sábado, 5 de dezembro de 2015

Papo de Tokufã especial: Eli Santana

Boa tarde Tokufanáticos! Tudo na paz? 
Como o ano de 2015 está se encerrando, assim também encerramos a sessão Papo de Tokufã Especiais deste ano. Claro que em Janeiro voltaremos com tudo e com novas ótimas entrevistas com nossos amigos Tokufãs! 
Encerramos então com chave de ouro, entrevistando este grande fã de Tokusatsu. Eli Santana, nosso grande Aniki que sempre nos segue e acompanha nossas matérias e entrevistas. Este foi mais um papo descontráido que tivemos em nosso grupo do Whatsapp e trazemos para vocês conferirem! Sem mais delongas, vamos então a mais um Papo de Tokufã Especial! 



Tokuforce: De todas as séries que já assistiu, qual o seu personagem favorito? E Por
 que?



Eli: Caramba, essa pergunta é difícil por que sempre guardo com carinho de certa forma algum personagem que gostei ou me indentifiquei. Mas vou tentar.
De todas as séries que já assisti não diria meu favorito, diria o que me identifiquei mais. Foi com certeza o Kotaro Minami da série Kamen Rider Black! Por que ele apesar de lutar contra seu destino que era para ser o imperador secular, ele tentou mudar esse destino. Mesmo apesar desta missão, sempre foi otimista e alegre e sempre acreditando que a pessoa pode mudar.

Tokuforce: O fã Brasileiro de Tokusatsu, tem como padrão de líder de super sentai personagens como Change Dragon e Red Flash, mas sabemos que existem outros bem melhores do que os citados acima. Quais são os seus líderes favoritos em super sentai?



Eli: Poxa, falar daquele ou aquele lider de Super Sentai é difícil por que gosto de praticamente todos. Mas vou citar os que admiro mais:
Na verdade, posso citar dois. Trata-se do Daisuke Shima, o Red falcon da serie liveman, sempre responsável, bobo por acreditar demais, incrivelmente amavél com seus comandados. Ele se mostrou ter qualidades que um lider sentai deve ter. E um outro que admiro muito é o Ryo da série Dairanger.


Tokuforce: Falando em líderes, o que você acha dos reds da era Hensei? E qual deles pra você, é o melhor líder?

Eli: Olha, sobre os Super Sentais da séries Heisei caiu um pouco por que eles se tornaram muito caricatos e a imagem de líder Sentai caiu... Com isso, as mulheres foram tomando de certa forma a frente do grupo. Uma líder que admiro muito, hora pelo seu temperamento, hora pela sua forma, seria a Yuuri da serie Timeranger. Gosto muito dela como lider. Como líder masculino, gosto do Satoru Akashi, o Bouken Red, pela sua postura heróica!

Tokuforce: Levando em conta toda a questão de legado dos tokusatsus e o fato de pouco serem divulgados no ocidente, quão importante você considera Power Rangers na divulgação e crescimento do gênero tokusatsu como um todo?

Eli: Levando em consideração que Power Rangers faz parte da história da Toei, sim! Eles foram importantes para a divulgação de séries live action. Apesar de não serem originais, eles fazem parte da minha vida, graças e a eles, tomei conhecimento que existiam Super Sentais. Gostando ou não eles são importantes...

Tokuforce: Há Quanto tempo você curte Tokusatsu e como você conheceu e descobriu a paixão por essas séries?

Eli: Comecei meu vício com 16, 17 anos assistindo Changeman e Jaspion. Lá se foram 25 anos... Um dia liguei a TV a tarde, e para a minha surpresa estava passando Changeman. Pronto, não parei mais. Não sabia que aquelas séries mudariam minha vida.

Tokuforce: Muitos fãs alegam que com os tokusatsus considerados clássicos houve um profundo aprendizado, ensino este que perdura até os dias de hoje.  Porém, muitos valores vistos nas séries anteriores  também estão presentes nos tokusatsus atuais. O que podemos aprender com os Tokusatsus Heisei ?



Eli: Os valores se alteraram um pouco, mas geralmente o que os Tokus nos passam são valores de equipes. Desistir dos seus sonhos? Jamais! 
Amar os outros apesar das divergências de opniôes. Ir em frente apesar da dor. Você cresce com a dor que o inimigo lhe causa. Você tem que buscar evoluir sempre! Sonhos...



Tokuforce: Levando em consideração o avanço da tecnologia e serviços de streamings como Netflix. Tem a promessa de alguns Tokusatsus também estrearem por lá, inclusive séries inéditas como Garo e Ultraseven X.

O que vc acha deste novo mercado e o que ele pode ajudar na difusão do Tokusatsu no Brasil e no mundo?


Imagem: Blog Filmesegames.com
Eli: Para os mais novos que nunca tiveram contato com os tokus talvez não funcione. Para isso funcionar, tera de ter uma interferência externa, tipo porque o Pai vai falar para o filho e vai compará-lo as séries Ultras que ele assitia na infância, ou aos Tokus antigos para surgir interesse na outra pessoa. Ou seja, tem de ter uma interferência dos pais, ou de um colega que assistiu. E acho qualquer forma de divulgação válida.

Tokuforce: As músicas dos Tokusatsus, são mega marcantes. De todas elas qual a sua favorita?

EliFalar de músicas favoritas é díficil... Mas nunca esqueço do encerramento da serie Gransazer. Outra músiquinha que gosto muito é do encerramendo de Ryukendo.


Tokuforce: Como você mesmo disse algumas vezes, antigamente você tinha um certo "preconceito" com as séries da franquia Ultraman. Porém de uns tempos pra cá, você se permitiu assistir e se tornou um grande fã.

O que mais lhe chamou atenção nas séries Ultra?



Eli: Pois é, tenho até vergonha, mas não sei por que odiava as séries Ultra.
Não me pergunte, momento leseira... (Risos) 
Quando certo dia já tinha assistido muitas séries e pensei: Por que não dar uma chance? Entao fui ver o Ultraman Ginga (Season 1). Pronto! Até hoje vejo praticamente 80 % de Ultraman. O que mais me chamou atenção foram os episódios cheios de tramas, aventuras, fantasia, e pasmem! Até beijo na boca! Por essas e outras que hoje se tornou minha franquia favorita.


Cena do Beijo em Ultraman Nexus

Tokuforce: Tommy Oliver é o ícone mais famoso dos Power Rangers, na sua opinião quais seriam as suas melhores atuações de um Ranger depois do Ranger Verde?




Eli: Gosto do Troy, acho que é esse, desculpem se estiver errado. Acho um líder completo, ele fez parte dos Power Rangers Mega Force!

Tokuforce: Você assim como a maioria dos Toku fãs, curte colecionar produtos de Tokusatsu especialmente Action Figures. 

Tem alguma figura em especial que seja seu sonho um dia possuir?



EliNa verdade, realizei um sonho que era obter um Belt do Kamen Rider Decade e consegui! Proximo sonho de consumo é conseguir o Jaspion e o Belt do Kamen Rider Drive.

Tokuforce: Uma das franquias que está ganhando muito espaço é a franquia do Garo. O que você acha da franquia e pq ela está ganhando tanto espaço?



Eli: Assisto Garo desde a primeira temporada, no qual o Knight Makai era o Saejima Kouga. Venho acompanhando até Gold Storm. Assisti os movies, enfim, tudo que é do universo Garo. O que faz ele ganhar espaço, sem dúvidas foram as histórias recheadas de terror e suspense, os efeitos impecáveis, histórias adultas. Fora os toques do gênio em efeito especiais Keita Amemiya.

Tokuforce: Qual a série Tokusatsu que te cativa fácil e outra que te desmotiva facilmente de assistir??



Eli: Vou dar exemplo: Séries tipo Gransazer, Justirisers, X-Sazer são super fáceis,
porque me identifico com algum personagem, seja pela história ou música...

O que me desmotiva em um toku, exemplo bem recente são os Ninninger, cara to sofrendo. Outro que vou dar uma chance e vou tentar ver é o Kamen Rider Ghost, pois pelo roteiro já vi que não vou gostar.

Tokuforce: Em era de Remakes, Reboots e novos atores voltando a viver os seus papéis antigos. Qual herói você gostaria que voltasse em uma participação ou até uma nova produção ?

Eli: Sem duvidas queria ver o Ryuusei Tsurugi (Seikoh Seno) fazendo o Metalder de novo.



Tokuforce: Você assistiu Goseiger e Power Rangers Mega Force, Gokaiger e Super Mega Force.  Fazendo um comparativo entre essas séries,quais foram os pontos fortes e fracos entre elas.


Eli: Goseiger com ambientado na luta entre anjos que protejem a terra contra invasores. Gokaiger piratas que vem do espaco e que homenageiam os Super Sentais antigos, atraves das Rangers Keys.
Enfim, histórias destintas. Já em Power Ranger MegaForce que é a versão dos Gosengers são alteradas completamente. Os personangens são estudantes e os inimigos são os mesmo da próxima fase que seriam os Gokaigers.. Ou seja fizeram um mix das duas séries tornando uma só, com isso os episódios ficaram estranhos.

Tokuforce: Quais séries você recomendaria para um toku fã que só agora conheceu o universo tokusatsu?



Eli: Para uma pessoa que vai começar agora no mundo toku, iria indicar duas series: Gransazer e Ultraman nexus!

Tokuforce: Deixe uma mensagem para o Blog Toku Force:

Eli : Uma mensagem para o Blog: Nunca desistam de seus sonhos!!! Sigam em frente! Sempre respeite os outros e ame seu próximo. Conceitos sentais!!




E então gostaram da entrevista com nosso amigo Eli Santana? Deixe um comentário para nós e compartilhe! Agradecemos a todos até aqui e até 2016 com mais um Papo de Tokufã! Arigatou Minna! 

Blog Toku force - Valorizando o novo e os clássicos da década mais divertida de todos os tempos!
Share:

Um comentário:

  1. Ahhhhh finalmente conseguimos entrevistá -lo kkkkkkkk.
    Ficou ótima essas matéria.
    Valeu Aniki Eli Santana.

    ResponderExcluir