo. Daí por diante minha mente se abriu pode-se dizer.

TOKUFORCE: Emerson diz ai qual foi o tokusatsu que mais te marcou antes e depois do Jaspion e por quê?




EMERSON: Jaspion e Changeman pra mim foi onde tudo começou e antes deles, nunca tinha visto nada, agora tokus que marcaram minha vida foram: Timeranger, Dekaranger, Jaspion, Jiraya, Changeman e Flashman.. Claro que cada um por um motivo diferente. Vide o nosso vídeo no nerdices "Tokus que marcaram nossas vidas" (Risos).

TOKUFORCE: Muitos dizem que o Tokusatsu vive um grande momento sendo exibido em mídias como Netflix, Crunchyroll e até nos cinemas, chegando até ser comparado com o tempo que foi exibido por aqui na década de 80-90. Qual a sua opinião a respeito?


EMERSON: Eu penso que quanto mais mídias falando de algo, mais aquilo vai ser lembrado e com Toku não vai ser diferente, muitas pessoas não tiveram o prazer de acompanhar a era de ouro de Toku aqui no Brasil, talvez seje um problema o fato de nem todos terem acesso a algumas midias pagas, na decada de 80 e 90, passavam em tv aberta o que era mais fácil...
Mas com a facilidade da internet, como downloads e pessoas honestas que vendem as séries, tudo fica mais fácil, é só correr atrás...






TOKUFORCE: Qual seria a seleção de Sentai, Metal Hero, e Ultraman do Jovem Emerson Lemes na década de 80?



EMERSON: 
Sentai: Changeman, Flashman, Denjiman, Goggle V, Maskman e Liveman.
Metal hero: Jaspion, Jiraya, Gyaban, Sharivan, Jiban e Spielvan.
Ultraman é a franquia q eu menos curto então é muito raro, muito mesmo, eu ver algo!
Essa seleção fica entre a decada de 80 e os que eu não assisti quando passaram na tv, assisti depois. lembrando que só assistia a Manchete, Goggle V por exemplo que não passou por lá, baixei e assisti depois.

TOKUFORCE: Se você fosse um personagem de tokusatsu, qual FRASE você gostaria de ter falado em uma série?

EMERSON: "Dizem que não rezo pela alma do meu inimigo. Não é vedade, rezo para que ela queime no inferno".
Vi essa frase quando era criança e nunca mais saiu da minha cabeça, lembrando q o Toku teria que ser mais  "sangrento" (Risos).

TOKUFORCE: Você freqüenta comunidades de tokusatsu desde que época na internet?



EMERSON: Puxa estípular uma data é dificil, mas desde os tempos do orkut, onde meu nick era "Jaspion 33" era administrador de várias comunidades, como Flashman, Jaspion e outras.
Tinha muito envolvimento com Tokufãs, sempre fazendo projetos, divulgando, dando aquela força pra quem não conhecia passa- se a conhecer!
Depois que o orkut ficou no esquecimento e migrei pro face, parei um pouco e passei só a curtir mesmo.
Voltei a falar de Toku, com o nerdices, onde eu e o Caveira fizemos questão de deixar o quadro toda semana.


TOKUFORCE: Qual seria MELHOR ou PIOR personagem de tokusatsu em sua opinião?



EMERSON: Puxa realmente díficil, pois tenho vários "melhores" cada um por seu motivo.
Mas o nosso querido Toha, talvez seja o que mais me chama atenção, como meu brother Euzébio Ramos fala, ele não contava com um baita arsenal e nem tinha super poderes, ele é como a gente, tinha que trabalhar, cuidar da sua familia etc.
E mesmo assim tinha tempo pra ser herói, esse é um dos motivos que me tornei fã do homem aranha, por mais que possua super poderes, ele tem os mesmos problemas que nós humanos normais temos...
Personagem que não engulo e acho super sem sal, é o Don /Gokai Green , não consigo gostar, por mais que ame gokaiger...


TOKUFORCE: Em terra de Power Ranger Saban é Deus, o que você acha das séries adaptadas de super sentais, Kamen Rider e Metal heroes para o público infantil Norte-Americano?




EMERSON: Puxa vida estava rezando pra não ter que falar sobre isso... (Risos)
Depois de perder o acesso aos meu queridos e amados herois coloridos, um dia vi na rede globo, a chamada pra Power Rangers, resolvi assistir, pois a saudade era tanto, não gostei de cara, mas era o que tinha. Então meio que me obrigava a ver,  na época nem imaginava que era uma cópia de Zyuranger, então não gostava mesmo.
Na verdade, eu vi o primeiro Power Rangers, depois só o Perdidos no espaço... o Perdidos no espaço, até que gostei um pouquinho... Vr troopers, mesmo só conheci a armadura do spielvan e da Diana. Na época não conhecia o Metalder, tanto que tive dificuldades pra assistir o Metalder depois disso... (Risos) fiquei meio que assombrado...
Hoje em dia, continuo não assistindo nada, mas diferente da epoca do orkut, respeito quem gosta, afinal como se diz o ditado "gosto é igual ** cada um tem o seu".


TOKUFORCE: Ainda nesse tema, muitos fãs tanto de Power rangers como de Super Sentais atestam que a Revista Herói foi a publicação ergueu uma muralha entre os mesmos. Foi nela que muitos descobriram a origem dos Power Rangers, hoje podemos ver que em algumas ocasiões os atores de Zyuranger e Power Ranger se encontram com gestos que hoje colocaram abaixo essa muralha tola de rivalidade. Qual a sua visão a esse respeito?




EMERSON: Realmente a grande maioria de Tokufãs, começou a perseguir as obras do Saban, depois que souberam a "origem" de Power Rangers.
No meu caso foi diferente, eu não gostei , dentre os motivos me lembrava muito malhação e eu tinha pavor daquilo... (Risos). Com certeza, eu acho uma discussão tola, cada um gosta e assiste o que quer,  não tem por que ofender as pessoas, em ocasião alguma, respeito é a base de tudo, como falei eu não assisto, não gosto, mas não critico quem curte.
Exemplo disso é o proprio futebol, que enquanto a torcida se mata, os jogadores saem pra festejar juntos.

TOKUFORCE: Além de um grande fã de quadrinhos da dupla Marvel e DC, você certamente já deve ter visto alguma série com um dedo da Marvel, como por exemplo, Sun Vulcan e Spiderman na versão tokusatsu. Qual a sua opinião acerca desse fato?


EMERSON: Opa, sou mais Dc do que Marvel, mas meu herói preferido é da Marvel ( Homem Aranha). Sun vulcan, não assisti ainda, por mais bem que ouvi falar da série, ainda não tive o prazer. Agora o Aranha... Nossa! Eu fiquei louco duas coisa que eu amo, o Aranha e ainda por cima Tokusatsu.
Na época demorei para baixar pois tava dificil achar legendado, mas quando consegui, quase morri de tanto assistir (Risos). Acho esses tipos de parcerias válidas, pois sendo uma adaptação, as produtoras tem "N" situações pra criarem pro personagem , inclusive a origem, que no caso do Supaidaman é bem diferente do nosso querido Peter Parker!
Poderiam explorar mais isso, e no passo que anda Tokusatsu hoje em dia, iria ser de fechar o comércio.





TOKUFORCE: Vamos falar de música agora, como você vê a parte musical dos tokusatsus atualmente?

EMERSON: Pra ser sincero, músicas de Tokusatsu, tanto faz época, sempre tem aquelas que arrepiam, indiferente de ano ou franquia que fazem parte, sempre tem aquelas que se destacam.

TOKUFORCE: Ainda nesse tema, qual seria a sua seleção favorita dos Cinco melhores cantores de tokusatsu?



EMERSON: Como sou um cara nostalgico, não poderia ser diferente!
1-Ai takano
2-Taku kitahara
3-Hironobu Kageyama
4-Akira Kushida
5-Mika chiba, acho que esses são aqueles que só de escutar a voz, já arrepia.

TOKUFORCE: Você também é fã das Kamen Riders Girls?



EMERSON: Não me considero um fã delas, achei a ideia bacana em questão de comemoração, mas ouvi pouca coisa... mas pelo que eu ouvi gostei, afinal Jpop é Jpop.

TOKUFORCE: Como surgiu a idéia de criar o Nerdices 33?



EMERSON: Então tive a ideia assistindo alguns canais que acompanhava na época, ideia de fazer um canal, mas pensei que tipo de canal posso fazer? Quando me veio a ideia de fazer reviews daquilo que eu assisto desde Toku, Animes, Séries, desde o começo já tinha na minha cabeça em chamar meus brothers, que aceitaram na hora a ideia.
Devido a alguns problemas pessoais o Leandro precisou sair por um tempo, mas agora com a volta dele, o Nerdices 33 esta completo e renascido das cinzas..
Como cada um de nós meio que assiste de tudo, fomos montando as ideias e um completando o outro! Só tenho a agradecer pelos meus dois parceiros no Nerdices!!!

TOKUFORCE: Na tokunet quase tudo se renova,a tendência hoje está muito voltada aos excelentes podcasts produzidos por alguma mídia. O nerdices também vai seguir esse ritimo ou tem planos mais ousados?

EMERSON: Bom, eu não nos considero da Tokunet, apesar de falarmos de Toku, já por que não falamos só de Toku, por enquanto nossa ideia é ficar com o canal somente, infelizmente nosso blog precisou ser excluido devido a problemas internos que tivemos com um ex integrante, o blog acabou pagando o pato, como nós 3 trabalhamos e temos nossas vidas pessoais, fica dificil, manter outro tipo de midia fora o canal... Mas o canal esta passando por uma reformulção entre banner a intros de videos.



TOKUFORCE:Quais as mídias relacionadas á tokusatsu no qual você acompanha e qual em especial, você considera ser um Marco Na Tokunet Brasileira a título de informação? 

EMERSON: Em questão de Youtube eu gosto muito do canal do Clockcast, ele faz reviews de episódios, vale a pena ver, achei uma ideia interessante e recomendo, é show!
Em questão de Blog, vocês do Tokuforce, sempre tem matérias que chamam a atenção e mesmo um cara como eu que não curte muito ler, me obrigo, sempre estou dando uma olhada no Blog da Taty e do Tokushare, e mídia boa na Tokunet Brasileira pra mim são vocês, tenho um carinho especial pelo Blog por varios motivos. Entre eles o nosso tempo de amizade, Tokuforce foi um dos primeiros que acompanhei e foi o primeiro parceiro do Nerdices! Isso sem contar a qualidade das materias de vocês, claro!

TOKUFORCE: Qual o significado do TOKUSATSU na sua vida?



EMERSON: Costumo dizer que Tokusatsus junto com a minha Mãe e meu Pai me educaram e ajudaram a formar meu cárater, ali aprendi o valor da amizade , Lealdade e etc... São séries maravilhosas que realmente ajudam e muito a formar o cárater de uma pessoa devido a valores que passam e que infelizmente hoje em dia quase não se ve mais.
Por isso digo as Mães e Pais que conheço, quer que seu filho seja uma pessoa honrada? Apresente Toku a eles, vocês não sabem o bem que farão a sua família e ao mundo...

TOKUFORCE: Deixe seu recado ao Blog Tokuforce.



EMERSON: Primeiramente obrigado por ter me chamado pra bater esse papo, também quero parabenizá-los pelo ótimo trabalho que vocês vem fazendo com muitas matérias interessantes e esses papos com Tokufãs são ótimos, tanto para as pessoas que podem falar um pouco de si, como também pra quem lê, podendo conhecer outros Tokufãs! São pessoas como vocês que não deixam o Tokusatsu morrer...

 E para quem não conhece o Nerdices 33,  deixo o convite pra conhecer nosso trabalho, onde não só falamos de Toku ( apesar de ser o único quadro que tem presença garantida toda semana) e também deixar o convite pra você ou qualquer um dos seus leitores a falar de Toku com a gente...

Grande abraço!!!
Share: