This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.This theme is Bloggerized by Lasantha Bandara - Premiumbloggertemplates.com.

Papo de Tokufã com Antônio" SPIELVAN" Karini Sobrinho

Fala Galerinha Tokufanática!
Gostaria de agradecer a todos os leitores do nosso blog pelos elogios sobre a última edição do Papo de tokufã publicada semana passada. Entrevista que repercutiu bastante nas redes socias e na tokunet como um todo; recebendo até uma nota no lendário site Mundotoku . É manifestações assim que nos motivam a continuar com esse trabalho mostrando que o fã de cultura Japonesa,o fã de tokusatsu pode sim ir muito mais além, disseminando  ainda mais o tokusatsus  no nosso país. Que podemos sim ser uma comunidade unida, apesar das diferenças de geração.
Quem curtiu a entrevista com o amigo Lamartine Albuquerque, com certeza vai adorar o papo de hoje com outro grande tokufã ,o amigo Antonio Karini Sobrinho gerente do blog Spielvan, além da fanpage (que também tem o mesmo nome do blog) e administrador do grupo tokureview nas redes sociais.
Apertem os cintos que o império Water vai pirar nesse momento XD!

" Há tempos me vem está idéia de poder falar um pouco de mim o lado um pouco fora do Spielvan e sim o Antonioks"
TOKUFORCE: Como você começou a abordar o tema tokusatsu na tokunet?

ANTÔNIO: Comecei em 2009 eu conhecia na época o Tokufriends e o Tokuschool que freqüentava diariamente ai conheci o blog Orider e o fórum Tokubrasil neste fórum que levantei da poltrona de telespectador para começar a interagir com este mundo que tanto amava neste meio tempo conheci o Henshin World, o Tatsatsu, o J-Lyrics, Tokushare etc... 
E fui tomando gosto ai criei o blog Spielvan e a comunidade no Face mas faltava algo mais um pouco mais de maturidade e objetividade por isto este período de tempo de 2009 até 2011 para por de vez a mão na massa. Efoi bom pois neste período aprendi bastante coisa e me senti mais preparado para finalmente poder me dedicar a um projeto consistente e que iria mudar um pouco o padrão do que já existia para ser um complemento.

 TOKUFORCE: Em uma das últimas edições do papo de tokufã aqui no blog,conversamos com o amigo Herbert Trindade Bianchi sobre o trabalho de catalogar imagens raras de tokusatsus. E você como consegue encontrar imagens tão fantásticas?

ANTÔNIO:Eu virei muitas noites em servidores Japonês à procura de raridades e continuo sempre e sou um cara que gosta de postar na melhor qualidade possível, pois muitos usuários gostam de imprimir as imagens para usar em camisetas ou adesivos o que torna o dia de todos mais interativo com o mundo Tokusatsu, atualmente na base de dados do Spielvan creio que tenha bem mais de 8000 fotos, me lembrei até da piada mais de 8000 hehehhe, desde art books até imagens únicas que já nem existem mais em seus servidores orientais e se tornaram pontos de referencia para que uma imagem não desapareça com o tempo e que todos possam desfrutar deste momento, pois uma imagem é o registro de um momento que guardamos no fundo de nosso coração.
TOKUFORCE: Pra você quais os cinco melhores tokusatsus que valem a pena serem lembrados?

ANTÔNIO:Foram tantas que escolher alguns é até complicado vou colocar as que mais tenho afeição Jaspion, Spielvan, Kamen Rider Black, Jiraya e Cybercops (e tenho que ressaltar Sukeban Deka que o amigo Goggle Red me indicou e que adoro) e também ( Ultraman que foi indicação do amigo Marcos Lima a que estes dias assisti com minha mãe e meu sobrinho via Netflix na casa da minha mãe).

TOKUFORCE: Dos tokusatsus anos 60-70, qual você mais gosta?

ANTÔNIO: Eu não era muito ligado com os tokus desta época fora Godzilla que sempre fui fã de carteirinha, mas com conversas com o amigo Marcos Lima que me recomendou bastante o Ultraman resolvi dar uma chance para está franquia e foi amor a primeira vista.

TOKUFORCE: E  dos tokusatsus atuais, quais valem a pena conferir? 


ANTÔNIO: Dos novos fora os filmes assisti completo o Gokaiger e gostei muito e dos outros assisti um ou dois ep claro que já não tem tanto cenas forte como se tinha nos toku antigos, mas isto vai ter lógica, muita coisa foram censuradas com o tempo não só nos Toku, mas em filmes também e foram substituídas por efeitos especiais que são o top do momento não sei se uma série como Lion Man Branco iria chocar o publico com cenas fortíssimas sendo lançada nos dias de hoje para o publico que era focada, eu me lembro de ter 9 ou 10 anos e assistindo filmes do Bruce Lee retalhando o pessoal sem cortes e nem por isto mudou minha personalidade nos dias atuais precisa se entender que aquilo é entretenimento não a vida, saber separar as duas coisas, pra não ficar que nem falam dos games todo mundo que comete crime era gamers isto é conversa para boi dormir.

TOKUFORCE: Qual a origem do seu apelido SPIELVAN?


 ANTÔNIO: Está é uma resposta que poucos sabem o nome era para se chamar Sr.Black em homenagem ao Black Kamen Rider, como eu era um visitante assíduo do blog http://orider.blogspot.com.br do amigo Fórum Clock Up e gostava muito do tema que ele abortava com uma opinião sempre fora do básico isto sempre me chamou atenção e como sempre respeito o trabalho dos amigos decidi e que seria Spielvan, pois sempre fui fã do trabalho do Hiroshi Watari e é as duas séries Tokusatsu que mais me identifico.

TOKUFORCE:sSe você fosse um personagem de tokusatsu em uma de suas franquias favoritas,qual você seria?


ANTÔNIO: Sem duvida Spielvan ser acompanhado por duas maravilhosas Ladys não tem coisa melhor hehehehehe.

TOKUFORCE:  Se você pudesse ter uma assistente igual ao JASPION ou SPIELVAN, quem você escolheria para ser sua fiel escudeira?



ANTÔNIO: Naomi, Naomi, Naomi todos meus amigos sabem do meu carinho por Naomi Morinaga acho que alem de linda é uma brilhante atriz.

TOKUFORCE: Fale um pouco de como você iniciou os seus trabalhos á frente dos projetos Tokureview,blog  e fanpage Spielvan?


ANTÔNIO:Eu sempre tive vontade de expressar todo meu carinho pelos Tokusatsus e comecei com um blog que já não existe mais em 2008 spielvan.blogspot.com.br e no mesmo ano tinha criado uma pagina no Facebook Spielvan mas ela ficou parada até 2011 com o termino do blog .

Por alguma bobagens do lado da toda poderosa Google eu decidi encarar a comunidade no Face isto foi em maio de 2011 mais precisamente no dia 14 a principio fui colocando fotos e trocando idéias seria uma coisa passageira mas acabei me envolvendo até ais do que esperava e conheci amigos que até hoje me sinto privilegiado por a troca de conhecimento e amadurecimento no mundo toku que fui aprendendo com o passar dos anos, não tem como citar nomes pois são muitos e observo que toda vez que citamos nomes esquecemos de alguém e acho que cada um foi importante no seu tempo, ai com o passar do tempo muitos me pediram para participar da comunidade como colaborador, ai pensei o que fazer veio a idéia de criar um grupo pensei em TokuReview e vejo que deu certo tive problemas no inicio mas hoje anda a todo vapor boa parte dos usuários são donos de comunidades o que torna a interação muito mais interessante para os novos usuários pois são varias opiniões diversas reunidas num único lugar e serve de complemento para pagina Spielvan e para meu blog atual
spielvandoplanetaclean.blogspot.com.br .

TOKUFORCE: Você curte muitos games principalmente aqueles que tem como tema central o tokusatsu,quais são os seus jogos favoritos e qual você recomendaria aos tokufãs?

ANTÔNIO: Ai uma pergunta bem complicada, pois são muitos jogo desde o Atari e sempre fui gamer mesmo com muita luta, pois gamer no Brasil é artigo caro como Cosplayer e Colecionador Toys, jogos Toku que recomendo principalmente: Uchuu Keiji Tamashii: The Space Sheriff Spirits (PS2), Kamen Rider Clímax Heroes Fourze (Nintendo Wii), Kamen Rider Super Clímax Heroes (Nintendo Wii), Kamen Rider - Seigi no Keifu (PS2), Super Sentai Battle Ranger Cross (Nintendo Wii).

TOKUFORCE: Fale um pouco sobre cada ator e atriz de tokusatsu que você mais admira ou considera seus favoritos?


ANTÔNIO: Ator Hiroshi Watari e Atriz Naomi Morinaga por que eles dois, pois são atores versáteis que se adaptam a diversas séries e não ficam repetindo personagem, eles conseguem dar vida a um novo personagem isto é um fator que poucos artistas têm.
TOKUFORCE: Fora Games, você coleciona outros produtos de tokusatsus?


 ANTÔNIO: Ainda não tive a oportunidade de montar uma coleção física toku, apesar de eu ter cerca de umas 30 séries toku completas no meu HD pra mim é muito mais pratico, mas pretendo ainda ter camiseta e meu companheiro meu netinho Lucas de 4 anos tem um boneco Jiban que ganhou do pai dele e eu tinha um álbum do Black Kamen Rider.

TOKUFORCE: Você teve vontade de adquirir um exemplar da revista Heróis da TV no tempo em que ela foi publicada no Brasil?


ANTÔNIO: Vou ser sincero mano nunca tive acesso à revista Heróis da TV infelizmente.

TOKUFORCE: Você pensa um dia em participar de algum evento ligado a toku?Se sim qual serie este evento? 
ANTÔNIO:  Penso em participar sim mano. Mas espero um que seja um pouco fora do Eixo Rio São Paulo, pois o custo pra mim acaba sendo muito elevado, que sabe aqui em Porto Alegre, só o futuro pode dizer.

TOKUFORCE: Qual a frase que mais te marcou em tokusatsu?


ANTÔNIO:"Dinheiro, Ganância será que é só para isto que o Homem sabe viver, malditos é um absurdo." Lion Man Laranja.

TOKUFORCE: Escolha cinco fotos marcantes de tokusatsu na sua opinião?

1ª Transformação de Cyber Lúcifer e Jupter

2ª Chegada dos Cybercops para ação

3ª A inesquecível Kilza que deu vida nova em Jaspion

4ª  A eterna luta entre os imperadores seculares: Shadow Moon e Senhor Black
5ª Essa eu nem preciso falar nada por si só vocês já podem imaginar.

TOKUFORCE: Deixe sua mensagem para o Tokuforce:

ANTÔNIO: Agradeço o carinho pelo convite e há tempos me vem está idéia de poder falar um pouco de mim o lado um pouco fora do Spielvan e sim o Antonioks e graças a está oportunidade este sonho se tornou possível espero que aproveitem com carinho do Amigo de sempre Tio Spielvan.

 E esse foi o nosso segundo PAPO DE TOKUFÃ no mês de agosto! Aguardem pois setembro, mês de aniversário do TOKUFORCE promete vir com tudo e adianto logo.... surpresas á vista na sessão Papo de Tokufã. 
Abraços galerinha!

Visual Sentai - os 13 primeiros

Saudações galera tokuforce, estava eu feliz e saltitante assistindo ToQger e me veio à mente esse poste, hoje vou falar do visual dos sentais até o final da década de 1980, se prepara que o post é longo...
Observação: Estou falando do visual dos sentais, VISUAL, não da história, não dos atores, então nem adianta vir de mimimi depois...

Começamos por Himitsu Sentai Goranger
A primeira série de Super Sentai da nossa amada Toei, de 1975 até 1977, meio para o finalzinho da década de 70, o que falar do visual, eu queria pegar leve por ele ser o primeiro, mas não consigo. O que é esses capacetes? Do vermelho é medonho, mas até vai, o do azul e do verde é aceitável, da rosa até que vai, agora do amarelo, meu parece um Hamburguer, horrível é pouco.

Em 1977 temos JAKQ, com exceção do capitão arco-íris, digo Big-one, um dos visuais mais bonitos até hoje, com um pouco mais de tecnologia ficaria maravilhoso, destaque o naipe de copas no capacete da rosa.

O próximo é Battle Fever J, sem dúvidas perde de lavada para o visual do JAKQ, coisa ridícula é essa peruca no capacete da rosa, medonho para dizer o mínimo, e esse colã alá dançarinas do faustão. Uma das roupas mais feias da história.

Denjiman, Denjiman, Denjiman, Denjiman. Eu amo o figurino do Denjiman, é lindo, fofo, tudo de bom, adoro os capacetes e acho o lencinho no pescoço um charme. Destaque para a roupa do amarelo, que na minha opinião é uma das mais bonitas.

Sun Vulcan tem um visual bem próximo a seu antecessor, mas tem seus próprios destaques, que são os capacetes, eu amo o capacete do azul, é fofo e medonho ao mesmo tempo.

Goggle V é diferente de seus antecessores, não tem uma roupa horrorosa nem muito... é meio sem sal, sem graça, normal, tudo certo, bonitinho, mas a falta de detalhes me irrita.

Dynaman ressuscita a calça branca, eu odeio, e assim como Goggle V, peca pela simplicidade, sua roupa chega a parecer pobre, se você olhar direito parece que eles estão de calça branca e camiseta e uma luva de lavar louça.

Bioman continua com a pobreza, digo simplicidade, seu uniforme é simples, sem grandes defeitos, só essa faixa branca na calça que era desnecessária. Além desses capacetes, que são muito estranhos.

Changeman tenta ser um pouco menos simples, e ousa nas cores, ousa no uniforme e no capacete, bem o problema é que ousou demais, os capacetes até passa, apesar dos símbolos parecerem aqueles carimbos de criança, mas não dá para perdoa essa regatinha, bem não bem uma regatinha, mas parece uma regata e mal cortada por sinal.


O próximo é o queridíssimo Flashman, meu primeiro sentai assistido, que consegue ter um uniforme pior que o Changeman , e olha que não estou falando daquela faixa de papel do red, é só eu que acho que o capacete deles faz eles parecerem formigas? Sem falar na roupagem dos vilões, mas isso é pra outro post.

Eu amo Maskman, acho muito fofo as roupas deles, até a cuequinha da transformação, os vestidinhos das meninas são lindos, as botas com a lista, os capacetes femininos com brinco, o símbolo no peito, ahhh apaixonante.

Logo depois da perfeição de Maskman, temos Liveman. Alguém me salva, quem teve a ideia de ressuscitar a calça branca? Coisa mais cafona, horrível, e as luvas coloridas de lavar louça? O capacete é bonitinho, mas o resto, eles parecem grupo de voluntários enfermeiros, aja branco...

O próximo e último da década é a fofura do Turboranger, esses capacetes de carrinhos são uma graça, não? E essa pista no peito, adorei muito.

É isso, esse é o resumo dos uniformes dos 13 primeiros sentais da história da nossa mada TOEI.

Papo de Tokufã com Lamartine Albuquerque

"TOKUFÃ somos todos nós, amantes, apaixonados pelo gênero tokusatsu. "

Fala galerinha Tokufanática!
Falta menos de um mês para o nosso segundo ano de aniversário e o tokuforce dentro da sessão Papo de Tokufã, trará entrevistas imperdíveis com grandes fãs que atuam pela nossa tokunet.
Hoje, o blog tem o orgulho de entrevistar um dos pioneiros,dono de um dos maiores e melhores sites de tokusatsus no Brasil. Falo de nada mais nada menos do que o amigo Lamartine Albuquerque do lendário site MUNDOTOKU.

Lamartine é um grande amigo,super gentil e seu site é um dos nossos parceiros no pouco tempo de vida que o nosso blog tem. Desde já agradeço ao nosso entrevistado de hoje pela satisfação em honrar-nos com essa grande entrevista. Vamos ao Papo de Tokufã de hoje? HEEENSHIN!
Tokuforce: Como você define o Tokufã Lamartine Albuquerque?

Lamartine: TOKUFÃ somos todos nós, amantes, apaixonados pelo gênero tokusatsu. Apaixonados por uma época marcante, que não volta mais, mas que estará sempre gravada em nossa memória. Apaixonados por heróis que não tinham tanta tecnologia para combater o mal, como os heróis atuais, mas, que para a época, o que dispunham era o suficiente para emocionar. Lembro-me que quando via a Power Bazooka dos Changeman e a Cosmic Vulcan (Roling Vulcan) dos Flashman, eu ficava louco, queria ter uma arma igual. Eu me via naqueles heróis em cada momento da série. As armas dos heróis atuais estão melhores, mas acredito que todos os tokufãs que viveram a época dos Changeman, nunca trocarão uma Power Bazooka por um Dual Crasher dos Boukenger, por exemplo. A paixão pela primeira aventura será sempre maior.
 
Crédito: Planet Satsus
Tokuforce: Como você vê os tokufãs de 30 anos atrás com os tokufãs da nova Geração?

  Lamartine:Comparados aos tokufãs da nova geração, acho que nós de 30 anos atrás temos emoções a mais para contar, recontar e reviver. Acompanhamos uma época de ouro dos Tokusatsus, principalmente porque eram exibidos no Brasil. Atualmente os novos fãs assistem aos heróis antigos através de DVDs, o que não é a mesma coisa. A TV Manchete emocionou. Não tínhamos acesso rápido e fácil aos VHS's dos heróis naquela época e, mesmo quando tínhamos acesso, eles continham apenas dois ou três episódios, diferentemente dos atuais tempos em que vivemos. Compramos DVDs com mais facilidade atualmente. Temos acesso rápido e fácil aos episódios dos antigos e novos heróis. Lembro que sempre tive vontade de rever os Changeman e só tive essa oportunidade em 2006, quando descobri na internet os DVDs dos heróis. Rapidamente comprei-os. A agência dos Correios demorou na entrega. Fiquei louco, apreensivo, ansioso, quase roendo as unhas, impaciente com a demora, rsrsrs... Era Quinta-feira da Semana Santa e a agência não abriria na sexta. Tive que esperar três dias e só consegui os DVDs na segunda. Não esperei o carteiro entregar. Fui pessoalmente pegar os DVDs nos Correios. Tudo para rever cada momento da série. Mas assisti-los novamente foi emocionante.

Tokuforce: O que você mais sente falta nos tokusatsus atuais comparado com os antigos?

Lamartine: Faltam mais atores no núcleo dos vilões. É interessante ver vilões na forma humana, assim como aconteceu no Império do Rei Bazoo (Changeman), no Império Mees (Flashman), no Império Subterrâneo Tube (Maskman), no Império Gorgom (Kamen Rider Black), no Império Crisis (Kamen Rider Black RX), a Tropa de MacGaren (Jaspion), o Império Water (Spielvan), a Família de Feiticeiros (Jiraiya) e tantos outros tokusatsus que tinham vilões extraordinários, e com atores interpretando-os. Atualmente muitos Super Sentai e Kamen Rider têm apresentado vilões na forma de monstros. Assisti a Kamen Rider Kabuto e fiquei entusiasmado com a trama, mas acho que ficou faltando aquele vilão que desejava a todo custo eliminar o herói. A série tinha apenas Worms copiando a forma humana para eliminá-los ou tentar conviver na Terra com a mesma aparência. Apenas dois vilões na forma humana apareceram, mas sumiram rapidamente. Diferente de Kamen Rider Black que tinha os três sacerdotes de Gorgom que reinaram até a reta final da trama. Faltam batalhas épicas nas novas séries. Os antigos se destacaram nisso. Algumas delas são as batalhas finais entre o Change Dragon e o Buba, seguido do Esquadrão Relâmpago com Ahames, Giluke e o Rei Bazoo; e Kamen Rider Black com os Sacerdotes de Gorgom e Shadow Moon. Cenas que ainda me deixam empolgado.
As antigas séries têm esse diferencial. Mas não tiro o brilho das atuais.

Tokuforce: Você costuma colecionar algum produto relacionado á tokusatsu? 

 Lamartine:Adoro tokusatsus. Sempre tive vontade de colecioná-los. Nos anos 1980 e 1990 eu não tinha condições para isso. Era tudo muito caro. A partir de 2006, quando comprei a primeira coleção – Changeman – passei a colecionar. Atualmente tenho quase todas as séries antigas, dentre elas: Flashman, Maskman, Jiraiya, Kamen Rider Black e RX, Jiban, Spielvan e parte dos episódios do Jaspion. Também coleciono algumas das novas séries por ter gostado da trama: Timeranger, Boukenger, Gokaiger, Kamen Rider Kabuto e Kamen Rider Decade. Assisto às novas séries pela internet e sempre tento adquiri-las, quando passo a gostar de suas tramas. Acho que boas séries valem a pena termos em casa para assistir sempre.

 Tokuforce: Kamen Riders VS Super Sentais: O que mais tem agradado ou desagradado nessas franquias de maior sucesso atualmente no Japão?
Lamartine: Os encontros entre Riders e Super Sentai são incríveis. Sonhava com isso desde a infância. Parece que os produtores estavam sintonizados comigo e finalmente decidiram fazer encontros entre heróis, rsrsrs... Gostei muito. Fiquei feliz em rever o Tetsuo Kurata em Kamen Rider Decade e no filme All Rider vs Dai Shocker. Todos os Riders juntos foram sensacionais! Desde então, eles sempre reaparecem nos novos filmes. O Kurata reapareceu em Super Hero Taisen GP. Isso foi ótimo. Os filmes dos Super Sentais com encontros entre eles também são ótimos. Gokaiger foi surpreendente! Rever heróis antigos e novos foi muito bom durante a série e nos filmes do Esquadrão Pirata. Ninguém imaginava rever o Kenji Oba interpretando o Gavan novamente. O que desagrada é ver que os antigos heróis não fazem grandes participações. Entendo que reunir um grupo antigo é difícil. Alguns deles não querem participar por algum motivo, mas, aqueles que retornam deveriam ser mais explorados. O Tetsuo Kurata (Kamen Rider Black) foi bem explorado em Kamen Rider Decade, apesar de não falarem profundamente do mundo de Black e de RX. Apenas citaram o Joe Kazumi. Recentemente no Super Hero Taisen GP também fez uma boa aparição. O Mitsuomi Takahashi (Bouken Red) fez um excelente retorno em Gokaiger e também no filme do esquadrão. Os dois foram bem explorados. Mas quem não gostaria de ter visto o Haiate/Change Griphon e o Dan/Green Flash durante o antepenúltimo episódio de Gokaiger? Eles apareceram rapidamente, dentro de uma luz, passaram o poder de Changeman e Flashman a Gokaiger e foram embora. Foi ótimo revê-los, mas pensei que teriam uma participação maior. Afinal, Gokaiger foi uma aclamada série.

Tokuforce: Os filmes do momento que estão quase chegando: Kamen Rider GP e Dekaranger 10 Years After, qual deles tem te deixado mais ancioso pra ver?

Lamartine:Estou mais ansioso pra ver o Super Hero Taisen GP. E o motivo: Tetsuo Kurata. Sou fã dele. É sempre bom rever um ator e herói marcante, junto à nova geração e aos “antigões”. O que está se tornando bom nesses filmes é que quando ficamos sabendo da notícia de que haverá um “crossover”, imagino ver todos os Riders e Super Sentai juntos, rsrsrsrs...

Tokuforce: Kamen Rider Gaim e Kamen Rider Drive,qual é a sua impressão sobre  essas séries e qual serie  você considera mais empolgante?

 Lamartine:Kamen Rider Gaim me surpreendeu no início. O Sano Gaku foi uma boa escolha para o papel. O primeiro episódio foi bem escrito e a batalha na fábrica, onde o personagem se transforma pela primeira vez em Kamen Rider, lembrou-me, por um instante, algumas cenas de Black, que também eram feitas em antigas fábricas ou galpões. O que me incomodou foi às frutas como tema. Ficou meio bobo. Mas a série teve seu brilho e empolgou. Explorou o mundo dos jovens na vida estudantil e os grupinhos de amigos após as aulas para conversarem e falarem sobre coisas deles. O Kamen Rider Drive tem uma ótima história. A transformação impressiona mais que o “henshim” do Kamen Rider Gaim. O Shinnosuke é divertido, simpático e assumiu bem o Kamen Rider Drive. Os dois Riders têm seu brilho específico.

Qual trama de Super Sentai você considera a mais empolgante?

Lamartine:Changeman. Porque foi a primeira e marcou minha infância. Mas considero dois Super Sentai da Era Moderna empolgantes: Boukenger e Gokaiger.

Tokuforce: Up Grades nos sentais e Final Forms nos riders,qual foi a que mais te chamou a atenção?

 Lamartine:Não gosto de Up Grades e Final Forms. Ainda sou do tempo que os heróis devem ter novas armas, sem mexer nos trajes de batalha. Lembro-me que quando o Jiban ressuscitou, passou a ter duas novas armas, mas o traje de batalha do herói não mudou. As armas mudaram o herói e chamaram a atenção do público. Quando acontece Up grades nos Sentai e Final Forms nos Riders, o herói fica estranho. Alguns parecem vilões. Mas posso citar como “legais” o Up Grade de Boukenger, no momento do Dual Crasher; e nos Riders, gostei do Final Form do Kamen Rider Kabuto.

Tokuforce: Se você pudesse formar uma liga da Justiça Toku, quais seriam os integrantes ,incluindo o lider da equipe?

Lamartine:Eu formaria uma Liga da Justiça com diversos heróis: Jaspion, Spielvan, Jiraiya, os Riders Black e Kabuto, Change Dragon, Gokai Red e as belas Lady Diana, Hananin Agnes e Change Phoenix. O líder seria o Goka Red.

 Tokuforce: Mundotoku- o site tem quantos anos de história? Conte-nos um pouco sobre esse grande trabalho da tokunet nacional.

Lamartine:O MUNDOTOKU fará 09 anos no ar em dezembro. Começou com uma brincadeira entre amigos, que queriam saber notícias sobre os antigos heróis japoneses. Sempre gostei de escrever. Eu contava aos primos como aconteciam as batalhas dos heróis da época de infância e eles ouviam atentamente e curiosos. A partir daí resolvi escrever sobre os antigos heróis. A princípio achava o tema bobo. Eu me questionava: será que as pessoas leriam notícias sobre heróis japoneses? Na cidade onde moro não havia tantos seguidores de tokusatsus. Decidi ir em frente. Fiz alguns cursos rápidos de jornalismo e fui inserindo notícias sobre os novos heróis. Descobri que o público estava gostando do Mundotoku. Havia um “feedback”. As pessoas enviavam mensagens por e-mail, sugerindo temas para as próximas matérias. Algumas até solicitavam autógrafos dos heróis. Era interessante. Isso me fez entender que o Mundotoku é uma proposta que naquele momento começava a dar certo. Fiquei feliz. Fui melhorando os textos, inserindo novas idéias e percebendo as exigências dos fãs dos heróis. Fiquei feliz quando vi muitas pessoas dizendo que gostam de ler sobre os heróis no Mundotoku. Dia desses vi pessoas queridas, como o Admilton, postarem no Instagram ou em outra rede social que gostam do Mundotoku. Isso é gratificante. Fiquei surpreso com os leitores de várias partes do país e do mundo também, que constantemente enviam mensagens. A tendência é continuar melhorando, escrevendo e compartilhando notícias e aventuras sobre os nossos heróis. Dar boas notícias sobre eles é ótimo e gratificante.
Não posso deixar de mencionar que o Mundotoku deu-me a oportunidade de conhecer pessoas queridas. Mesmo distante estamos sempre em contato.

Tokuforce: A seleção musical no seu site é muito boa, já pensou em trazer clips de show para o Mundotoku?

Lamartine: Fico feliz em saber que gostou da seleção. Gosto das músicas que são temas dos Tokusatsus. No Mundotoku há links de vídeos específicos sobre Super Sentai Kamen Riders, Ultraman, Heróis de Metal, mas todos os links diretos para o maior site de vídeos da rede mundial de computadores. Vídeos de shows, postados pelo Mundotoku, é uma idéia que estou estudando há algum tempo, pois, isso pode levar a questões acerca dos direitos autorais. Mas a idéia está sendo estudada com calma. Sempre penso em cada detalhe que apresento no Mundotoku para não ter problemas. O objetivo é sempre mostrar novas idéias ao público, a quem tenho um carinho enorme.


Tokuforce: No Facebook foi onde uma das mídias do Mundotoku deixou de existir,no caso o grupo. Qual foi a causa do seu término?
Lamartine: O Mundotoku começou no Facebook com o “Grupo Mundotoku Oficial”. Depois entrou com a Fanpage, que tem uma dimensão melhor. Os links das notícias sempre eram publicados nas duas mídias. Com o passar do tempo tornou-se uma duplicação da Fanpage. Então foi enviada uma mensagem aos membros do grupo, sobre o fim da mídia, informando-os de que ficaríamos apenas com a Fanpage, que tem uma estrutura melhor. Os membros atenderam à mensagem e passaram a curti-la. Fiquei feliz pela migração dos membros do grupo para a Fanpage, mesmo sabendo que a maioria já estava nas duas mídias.

Tokuforce: Atores Clássicos VS Atuais, qual deles você adoraria ver atuar juntos em um filme toku ou seja, num  Super hero Taisen?
Foto divulgação: Tokufriends

Lamartine:Já tive a satisfação de ver o Tetsuo Kurata atuar com o Masahiro Inoue (Decade). Gostaria de poder ver o elenco de Changeman, Flashman e Maskman atuando ao lado do elenco de Gokaiger. Jiraiya de volta também seria ótimo.

Tokuforce: Deixe sua mensagem para o TokuForce.

Lamartine:Parabenizo o Admilton e todos os outros integrantes do Blog TokuForce, que estão tendo boas idéias para mostrar ao público. Fiquei feliz, mesmo acompanhando distante, em poder ver o Admilton em um vídeo do Anime Friends e o Venancio Souza nas fotos com o Kurata. É uma ótima iniciativa ter outros escritores no TokuForce.

Aos leitores eu desejo que tenhamos juntos sempre novas aventuras através das notícias que publicamos Toku Force e também no Mundotoku, rsrsrs... (vendendo o meu peixe). Agradeço a todos pelo convite de poder falar a todos vocês do Toku Force. Espero que possamos marcar um encontro para conversarmos sobre o assunto brevemente. Uma aventura completa só é perfeita quando estamos com aqueles que gostamos, e eu sempre gosto de estar com os fãs dos heróis japoneses. As redes sociais nos aproximam todos os dias e isso me deixa feliz. Conhecê-los e manter essa amizade é gratificante. Somos todos heróis! Abraço a todos.

E esse foi mais uma sessão Papo de Tokufã. E esse mês terá dose dupla!
No próximo sábado também tem papo com outro grande tokufã muito querido por todos.
Você também pode ser o nosso entrevistado querido Leitor, curta a nossa página no facebook.