segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Papo de Tokufã Especial: Graziele Lopes

Boa tarde Tokufãs!!!
Hoje o Blog Toku Force tem o prazer de trazer mais uma matéria da sessão Papo de Tokufã Especial, ao qual tem rendido muitas entrevistas bacanas ao longo deste ano de 2015. A entrevista que trazemos hoje, é com a nossa grande amiga e colaboradora do Blog Graziele Lopes, que todos nós conhecemos como Grazi. Esta entrevista foi realizada no nosso grupo Toku Force no Whatsapp onde tivemos um papo muito interativo com ela e os demais membros do grupo, onde todos puderam fazer algumas perguntinhas. Vamos então descobrir o que ela tem a dizer sobre Tokusatsu, e como foi as suas experiências com essas séries? 





Tokuforce: Como você define a tokufã Grazi Lopes?

Grazi: Completamente louca e apaixonada. Eu sofro com os personagens, me divirto com eles, pego bronca, odeio, amo, me apaixono, esteriotipo. Tudo com 400% de intensidade. Por que eu não assisto, eu participo com a série.

Tokuforce: Tem alguma série tokusatsu no qual tenha te marcado na infância?Qual seria ela?




Grazi: Marcado minha infância? Nossa difícil. Acho que nenhuma, passava tudo zuado. Eu só curto Tokusatsu por causa da insistência do meu irmão.

Tokuforce: Qual a sua franquia de Tokusatsu favorita?



Grazi: Nem eu sei, mas eu acho que é Super Sentai. Apesar de estar apaixonada pelos Garos infinitos, também curto Kamen Rider, os Ultras também são mara, acho que a que menos sou apaixonada é Metal Hero.

Tokuforce: Gaim Vs Ozu: O que você achou dessas séries e também pelo fato dos dois terem se transformado em monstros nos momentos decisivos de suas respectivas séries?




Grazi: Eu amei muito Gaim e Ozu, mas achei toda a temática, enredo e estrutura de Gaim melhor. Acho Ozu meio massante em alguns pontos, faltou alguns personagens que levantassem a série. Acho Ozu super regular, nada foi muito surpreendente, a ponto de ficar caraca velho, não creio, olha isso!




Tokuforce: Sobre a Franquia Ultraman, qual o seu ultraman favorito? 

Grazi: Não assisti muitos Ultras, só Hayata, Tiga, Mebius, Nexus, Max, eu acho que tem mais algum, mas não lembro. Desses, sem dúvida, o meu favorito é Mebius. A história é fantástica, o roteiro é incrível, eu amo os personagens. Divino.

Tokuforce: Ainda sobre os Ultras, o que mais lhe cativa na franquia?




Grazi: O que mais me cativa? Vejamos: A qualidade impecável da Tsuburaya é um super diferencial. Além da qualidade, gosto muito da movimentação que é bem diferente, gosto das equipes. Acho muito legal a parada dele não poder lutar pra sempre, aquela piscadinha.

Tokuforce: Falando em "equipe" na franquia Ultraman, qual é a melhor dos seriados que você já assistiu?




Grazi: Puts, eu gosto da equipe do Mebius. Por que tem de tudo: tem o carinha que grita, tem o chefe do cafezinho, tem a menina fofa, tem a amarela macho, tem o doutor monstro, tem até jogador de futebol. Guys é muito bom!

Tokuforce: Na Franquia Sentai quais super equipes você recomendaria para um novo tokufã?




Grazi: Acho q na franquia tem Sentai para todos os gostos, precisava ter uma idéia do gosto desse novo tokufã. Por exemplo, se ele gosta de um drama, recomendaria Jetman, Gingaman, Shinkenger ou até Toqger.


Tokuforce: Há quanto tempo vc e fã de Tokusatsu, e como foi o seu primeiro contato com essa cultura?

Grazi: Meu primeiro contato foi na infância, quando meu irmão tirava de Chiquititas para colocar em Winspector ou Jiraya. Anos depois, ele novamente, me apresentou algumas músicas e me contava sobre as séries. Na época a gente lia e buscava fotos e é isso, nem sonhava em assistir. Daí em 2004, achamos em uma locadora um VHS de Jaspion e Winspector. Eu pirei em Jaspion e Winspector. Daí começamos a pesquisar com mais afinco. Até que achamos um cara, que conhecia um cara, que traria Chageman, Flashman e Maskman (meu irmão pirava neles). Depois de muito pensar compramos primeiros 12 episódios dos Flashman em uma qualidade horrível, muito de ruim, os personagens são praticamente negros de tão ruim, um áudio de panela osso.
Daí os anos foram passando, meu irmão foi aprendendo a andar pela cidade e fomos conhecendo as lojas e adquirindo aos poucos, um pior que o outro. Pagando caro, só para constar. Daí descobrimos uma loja, chamada GTC, nem sei se ainda existe, e meu irmão ia lá buscar, quando eu digo ia, é por que essa loja ficava na liberdade, eram na época três horas para ir e três para voltar. Até que eu conheci o Shaishai (Tokusatsus Video Store) e minha vida virou um mar de rosas...



Tokuforce: Quais são os principais aspectos que te atraem em um tokusatsu e até que ponto certas coisas são aceitáveis? (Por exemplo, humor, drama, etc)



Grazi: Eu acho que se o roteiro couber tudo é aceitável, só não gosto quando está ali para encher linguiça, sem nenhum motivo aparente. 
Eu gosto muito de tudo, mas o que mais me atrai é saber que aquele seriado vai me passar uma mensagem sem nenhum tipo de apelação para isso, entende? Que vai falar de amizade, de amor, de ódio, de uma maneira leve e gostosa de saber.

Tokuforce: Tendo em vista que a extinta manchete deixou de existir e muitas pessoas foram privadas de contemplar a magia dessas séries maravilhosas, você acredita que nos tempos atuais o Tokusatsu ainda poderia ser aceito por essa geração dos tempos atuais? 




Grazi: Acho sim, os recentes. Acho que, na verdade essa geração anseia por isso. Como professora, percebo como a falta de um herói do dia a dia afeta a eles. Tokusatsu é diferente de heróis Marvel por exemplo, por que os heróis Marvel sempre lutam por motivos mega enormes, a maioria, é tudo tão grandioso que infelizmente nos afasta. Tokusatsu não, tem história tão próximas, tão reais, tão palpáveis. Ao mesmo tempo, tão surreais, que nos inspiram.

Tokuforce: Como todos nós sabemos, o Tokusatsu ficou conhecido por ser pioneiro em diversas tecnicas de efeitos especiais, como: Maquetes, pirotecnia e Suitmation. Hoje em dia, os tempos mudaram e muitos desses efeitos que são características do Tokusatsu, foram substituidos por CGs. Na sua opinião, essa evolução foi boa, ou acabou tirando um pouco a essência desses seriados?




Grazi: Não acho que os efeitos sejam a essência de fato. Os efeitos podem até ter influenciado, mas a essência é outra. Tokusatsu é esperança, acho que é essa a essência. Eles nos faz acreditar que vale a pena, vale a pena mais um dia. Que a humanidade não é tão tosca quanto parece. Uma das cenas mais emocionantes que me aparece agora é quando a equipe do Mebius volta pra salvar uns coelhos, arriscando a vida. Também acho que mostra isso quando a população acende uma luz para o Tiga, se eu não me engano.
Tokusatsu nos mostra que o mal está aí e está dentro de nós, mas que nós é que escolhemos pra onde vamos e como vamos. Na cena final, da morte do Ryuki ele fala que passou a luta inteira só querendo acabar com a batalha. Acho isso lindo. A ingenuidade que sempre é tão desprezada pelas mídias, em Tokusatsu tem uma grande força.

Tokuforce: Qual o seu personagem favorito em questão de personalidade e que mais se destaca na questão de ações em batalha?




Grazi: Nossa são tantos, em questão de personalidade eu amo muito o Gaku de Fiveman, a maneira como ele se dedica aos irmãos, como, não fica explícito, mas dá a entender que ele se esforçou para ajudar a criá-los. Acho fantástico.
Em ações de Batalha eu gosto muito de dois: O Kiva que luta esplendidamente incrível, adoro e o Shiba que eu amo vê-lo lutando. E o mais bonito é o Akashi, que é o que eu mais amo.

Tokuforce: Das Séries exibidas no Brasil, qual foi a melhor na sua opinião e qual outra série você gostaria que tivesse sido exibido e dublado aqui no Brasil ?




Grazi: O que eu acho o melhor, sem dúvidas é Metalder, mas o que eu mais gostei acho que foi Jaspion. Queria que todos tivessem passado aquii. Mas eu ia pirar muito se chegasse aqui, acho que é Blue Swat e GogoV.

Tokuforce: Já que você mencionou alguns dos metal heros, muitos foram fascinantes a história toda, porém, deixaram a desejar no final. Na sua opinião, quais foram os Metal Heros que você não curtiu os finais?




Grazi: Que eu não curto o final? puts Shaider eu acho que faltou ver o Sharivan e o Gyaban. E RX, por que achei desnecessário algumas mortes.

Tokuforce: Sobre o Toku Force, gostariamos de saber como você conhecou o Blog o que você acha dele, e também como foi para você poder integrar na nossa equipe ?




Grazi: Bem eu já conhecia o blog antes de tudo, no princípio da vida, havia lido algumas matérias e isso, depois fiquei mais por dentro no grupo do Shaishai, que daí eu conheci o povo e tudo mais. Eu gosto muito do blog, apesar de infelizmente não poder participar efetivamente. Acho a equipe super legal, adoro participar dela.

Tokuforce: Para encerrar, deixe uma mensagem para o Blog Tokuforce.

Grazi: Mensagem: Se beber, não dirija... Brincadeira, queria agradecer a amizade de vocês e o espaço para falar um pouquinho. E Deixar minha frase favorita, ou uma delas pelo menos, um trecho da abertura do Decade do lindo e Divo Gackt:
"On the road dare mo tabi no tochuu hontou no jibunjishin deau tame"
Na estrada da vida todos viajamos pelo caminho afim de encontrarmos nosso 
verdadeiro "eu".



E este foi mais uma sessão Papo de Tokufã! Gostaram da entrevista? Deixem um comentário para nossa entrevistada, e não deixem de compartilhar e continuar nos seguindo. Obrigado por nos acompanhar! 



Agradecimentos especiais aos membros que participaram dessa entrevista: Guilherme Vargas e Vinny Belmot. 
Share:

2 comentários: