quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Toku-Songs: A Música dentro do mundo Tokusatsu! - Parte 1


Olá Pessoal, tudo bem com vocês? 
Enfim um novo ano se inicia, espero que 2015 seja um ano de muitas realizações para todos nós, vocês que acompanham nosso Blog, só temos que agradecer pelo carinho. Hoje trago a vocês a primeira parte dessa matéria, que prometo contar um pouco da história dos TokuSongs, ou seja, as músicas que tanto nos emocionaram e continuam nos fazendo vibrar e enchendo nossos olhos, então vamos conhecer mais um pouco desse universo e soltar a voz!

    "A Música tende a ser um veículo para a poesia...."Assim dizia Mark Knopfler, vocalista da banda norte-americana Dire Straits. Ninguém sabe ao certo como ela surgiu, ou se alguém á criou, mais o fato é que a música se encontra presente em tudo em nossas vidas, e em praticamente todos os meios de comunicação, a música nos faz expressar sentimentos que muitas vezes não conseguimos por nós mesmos, é um alimento para nossa alma, e não importa qual o estilo todos nós vivemos e respiramos á música.
     Porém não estou aqui pra falar sobre estilos musicais e sim sobre a música "Dentro do mundo Tokusatsu" que se tornaram marca registrada de nossas séries favoritas. Quem nunca se empolgou ao ouvir "Ryusei no Senshi"do Jaspion, ou a abertura do Jiraiya. Dynaman, Changeman, entre outras séries que possuem uma trilha sonora de arrepiar!? 
Quem é fã sabe do que estou falando, então vamos conhecer mais sobre este universo! 

Anos 70 - Os primeiros Tokusongs          

  Podemos dizer que os primeiros Tokusatsus como nós conhecemos, começou ainda nos anos 50, com o filme Gojira (Godzilla) de 1954, filme produzido pela TOHO e dirigido por Eiji Tsuburaya. Nele tivemos uma trilha muito marcante, que foi composta por Akira Ifukube, um compositor de música clássica muito famoso no Japão, depois de compor a música tema do filme, que recebeu o título de "Godziila Main Theme", ele passaria a trabalhar para outros filmes da Toho, entre eles vários filmes do Godzilla. Nos anos 60 se iniciava a franquia Ultraman, e com isso novas músicas foram surgindo, a primeira série do Ultraman, teve em sua abertura o tema "Ultraman no Uta" interpretado pelo "Misuzu Children's Choral Group" um grupo formado por crianças, que ficou conhecido por interpretar outros temas de séries Ultraman.

    Mais foi nos anos 70, que a música passaria a realmente ser levada á sério, e foi nessa década que passaria a se revelar os primeiros grandes talentos, as primeiras vozes mais marcantes.        Uma curiosidade bem legal, e que vale ressaltar é que nos anos 70, muitos atores cantaram os temas de aberturas de suas séries, como foi o caso de Hiroshi Fujioka, ator que interpretou Takeshi Hongo, na primeira série Kamen Rider de 1971, e Hiroshi Miyauchi, que viveu Shiro Kasami, o Kamen Rider V3, também cantou o tema de abertura. Isao Sasaki, Masato Shimon e Ichiro Mizuki, seriam os interpretes que mais se destacariam nessa década, e hoje se tornaram verdadeiras lendas.

                                                                 1# ISAO SASAKI


Isao Sasaki, é um dos músicos mais influentes do Japão, sua voz é simplesmente inconfundível, o cantor nasceu no dia 16 de maio de 1942. Iniciou sua carreira como dublador, e atuou em diversos filmes e séries, já foi considerado o Elvis Presley Japonês, tanto pelo estilo como cantava, como também pela sua voz, inclusive ele dublou Elvis no seu filme, quando lançado no Japão, esse fato, o fez ser comparado ainda mais com o Rei do Rock.
   Isao tem um currículo extenso, quando o assunto é aberturas de Animês e Tokusatsus, ele já emprestou á voz para diversos animes famosos como: Space BattleShip Yamato, Gatchaman, Getter Robo, Casshern, entre outros animês clássicos da década de 70 e 80. Nos Tokusatsus, podemos dizer que o primeiro trabalho de sucesso foi em 1975, quando cantou a abertura do primeiro Sentai Himitsu Sentai Goranger, uma curiosidade bem interessante, é que o próprio Shotaro Ishinomori, criador da série, escreveu a letra da abertura, assim como o primeiro encerramento, esse encerramento já não foi interpretado por Sasaki, e sim por Michiaki Watanabe. 
                                                               
                                                                              
       Abertura completa da série, nessa canção, além da voz de Sasaki, temos outra voz muito conhecida, que é da cantora Mitsuko Horie, que cantou diversas músicas para Tokusatsu, também nos anos 70.

Sasaki então continuou á cantar para os Sentais, J.AKQ Dengeki-Tai foi á próxima série que ele atuou, todas as séries na época, tinham discos lançados com diversas músicas da série, Isao participou de praticamente todas essas músicas.

Abertura completa da série JAKQ Dengeki tai

O Cantor ainda passou por Skyrider em 1979, onde cantou o primeiro encerramento; "Ima Tatakai no hi ga Noboru". No mesmo ano, trabalhou com Ultraman, na animação conhecida como The Ultraman (Ultraman Jonias). Ele só voltaria á atuar em Tokusatsu, nos anos 80, cantando a abertura da série Choujinki Metalder; "Kimi no Seishun wa kagayaite iru ka?". Depois disso ele ainda passaria por Dekaranger de 2004, onde canta Deka Master NEVER STOP! e o encerramento, embalado com um Jazz sensacional, a canção se chama: Midnight Dekaranger.

Uma das melhores músicas de Tokusatsu dos anos 80, na voz de Isao Sasaki.

Em 1985, ele viria a atuar como ator na série Jaspion, o que o fez ser conhecido pelos fãs Brasileiros. Na série ele viveu Kenichiro Nanbara. Porém esse não foi o seu primeiro papel como ator, ele já trabalhou em outros filmes da Toei, além de fazer o papel de Dr. Mochizuki no filme Kamen Rider ZO de 1993.
Isao Sasaki, continua fazendo um enorme sucesso na terra do sol nascente, na verdade, ele é um dos cantores mais importântes para a música niponica, dono de uma voz poderosa, ele consegue ser carismático o bastante para animar e contagiar seja quem for que assista seus shows. Indico á todos que escutem as trilhas de Tokusatsus e animes que ele atuou, e se possivel, procurem mais sobre seus trabalhos fora desse universo também, com certeza irá agradar, como disse no ínicio ele é um ótimo músico, que teve um papel importantissimo, no universo Toku, e uma das carreiras músicais mais bem sucedidas do Japão.

RECOMENDO: 

              Isao Sasaki - Deluxe Collection (4 Year's J-Songs)



Nesta coletânea, onde reunie os principais trabalhos de Isao Sasaki nos anos 70, temos uma ótima seleção de músicas dividos em 5 CD's. O álbum é como se fosse um resumo de toda a sua carreira, principalmente nas músicas de animês e Tokusatsus, destaque paras as excelentes  faixas da série Goranger, e do animê Captain Harlock.


2# ICHIRO MIZUKI


"Mito" é palavra certa pra definir Ichiro Mizuki, e é o que ele se tornou hoje na visão de praticamente todos que escutam Toku Songs. Nasceu em Tóquio no dia 7 de Janeiro de 1948. 

Podemos dizer que ele possuí o maior curriculo no quesito número de séries que já atuou, além de ser um dublador e ator nas horas vagas. Ichiro ganhou o título de "O Homem das mil Músicas" isso aconteceu, devido a astúcia do músico, algo que ninguém esperava, ele simplesmente fez um show com duração de 24 horas! (Isso mesmo, um show de 1 dia de duração!), onde ele interpretou praticamente, todo o seu repertório, cantando exatamente "1000 músicas". Esse Show histórico, aconteceu em 1999, começando no dia 30 e terminando no dia 31 de Agosto, depois disso ele passou á ser chamado de lenda no Japão, algo para ser notado e valorizado, não acham?. Ele também é conhecido como "Aniki" (Grange irmão), tanto pelos fãs, como pelos seus colegas de trabalho.

Assim como Isao, ele começou sua carreira cantando temas de animês clássicos famosos, como: Mazinger Z, Capitain Harlock, Transformers, entre outros. Mais foi no mundo Tokusatsu que ele se destacaria, principamente nos anos 70, o seu primeiro trabalho foi na série Choujin Barom 1, Série de 1972, depois disso ele cantaria diversos temas, podemos destacar os trabalhos em: Kamen Rider X; Kamen Rider Stronger, Akumaizer 3, Tatakae! Ninja Captor, Megaloman, Zubat, Spielvan, Winspector, entre outros. Realmente sua lista de Tokusongs é gigantesca.



Abertura completa de Kamen Rider Stronger.

Neste Video, Ichiro Solta a voz em um dos temas mais marcantes de sua carreira.

Como ator, podemos destacar seu papel como Doutor Bio na série Spielvan. onde também cantou a trilha sonora, além disso ele fez um papel principal na série Voicelugger, de 1999, onde ele interpreta o Voicelugger Gold.  
Como disse no ínicio, Ichiro é um dos, se não o único cantor Japonês, que participou de tantas séries Tokusatsus, seu destaque mesmo foi nos anos 70, mais mesmo depois disso, ele não parou mais, e na minha opinião é um cara pra se tirar o chapéu, as músicas se tornam muito melhores na voz dele, e a maneira como ele interpreta nos transmite uma energia muito forte, de fato ele canta com muito intusiasmo, com muita vontade, de certa forma, podemos enxergar a sua paixão não só pela música, mais como pelas séries japonesas também.

Como a sua discografia é muito extensa, então recomendo baixar um álbum de cada vez, pois terá otimas experiencias, irei indicar 2 álbuns, um com músicas próprias dele, e um de Tokusatsu.

RECOMENDO:


                   1° Ichiro Mizuki THE HERO ~Mr. Anison




Este álbum é essencial para quem quer conhecer a carreira de Mizuki, trata-se de uma coletênea, com novas versões de clássicos de sua carreira, destaque para a faixa: Kamen Rider Medley e o Single THE HERO.

Link do Album para Download: http://www.mediafire.com/download/a14q15vzbdfe3ae/%5BJ-SONGS%5D+Ichiro+Mizuki+-+THE+HERO+Mr.+Anison.rar

2° Kamen Rider X OST



Este foi um dos seus primeiros trabalhos no mundo Tokusatsu, e na minha opinião, um dos melhores, aqui temos um álbum bem completo, com músicas que se encaixam perfeitamente com a série, além do vocal de Mizuki se destacar muito, altamente recomendável! 

Link do Album para Download: https://drive.google.com/file/d/0B0ew6LjzjPtHQWFaX1VjQS16U0U/edit

3# MASATO SHIMON


Talvez, ele não seja tão falado, ou tão conhecido como deveria, mais o fato é que Masato Shimon, foi um dos maiores intérpretes que o mundo Tokusatsu conheceu nos anos 70, junto com os dois já citados. Seu nome verdadeiro é Masaharu Fujikawa, nasceu no dia 4 de Janeiro de 1944, em Tóquio, seu primeiro Single, foi lançado em 1975 com o nome de Oyage!Taiyaki-kun! o single, conseguiu superar as expectativas do músico vendendo o incrível número de 4.547.620 cópias, logo foi o single mais vendido no Japão na época, esse fato foi inclusive, certificado pelo Guinness World Records. Hoje, Masato está aposentado dos palcos e dos estúdios musicais, porém seus trabalhos são muito cultuados até hoje.
Shimon, começou cantando temas para animes, nos anos 70, seu trabalho que mais ganhou repercussão, foi o tema de abertura da série Gatchaman. Em Tokusatsus, tivemos diversas canções que ele interpretou, podemos destacar; Kamen Rider Amazon, onde ele canta a abertura e encerramento, em outras músicas; Tatakae! Inazuman, Tatakae! Denjin Zaborgar , Fireman, Theme of Ultraseven, Kikaider 01 entre outros grandiosos trabalhos.


Aqui temos um dos maiores trabalhos de sua carreira, sua voz é realmente, incomfundível.

RECOMENDO:

SUPER HERO CHRONICLE Kamen Rider Shudaika - Sounyuuka Daizenshuu I



Este álbum é pra quem é fã de Kamen Rider, e na minha opinião, ele dá um pequeno resumo do que teve de melhor nos anos 70, em relação á músicas da franquia.
Claro que aqui vc encontrará muitas músicas interpretadas por Masato Shimon, assim como Isao Sasaki. Com certeza um álbum essencial para guardar e ouvir sempre que puder!

Link do álbum para Download http://www.mirrorupload.net/file/VPAWLXOS/#!%5BJSONGS%5D+Kamen+Rider+Shudaika+-+Sounyuuka+Daizenshuu+I.rar

Resumindo



Os anos 70, foram o que podemos dizer, que a porta de entrada para o sucesso das Toku-Songs, foi a década em que se formaram as lendas, e os maiores clássicos, que influênciaram todas as futuras gerações de artistas.  Com certeza essa época, foi a mais rica em questão música em Tokusatsus, isso por que foi uma década de ouro para as séries também, então conforme cada série nova estreava na TV, eram novas músicas que iam surgindo e enchendo as lojas de discos, e várias apresentações de cantores na TV. Lembrando que as músicas de Tokusatsu passaram a ser comercializadas mesmo, no fim dos anos 60 e ínicio dos anos 70, antes disso, não existia mercado, o que foi sendo conquistado aos poucos, até ganhar um grande espaço na mídia, começando então ter seus álbuns lançados com uma sequência de músicas, e inclusive shows, por todas as partes do Japão. A série Jinzou Ningen Kikaider, foi um exemplo de sucesso, ela teve temas cantados por Masato Shimon, assim como Ichiro Mizuki, e as música fizeram sucesso não só no Japão, mais também no Havaí, onde a série fez um enorme sucesso, além de ter alguns episódios gravados.
Tivemos uma sequência fantástica com Kamen Riders, além dos primeiros Super Sentais, e o marcante tema de Goranger, que com certeza, é um dos maiores clássicos dos anos 70. Outros temas bastante famosos entre os fãs de Tokusatsus, são da franquia Ultraman, nele tivemos uma sequência muito boa, que foram as aberturas seguidas de Ultraman Jack, Ace, Taro e Leo, todas as aberturas, possuem uma pegada bem anos 70, que grudam na cabeça de qualquer que ouvir, inclusive alguns temas tiveram partipações de Ichiro Mizuki. 

RECOMENDO:

Ultraman 40th Anniversary Collection


 Nesta coletânea, temos uma verdadeira viajem no tempo, ouvimos desde as primeiras canções, passando por décadas, até chegar nos dias atuais.

Link para Download: Ultraman 40th Anniversary Collection

FINALIZANDO....

Para finalizar a primeira parte desta matéria, gostaria de deixar minha opinião sobre os anos 70 para os Tokusongs. Pra mim, foi um ano mágico, embora que o auge, tenha chegado mesmo nos os anos 80. Mas os anos 70 possui algo que jamais teremos novamente, são canções únicas e muito originais, e isso vale para todos os tipo de música, mais com os Toku songs isso ocorreu bem claramente, embora Ichiro Mizuki e Isao Sasaki, continuem cantando, é dificil fazer músicas tão marcantes, como foram as dos anos 70. Assim como disse anteriormente, essa foi a década, onde introduziu a música de Tokusatsu no mercado, e se formaram as maiores lendas que serviram de influência para tudo que veio depois, ou seja foi sem dúvidas, a década mais importante para o Tokusatsu em geral, não só em sua parte músical.

A alguns meses nosso parceiro Shin Tokusatsus, disponíbilzou em seu Blog, um CD muito raro chamado Tokusatsu Shudaika - Sounyuuka Daizenshuu Vol 1, esse CD é dividido em 3 discos, e é o que podemos chamar de o mais perfeito resumo do que foi a década de 70 para a música dentro do mundo Tokusatsu, com diversas aberturas e encerramentos de séries da época, inclusive do já citado Kikaider.

Link do álbum para Download: http://shintokusatsus.blogspot.com.br/2014/12/tokusatsu-shudaika-sounyuuka-daizenshuu.html#more

Assim encerro, a primeira parte desta matéria, espero que todos tenham gostado, em breve estarei postando a segunda parte, que irá falar sobre os anos 80, trazendo vários sucessos para vocês! Até a próxima pessoal! 


Por: Venancio Souza

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Papo de TokuFã com Elce Rocha

 "Tokusatsu é amor,liberdade,justiça e liberdade."
Fala moçada!
Blog Toku Force voltando a todo vapor com as suas atividades em 2015.
Primeiramente, gostaria pedir desculpas pelo pequeno tempo no qual ficamos parados por aqui. Foi por uma boa causa (Festas de final de ano), contudo, o toku force vem trazendo muitas coisas legais para os nossos leitores que sempre nos prestigiam por aqui.
Mas isso é assunto para outra oportunidade não é tokubrothers?
Umas das sessões mais elogiadas desde o surgimento do nosso blog foram às entrevistas com tokufãs. Sim, tokufãs como você e como eu. Que antes eram publicadas timidamente no tokuforce, e que agora entraram nas graças de muitos fãs de seriados japoneses na tokunet.
Para vocês terem uma noção do quanto à sessão de entrevistas deixou saudades, o tokufã João Gabriel, gerente do Interruptor Nerd (Grande parceiro nosso) foi um dos que mais nos incentivaram a continuar com esse trabalho de trazer sempre um tokufã á interagir aqui.
Isso só aumenta a nossa responsabilidade e comprometimento para com todos em fazer dessa mídia em respeitar todas as gerações de tokufãs e que podemos sim viver pacificamente.
Bem, vamos ao que interessa?
Quem disse que MULHER não entende de tokusatsu?
É moçada elas entendem e muito do assunto, deixando muita marmanjo jorrando sangue do nariz, pela sua simplicidade, carinho e pelo vasto conhecimento pelas séries japonesas.

Fã de Jaspion e de Power Rangers vamos conhecer a visão feminina da tokufã, muito querida sobre nossos amados tokusatsus. Perturbei muito essa moça para que concedesse essa entrevista (Risos), mas valeu à pena. Inaugurando finalmente a temporada 2015 do Blog Toku Force, o Papo de Hoje será com a linda e tokufanática: Elce Rocha!
Jaspion e Anri
TOKUFORCE: Como sempre faço no Toku Force, na entrada das entrevistas começo perguntando:Como começou sua paixão pelo tokusatsu?
Elce: Começou quando eu era bem pequena, não me recordo muito bem à idade certa. Mas, creio que tinha por volta dos oito anos de idade, quando liguei a TV depois que cheguei da escola e estava passando Jaspion na TV Manchete. Foi amor a primeira vista. Daquele dia em diante, virou um vício bom, pois não perdia um episódio. Todos os dias depois da escola a televisão era minha. ( Risos)

Dvds do jaspion colecionados por Elce.
TOKUFORCE: Qual tokusatsu você considera como uma paixão? 
Elce: Jaspion é claro! Ele me ensinou que sem lutar não conseguimos vencer. Mas, não falo só de luta física, falo de lutar por nós mesmos, lutar pelos amigos, pelas pessoas que amamos lutar também por quem não conhecemos principalmente persistir em lutar pelos nossos sonhos e jamais desistir. Pois a amizade, o amor, esperança, e persistência são tudo em nossas vidas.
Tatuagem de Elce Rocha em homenagem ao Jaspion
TOKUFORCE : Como você faz uso dos valores contidos nela a título de referência para sua vida?Elce: Todos os dias em nossas vidas é um dia diferente, sempre acontece uma coisa nova, boa ou ruim. Devemos estar preparados para tudo, até mesmo para o improvável. É assim também com nossos heróis do tokusatsu.  Eles sempre estão preparados e não importa o quanto seu inimigo seja forte, eles nunca desistem. E eu também não!
TOKUFORCE: Mulheres também gostam de tokusatsus sim ou não? 
Elce:SIM (Risos)! Olha eu aqui! Sou mega apaixonada por tokusatsus. Tenho DVDs, Vinis, Bonecos, uma infinidade de coisas do tipo. E não passo um dia sem assistir pelo menos um episódio deles. Quando eu era pequena, meus pais não tinham dinheiro para comprar fantasias, máscaras e os brinquedos daquela época, então eu mesmo fazia. Ficava totalmente desigual ao original, mas eu me sentia a tal. Já fui de “JASPIONA” (me dei esse nome, pois eu era a namorada do Jaspion) até todos os vilões possíveis. Nunca estava ruim, pois com fantasias feitas por mim mesmas, eu era imortal.
TOKUFORCE:Como você vê a atuação dessas mulheres à frente de sites, grupos e blogs relacionados à tokusatsu na tokunet de hoje?

Elce: Acho bacana, penso que se mais pessoas soubessem o valor real que isso tem hoje em dia, as pessoas seriam mais felizes, tokusatsu é um estilo de vida.
Na foto as mulheres que fazem a diferença na tokunet brasileira: Taty de Souza e Lilian Leo.
TOKUFORCE: Quais as suas atrizes e seus atores favoritos nos tokusatsus da sua geração?
ELCE: Minha atriz favorita é a eterna Anri, Kyomi Tsukada e o ator é Hikaru Kurosaki. 
TOKUFORCE: Como os famosos anos 80 ficaram marcados na nossa vida na questão de séries, programas de TV, Música, jornalismo, revistas e outras mídias. Você ainda mostra uma ligação muito sólida com essa época. Qual foi o grupo musical que te marcou cantando temas de tokusatsu?
Elce: Adoro o cantor AI Takano! Um cantor Japonês, nascido no dia 12 de janeiro de 1951, famoso por cantar o tema do meu herói favorito, o Jaspion. Cantou também na mesma série “RYUSEI NO SENSHI”,” NEFUU YAROU JASPION” e os temas de abertura e encerramento do seriado. Pena que ele faleceu aos 55 anos no dia 1 de Abril de 2006. Ele me marcou muito.
AI Takano um dos mais queridos cantores de tokusatsu.
TOKUFORCE- Até  hoje ouvimos falar da “lendária volta do Tokusatsu no Brasil”, hoje contamos com a exibição dos Tokuclássicos exibidos na década de 80-90 pela emissora Rede Brasil, não como uma” Volta e sim como uma reprise desses seriados na sua programação. Uma das provas de que essas séries não tiveram o mesmo rendimento como presenciamos na sua segunda era de ouro na TV manchete. O que você pode comentar acerca desses fatos? 
Elce: As pessoas perderam a magia da infância. E deixaram para trás o espírito aventureiro, esqueceram como era bom viver numa época em que se corria de um lado para o outro usando uma fantasia do seu herói favorito. Pra mim, poder ver e rever quinhentas mil vezes qualquer seriado tokusatsu com meu filho hoje em dia é ensinar pra ele que o mundo e as pessoas que nele vivem, ainda têm salvação. É uma pena que aqui onde moro não passa mais tokusatsus na televisão, então procuro na internet ou em alguma loja que ainda não perdeu a esperança em vender seriados desse tipo. 
TOKUFORCE- Você também viveu a época da febre provocada pela geração Power Ranger, como você vê a questão da desunião, dessa rixa que existe entre fãs dos tokus exibidos pela manchete com os não exibidos no Brasil, entre fãs de sentai e Power Ranger, podemos ver uma luz no fim do túneo?

Elce: Pra mim, tanto um como o outro querem mostrar a mesma coisa, a luta do bem contra o mal. Só acho que sendo assim, ambos deveriam parar com essa rixa e se unir, todos a favor do bem, da amizade, do amor, da justiça, mas principalmente da paz mundial.
Seja Power Ranger Samurai,seja Shinkenger o importante e amar os seus heróis.
TOKUFORCE- Você declarou que até hoje assiste tokusatsu e tenta passar tudo o que aprendeu com as séries para o seu filho assistindo junto com ele. Como é essa experiência de ver seu filho curtir séries do seu tempo e também da atual geração dele?
Elce: É lindo saber que meu filho usa o que aprendeu muito comigo e com as séries japonesas. Ele é a favor da amizade, se preocupa muito com as pessoas. Quer ser amigo de todos e não tem maldade no coração. Ele ama o amor assim como eu e nunca desiste dos seus sonhos, mesmo diante das dificuldades. Ele tem apenas seis anos de idade e mesmo assim é um pequeno grande Herói.
TOKUFORCE- Cite três seriados tokusatsus com encerramento mais emocionante para você.
Elce:Pra mim são: Jaspion, Jiban e Changeman

TOKUFORCE- Você costuma colecionar algum produto relacionado à tokusatsu como discos, CDs, DVDs ou Toys? 
Elce: Amo o Jaspion desde menininha, coleciono muitas coisas sobre ele, mas o vinil autografado pelo Eduardo Jaspion é meu xodó. O Eduardo o autografou quando veio me visitar aqui em casa, me conhecer e conhecer seu mini-fã, meu filho Kim. Ele trouxe seu capacete só para o meu filho ver. Achei aquilo lindo da parte dele.

TOKUFORCE- Você tem alguma história ou um momento inesquecível que lembra ao ter assistido tokusatsu na companhia do seu filho? 
Elce: O final do Jaspion é claro! Foi muito emocionante, choramos no final. 
Recordando o Jeito que meu filho ficou quando viu o pássaro dourado voando para ajudar o Daileon a destruir o Satã Goss. Me fez ficar com os olhos emaranhados.
TOKUFORCE- O que você mais gosta num tokufã? 
Elce: Sua dedicação em ser um fã. Saber tudo sobre tokusatsus, fazer coleções de bonecos, desenhos, DVDs, discos, estar sempre ligado em todos os acontecimentos, poder dividir suas experiências vividas naquela época. Isso tudo é um resumo do que me fascina nesse mundo de ser um fã de tokusatsus.
TOKUFORCE- Qual é o seu personagem masculino favorito em tokusatsu depois do Jaspion?

O Jiraiya é claro! Ele não tem superpoderes, nave espacial cheia de armas ou lasers. Ele é um garoto (digamos assim) que usa a tradição japonesa dos ninjas, seu corpo, sua mente e suas habilidades ninjas e não só suas armas. Fora que sua espada olímpica que é um arrasa!
TOKUFORCE: Qual o seu Kamen Rider Favorito?(Visualmente falando)

ELCE: Kamen Rider Black. Sua roupa é a mais fantástica, fora a temática dramática da série, que contrasta com as demais séries da época. Outro que gosto e que não é um Rider, é o Jiban. Acho os dois shows de bola.
TOKUFORCE: Qual é o seu Super Sentai favorito da nova geração?
Ahhhh! Eu gosto de Power Ranger, mas os da primeira temporada. Pois confesso que hoje em dia é muito computadorizado, seus efeitos especiais, de luta e transformação dos heróis são muitos sem graça. E as Histórias são sem pé nem cabeça. E a interpretação dos atores não são empolgantes. Como eu disse, os primeiros Power Rangers que foram lançados eram mais legais. Mas, não posso negar que assisto todos.
Na tokunet Elce é sempre lembrada pelos amigos tokufãs
TOKUFORCE- “Tokusatsu para você é... 
Tokusatsu para mim é Amor, é igualdade, é justiça, é liberdade!
Tema do Dia do Tokusatsus desse ano foto criada por Ana Luiza Bélico.
E ai? Gostaram? Deixe seu comentário pra gente.