segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Review: Chouriki Sentai Ohranger, uma série vibrante do ínicio ao fim.

Boa noite a todos!

Como vão vocês amigos Tokufãs?
Sabem aquelas séries que assistimos por pura curiosidade e no final acaba se tornando uma das séries favoritas, rapidamente entrando no seu TOP 5 de Tokusatsus preferidos? Pois é, isso me aconteceu com a série Ohranger. Na verdade, a série visualmente sempre me chamou a atenção, e agora pude ter a oportunidade de assisti-lá do ínicio ao fim, com legendas em Português! A série me consquitou logo de cara por diversos motivos, e isso falarei aqui neste pequeno review que preparei para você que ainda vai acompanhar a aventuras desses heróis. Sem mais delongas, vamos ao que interessa e boa leitura!  























Chouriki Sentai Ohranger ou Esquadrão do Super Poder Ohranger, foi a 19ª série da franquia Super Sentai produzida pela Toei Company, indo ao ar pela TV Asahi entre 3 de Março de 1995 a 23 de Fevereiro de 1996, quando seria substituída por Gekisou Sentai Carranger. Posteriormente, a série se tornaria a 4ª temporada da franquia Power Rangers, que ficou conhecida no ocidente como Power Rangers ZEO.

A série contou com 48 episódios, um filme escrito por Shozo Uehara e mais um especial onde encontra o Esquadrão Ninja Kakuranger. Segundo algumas informações (rumores) que circulam pela internet, a série teria sido elaborada para comemorar os 20 anos da franquia, e com isso, teria um roteiro adulto e sério, onde o império das maquinas Baranoia seria mostrado como um verdadeiro grupo terrorista. De fato, isso é mostrado nos episódios iniciais, porém no meio da transmissão, ocorreu o incidente com Gás Sarin ao metrô de Tóquio (Este caso aconteceu no dia 20 de Março de 1995, o ataque ao Metro de Tóquio como também é conhecido, foi um ataque terrorista realizado por membros nacionais da Aum Shinrikyo. O ataque foi contra os trens que passavam entre Kasumigaseki e Nagatachō, o edifício onde se situa o Governo Japonês. Com a liberação do gás Sarin no metrô, 12 pessoas morreram e milhares de pessoas ficaram feridas. Esse foi o segundo maior atentado ao Japão desde a Segunda Guerra mundial).

Com isso, a Toei foi obrigada a mudar o roteiro para evitar conflitos, polemicas entre outros problemas. O roteiro então foi totalmente refeito com um tom mais leve e infantil, aumentando o número de Robôs e armas na tentativa de um maior número em audiência e vendas de Brinquedos. Apesar da baixa audiência que ficou em torno de 4,5 % (1,2% a menos que sua antecessora Kakuranger) a série teve um excelente número de vendas de produtos, sendo até hoje considerada uma das séries com maior número de vendas de Brinquedos da franquia.

ENREDO

Há 600 milhões de anos atrás, um Robô maligno conhecido como Bacchasfundo (Bacchus Wrath) criado por uma antiga civilização, causou caos e medo nos humanos. Ele foi vencido e despachado da terra pelo lendário guerreiro King Ranger. Nos tempos atuais, no ano de 1999, Bacchasfundo é revivido e forma um grande império de máquinas, chamado Baranoia que planejam exterminar a vida na terra e criar um novo mundo dominado apenas pelas máquinas. No entanto, um oficial chefe do U..A.O.H (United AirForce Overtech Hardware) Capitão Miura, descobre poderes de uma antiga civilização no continente de Pangaea, que havia construído uma pirâmide onde era gerado o poder Tetrahedron, enterrados a milhões de anos atrás. Miura então reúne 5 jovens oficiais com habilidades suficientes para herdar os poderes “Chouriki” das antigas civilizações e assim enfrentar o temível império das máquinas. Assim eles se tornam os Ohrangers, com poderes sobre-humanos, além de poderosos equipamentos e máquinas geradas pelo antigo poder. Mais tarde, é inserido um sexto membro no esquadrão, que nada mais é que o lendário King Ranger, que desperta nos tempos atuais para novamente enfrentar o império das máquinas e auxiliar os Ohrangers na luta.

PERSONAGENS

Gorou Hoshino / Oh Red : Interpretado pelo ator Masaru Shishido. Gorou é o primeiro dos oficiais a se tornar um Ohranger. Ele é um excelente líder e está sempre na linha de frente, mas sabe muito bem trabalhar em equipe e instruir os seus companheiros.  Sempre muito sério, ao lado do capitão Miura, ele também mantém uma postura de capitão, porém não deixa de ser carismático quando estão em momentos mais “tranquilos”. 



Yuuji Mita / Oh Blue: Interpretado pelo ator Masashi Goda. E o mais jovem da equipe e também o mais sonhador. Yuuji ama animais e crianças, e um dos seus maiores sonhos é poder destruir logo o Baranoia para que possa ter uma vida tranquila e poder arranjar uma namorada. Muitas vezes ele se mostra ser muito inexperiente, e por conta disso, toma muitas decisões precipitadas, mas mesmo assim, é um excelente guerreiro e grande aliado nas batalhas. 

Shohei Yokkaichi/ Oh Green: Interpretado pelo ator Kunio Masaoka. Este e o famoso personagem cômico e mulherengo da série. Shohei não resiste a nenhum “rabo de saia”. Além disso, ele é muito comilão e não dispensa um restaurante ou uma barraca com um bom “lámen”. Como soldado, ele sempre se mostrou ter uma grande força, e apesar de seus defeitos, é uma pessoa que possui um grande coração, e não pensa duas vezes se precisar se sacrificar em nome da amizade.


Juri Nijou/ Oh Yellow: Interpretada pela atriz Ayumi Asô.  Juri é o tipo de mulher “marruda”, além disso esbanja sensualidade. Ela também possui grande intelecto e é ótima em criar estratégias e disfarces para enganar seus inimigos. Além de ser muito vaidosa. Por ser mais velha, ela vê sua companheira Momo, como uma irmã mais nova, e apesar de algumas rivalidades, elas estão sempre juntas.


Momo Maruo/ Oh Pink: Interpretada pela atriz Tamao Sato. Ela é a flor da equipe. Sempre muito doce e delicada. Mas a sua beleza e delicadeza, não atrapalha em seu desempenho como guerreira e junto com Juri, elas formam uma grande dupla feminina. 




Riki/ King Ranger: Interpretado pelo ator Shõji Yamagushi. King Ranger, é um guerreiro lendário que venceu Bacchasfundo a milhões de anos atrás. Ele retorna na era atual para novamente travar uma batalha com o império Baranoia. Riki e muito jovem, porém possui uma força extraordinária. Foi enviado para a terra pela civilização que venceu a antiga guerra, e junto com ele, trouxe também a princesa Dorin, uma das remanescentes de um pacifico planeta que havia sido arrasado pelas bestas máquinas. Eles vieram para a terra através de uma nave espacial para uma dimensão fora do tempo, e com isso não envelheceram.

Capitão Miura: Interpretado pelo ator Hiroshi Miyauchi. Ele foi o responsável por encontrar o poder Chouriki das antigas civilizações. Usou este poder para criar uma base, e criar gigantescas máquinas e braceletes que dariam o poder para os escolhidos poderem enfrentar a invasão do império das máquinas. Como chefe do Ohrangers, ele está sempre trabalhando para aumentar o poder dos 5, e está sempre motivando e auxiliando os guerreiros em suas batalhas.

Império Baranoia (Machine Teikoku Baranoia): O império das máquinas, já existe a mais de 600 milhões de anos. O imperador Bacchasfundo, retornou nos tempos atuais e criou um novo império, junto de sua esposa Hyteria e seu filho Buldont. Também existe os atrapalhados Acha e Kocha, que são responsáveis por transformar as bestas máquinas em máquinas gigantes. Durante a série, Bacchasfundo é derrotado, e um novo comandante toma o seu lugar, trata-se de Bomber the Great, que mata Buldont ocupando o trono. Porém, Bacchasfundo, que ainda estava vivo, usa o restante das suas formas para reviver seu filho em Kaiser Buldont, se tornando um poderoso inimigo que destrói Bomber the Great e ocupa novamente para si o império junto da princesa Multiwa. O império das máquinas tem como objetivo escravizar os humanos em transformas todas as coisas em máquinas, e para conquistar seus objetivos são capazes de qualquer tipo de maldade.

MECHAS

Como já mencionei acima, a série teve um grande investimento em veículos e Robôs, na tentativa de alavancar a audiência e as vendas de produtos. Com isso, a série teve muitos Mechas e Gattais diferentes que foram surgindo no decorrer dos episódios. Cada Ohranger, possui uma máquina construídas a partir do poder Chouriki: Oh Red tem o Skyphoenix na forma da ave mitológica Fênix; Oh Green possui o Grantaurus, na forma de um Touro; Oh Blue tem o ágil Dash Leon na forma de um Leão, Oh Yellow possui o Dogu Lander e Oh Pink, o Moa Loader. Juntando estas cinco máquinas é possível criar o Ohranger Robô.



O próximo Mecha a ser inserido na trama, é o Red Pancher. Este foi o primeiro Robô construído pelo capitão Miura usando o poder Chouriki.  Porém o oficial Kirino Shoui, tentou usar o Robô quando ainda estava em teste, e com isso, ele se descontrolou totalmente e foi enterrado, causando a morte do oficial Kirino. No entanto, quando o Ohranger Robô foi danificado, os Ohrangers descobrem a existência de Red Pancher e resolvem trazê-lo de volta, desta vez, Oh Red passou por um treinamento árduo para poder controlar a máquina. 





Após o aparecimento do Red Pancher, novamente os Ohranger se viam encurralados pelo império das máquinas. Como sempre, Miura possuía um truque na manga, e traz a tona mas 5 máquinas, os Oh Blockers. Cada Mecha corresponde a um Ohranger, sendo Red Blocker, Blue Blocker, Green Blocker, Yellow Blocker e Pink Blocker respectivamente.
Com elas também é possível fazer um grande gattai, formando o poderoso Oh Blocker! Eles foram criados especialmente para momentos de extrema emergência.


King Ranger, possui o King Pyramider. Uma máquina super avançada em formado de pirâmide, foi nela que Riki chegou até a terra junto de Dorin. O King Pyramider, além de também possuir uma forma de Robô, também pode se unir com Oh Blocker dos Ohranger, e formando duas novas combinações, o King Pyramider Carrier Formation e o King Pyramider Battle Formation.

MINHA OPINIÃO SOBRE A SÉRIE



Não é de hoje que a série Ohranger me cativa. Desde as primeiras imagens que vi deles, ou mesmo nos tempos da temporada de Power Rangers ZEO que cheguei a ver alguns episódios anos atrás, eu sempre achei o máximo aqueles trajes. Quando começaram a surgir os primeiros episódios legendados na Tokunet, me lembro de ter ficado muito empolgado e impressionado com o que vi. Como se não bastasse a maravilhosa abertura Ohre! Ohranger na voz de Kentaro Hayami, a série também possuía uma temática muito interessante. Outra coisa que foi impactante aos meus olhos, sem dúvidas, foram os ataques do império Baranoia que são bem violentos, imagino que para a época ainda era muito mais impressionante do que hoje em dia, porém não deixa de chamar atenção pelo extremo nível de maldade e destruição causado pela cidade de Tóquio.

Para os fãs saudosistas, com certeza a série irá agradar, pois querendo ou não em certos momentos fica difícil não associar a série aos Changeman. Isso por que, a série tem algumas semelhanças como por exemplo, o fato dos 5 jovens fazerem parte de um exército de defensores da terra onde são escolhidos para herdar poderes lendários. No caso, o poder Chouriki não é muito diferente da força terrena existente em Changeman. Ainda falando em Changeman, o ator Shiro Izumi que todos conhecem como Ozora - Change Pegasus faz uma pequena participação na série.

Ohranger na minha opinião, tem um dos melhores começos para uma série Super Sentai dos anos 90. E ainda que o roteiro tenha sido em parte alterado depois, isso de maneira alguma fez com que a série perdesse o brilho. Muito pelo contrário, pois deu uma boa equilibrada proporcionando alguns episódios mais engraçados e divertidos. Penso que se a série for séria e dramática ao extremo pode se tornar um pouco chata e cansativa, então uma pequena dose de humor, não atrapalha e não faz mal a ninguém. Boa parte destes episódios cômicos, são interpretados por Shouhei/ Oh Green. O Capitão Miura, também tem uma participação importante na série, e é impossível não se lembrar do Chefe Masaki das séries Winspector e Solbrain. Isso por que Miura e Masaki tem praticamente as mesmas funções em ambas as séries, e como sempre a atuação do ator Hiroshi Miyauchi em Ohranger, é perfeita.
Gorou, o Oh Red já se tornou um dos meus Reds preferidos. Ele tem uma ótima postura de líder e sabe muito bem manter a equipe unida. Sempre se mantendo na linha de frente, e quando conheceu os demais membros, foi dando as instruções necessárias para que os novatos soubessem utilizar o poder de forma correta. Outra coisa em destaque neste personagem é sua determinação como guerreio e compaixão com os mais fracos, que no mínimo é algo para se admirar. O ator Masaru Shishido também é muito carismático e faz um excelente personagem, uma pena que este ator não atuou como protagonista em outras séries de Tokusatsu. Apenas algumas pontas.

Os episódios com uma maior carga dramática, fica por conta de Yuuji /Oh Blue. Dou destaque para o episódio 15, onde Yuuji conhece uma besta máquina que se rebela contra Baranoia após descobrir os reais planos de Bacchasfundo. Ele vem para a terra e se simpatiza com a terra e os seres humanos, no caso o Yuuji. O final do episódio como não poderia ser diferente tem um triste desfecho, mas a mensagem que é passada é muito importante. Juri e Momo, também ilustra episódios muito bem elaborados, como no caso do episódio 9, onde os 3 Ohrangers são envenenados e para salvá-los e derrotar a besta máquina, as duas trabalham juntas, bolando um plano inteligente e infalível mostrando o grande poder feminino.

A série dificilmente se torna cansativa, como muitos Robôs são inseridos durante os episódios, se tornando bastante interessante de se assistir e proporcionando ótimas cenas de lutas e cidades destruídas. Com a chegada de King Ranger, a série toma um rumo um pouco diferente e os vilões passam a ser tornar mais cruéis e as lutas ficam cada vez mais difíceis. Infelizmente, como nem tudo são flores o personagem King Ranger tem pouca participação na série para mim, e apesar de ter um papel muito importante, na minha opinião poderia ter sido melhor aproveitado. Uma das melhores partes do seriado, é quando todos enfrentam Bacchasfundo e o supostamente o destrói, algo que eu realmente não esperava que acontecesse. Com isso, um novo inimigo chamado Bomber the Great aparece para tomar o seu lugar.
O poderoso Gunmajin 

Antes de chegar a reta final da série, um outro personagem é inserido na trama, o grande Gunmajin. Este Mecha, é um ser lendário, quase um gênio da lâmpada, e inicialmente aparece em forma de uma escultura de pedra. Quando é inserida a chave em sua cabeça, ele se torna um servo e pode realizar qualquer desejo para quem o libertar. Posteriormente, ele acaba por auxiliar os Ohrangers nas batalhas, pois além de possuir grande força ele também pode se tornar gigante.


O novo inimigo Bomber the Great, tenta destruir Buldont filho de Bacchasfundo para tomar para si o império Baranoia. Porém Bacchasfundo que ainda vivia, usa suas ultimas forças e revivi e fortalece o seu filho o transformando em Kaiser Buldont. Com isso, a trama toma rumos inesperados, e realmente as coisas não ficam fáceis para nossos heróis. Baranoia intensifica os ataques, e as lutas finais ficam cada vez mais empolgantes e emocionantes, resultando em um dos melhores finais que já vi em séries da franquia. Como a série foi finalizada recentemente com legendas em Português, imagino que muitos ainda não tenham assistido a série, por este motivo não darei maiores informações sobre o final, mesmo para evitar Spoilers. E bom, neste review fica minha recomendação de Super Sentai para assistir. Ohranger vale muito a pena. Se você gostou de Changeman e Jetman, sem dúvidas irá gostar de Ohranger. Como eu disse no título da matéria, uma série vibrante do ínicio até o fim. Simplesmente imperdível!

Ficha técnica: 
Nome original: Chouriki Sentai Ohranger (Chõriki Sentai Õhrenja)
Produção: Toei Company
Produtor: Shigenori Takadera 
Direção: Shohei Tojõ
N° de Episódios: 48
Data de exibição: 03/03/1995 a 23/02/1996 
Exibição: TV Asahi
Música por: Seiji Yokohama

E este foi mais um review do nosso Blog Toku Force. Gostou? Compartilhe, comente e aguarde por novidades. Curtam nossa fan Page e participem do nosso grupo no Facebook para se manterem informados sobre as novidades! Forte Abraço!


BLOG TOKU FORCE - Valorizando o clássico e o novo da década mais divertida de todos os tempos!



Share:

3 comentários:

  1. Sou o Oh Blue mano! hahahahahaha Realmente gostei muito do seu review e é bom conhecer séries variantes e saber que o nome não é Power Rangers, porque procurei muito em saber o nome já dessa série e agora pude conhecer sobre ela!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional Venâncio já quero esse sentai

    ResponderExcluir
  3. Pra mim é uma das séries com uniformes mais bonitos junto com Dairanger e Kakuranger.

    ResponderExcluir