segunda-feira, 30 de novembro de 2015

De fã para fã: A importância do Tokusatsu em minha vida pessoal!

Fala meus amigos Tokufãs! Uma boa noite para todos vocês!
Peço licença para compartilhar um texto pessoal que escrevi a um pouco mais de 5 anos, onde falo de uma forma simples um pouco do que os Tokusatsu já representavam para mim desde aquele tempo.
Este texto estava escrito em um caderno que acabei encontrando por acaso. Estava bem velho devido ao tempo que estava guardado, e esperava divulgá-lo quando finalmente tivesse a chance de fazer parte de algum Blog ou site, por isso deixo registrado aqui o meu agradecimento ao meu grande amigo Admilton, que me deu esta oportunidade, e agora posso compartilhar este texto com todos vocês Tokufãs, que com certeza também já tiveram grandes momentos assistindo estes seriados. Muito obrigado a quem ler e se possível, nos conte também a sua história com o Tokusatsu, pois como diz a nossa amiga Tatiane de Souza do Blog Tatisatsu: "Momentos marcantes são eternos..."

Crédito da imagem: Blog kyoemptyspace
“Esta é uma pequena homenagem que presto ao Tokusatsu. Algo de muito valor e importância para mim, e claro a todos estes fantásticos heróis Japoneses, que viverão para sempre no meu coração”.

UMA LIÇÃO DE VIDA...

Toda criança tem um herói em sua vida, um personagem que guardamos no coração e vivemos a vida se esforçando, com o objetivo de sermos como ele; forte e determinado. Com isso, muita gente viveu e cresceu sendo influênciados por esses personagens. Isso de certa forma, ajudou muitas pessoas a "crescerem" como seres humanos, e muitos Brasileiros que viveram nos anos 70, 80 e 90, com certeza teve pelo menos um herói Japonês em sua vida.

A saga destes grandes heróis, chama-se “Tokusatsu” que traduzindo a risca, significa “Filmes de efeitos especiais”. No entanto, para nós, este nome tem um significado muito maior, pois mostra histórias diferentes se comparado a outros heróis. Aqui temos uma realidade em meio a ficção que muitas vezes conseguimos identificar até mesmo com a nossa vida pessoal. Estes heróis muitas vezes são manipulados pelo destino, tendo até mesmo que lutar contra pessoas importantes em suas vidas. Se sacrificam em prol da paz no universo, são traídos pelas pessoas ao seu redor, muitas das vezes por preconceito e desconfiança. Arriscam suas vidas e protegem a todos, até mesmo seus próprios inimigos.
Todas estas características e mensagens de amor e justiça, nos fizeram crescer com um pensamento semelhante aos destes heróis que superam toda a dor de serem “diferentes” e lutam até o fim sem jamais desistir. O Tokusatsu, com toda certeza é uma lição de vida para muitos. Por este motivo que muitas pessoas, assim como eu, tem estes personagens como os heróis das suas vidas até os dias de hoje.



A IMPORTÂNCIA DO TOKUSATSU NA MINHA VIDA PESSOAL...

O Tokusatsu sempre fez parte da minha vida desde a minha infância, porém a muito tempo 
essas séries se distanciaram da TV aberta, e com isso também acabei ficando muito tempo sem acompanhar uma série deste gênero. Voltaria apenas no ano de 2007, quando estava com 14 anos de idade, e pude voltar a acompanhar estas maravilhosas séries graças aos colecionadores e fãs que disponibilizavam muitas delas pela internet. A primeira coleção de DVDs que me recordo ter conseguido, foi da série Kamen Rider Black, que até então, não havia assistido ainda até o seu final. Com o passar do tempo fui aumentando minha coleção e assistindo mais e mais séries, clássicas e atuais. E posso dizer que minha admiração e amor por estas produções foi aumentando a cada dia.

Kamen Rider Black, foi a série que mais me cativou e chamou a atenção, assim como a que mais me ensinou e também, em muitos momentos, me emocionou. Por este motivo, a tenho até hoje como uma de minhas séries favoritas e de maior influência na minha vida. A série exibida aqui no Brasil no início dos anos 90 ainda pela extinta Rede Manchete, contando com 51 episódios, contou a vida conturbada de Issamu Minami (Kotaro, no original) que sempre viveu feliz junto de seu Pai e irmãos de criação; Nobuhiko Arkizuki, Kyoko e Satie (Katsumi, no original). Ao completarem 19 anos, os dois irmãos são raptados pela organização Gorgom e submetidos a uma operação mutante para serem transformados nos imperadores seculares, Black Sun e Shadow Moon, respectivamente.
Por sorte, Issamu consegue fugir, no entanto seu irmão não tem a mesma sorte e é transformado no príncipe das trevas. Logo, Issamu também descobre que seus verdadeiros pais foram mortos pelos Gorgons e assim como o seu pai de criação que chega a morrer em seus braços. Ele se volta contra a organização maligna e então começa todo o drama que envolve o seriado, pois como Kamen Rider se vê obrigado a lutar até a morte contra o seu próprio irmão para que assim o sol voltasse a iluminar o nosso mundo. Kamen Rider se sacrifica em nome da terra e de todos os seres vivos. Na minha opinião, um dos momentos mais emocionantes da história do Tokusatsu. 
E são muitos outros momentos marcantes e emocionantes desta história que realmente nos surpreende, pois você consegue enxergar uma humanidade muito grande nos personagens, e as mensagens que essas séries tentam nos passar, é de que nós devemos lutar até o fim pelos nossos ideiais, sem jamais pensar em desistir e proteger as pessoas importantes de nossas vidas, assim como preservar tudo aquilo que possui vida no universo, não importando a aparência, raça e muito menos a cor da pele, devemos olhar apenas o coração.



UMA VISÃO ALÉM DO ALCANCE...




É uma pena mas desde os primórdios do Tokusatsu é notável um grande preconceito por parte de muitas pessoas que muitas das vezes julgam como algo infantil e sem sentindo, claro por não saber a sua real essência e também por não conseguir enxergar o Tokusatsu mais a fundo. Quando as pessoas assistirem essas séries não apenas pelas batalhas épicas que são mostradas, mas também enxergando a construção dos personagens e as mensagens que são passadas, verás que o objetivo dessas produções, não são apenas lucrativos, mas também é uma forma de entretenimento, diversão, emoção e como já disse, um meio de transmitir mensagens positivas que podemos utilizar em nossa vida pessoal.

Mas, há pessoas que conseguem enxergar e entender esses valores e ensinamentos, que se formos avaliar são muito valiosos e importantes, e muitas pessoas já utilizaram isso como um escape para fugir da realidade e dos problemas rotineiros que em muitas vezes, dependendo da situação nos impedem até mesmo de sorrir. Este mundo de fantasia, no entanto nos ajuda a termos esperança e forças para continuar seguindo nossos sonhos, pois ainda que a vida seja dura demais podemos ter momentos de alegria e contentamento com as incríveis histórias e sagas desses grandes heróis.
Acho que esse é um dos maiores motivos do Tokusatsu ser tão importante não só para mim, mas como para a vida de muitos. Se todas as pessoas fossem capazes de entender toda essa filosofia, com certeza o Tokusatsu seria muito mais respeitado e teríamos um mundo melhor e com pessoas melhores, e não teríamos essas brigas e desentendimentos que normalmente vemos em diversos meios de comunicação e até mesmo em nosso dia a dia.

FINALIZANDO

Como grande fã e admirador de Tokusatsu e toda a riquíssima cultura Japonesa, não sei se poderia chamar isto de homenagem, já que se trata de um assunto de muito valor e importância em minha vida, acho que este texto, mostra apenas um pouco do que sinto a respeito dessas produções já que todo meu carinho e dedicação não poderia ser expressado apenas com poucas palavras.
Esta pequena homenagem também vai merecidamente para outros heróis, pois sem eles, nós não teríamos conhecido esta arte. São eles: Eiji Tsuburaya e Shotaro Ishinomori, e é claro a todos os produtores, roteiristas, diretores, atores e dublês. Enfim todos os envolvidos nesta cultura tão valiosa como o Tokusatsu, com certeza se não fosse por eles nada disso hoje existiria.
Portanto, vida longa ao Tokusatsu, que ele esteja sempre presente em nossas vidas para sempre! E que continuem nos dando força para seguir em frente e realizar nossos sonhos e objetivos. Continuem com os ensinamentos de paz, amor e justiça.
Que o Tokusatsu esteja sempre em nossos corações...

Para finalizar esta homenagem, colocarei aqui uma mensagem que me emocionou muito e a qual me identifiquei pelas palavras sábias ditas por um grande herói:

“Mesmo que sinta solidão, viva sozinho, não conte com os outros. Conte com a sua própria força e seja um Homem forte e corajoso, vencendo todas as barreiras...”



- Dan Shimaru – Lion Man 








Share:

4 comentários:

  1. Quando assistia o filme-toku Shogun Mayeda nos anos 90 no SBT, aprendi o que é Honra. Quando assistia o seriado-toku Patrine, aprendi o que é ter Amor. Quando assistia Goggle Five, aprendi o que é União. Quando assistia Shaider, aprendi o que é ter Perseverança. Enfim, se fosse enumerar o que eu aprendi com cada uma das séries que eu assisti, levaria a noite inteira. Mas sim, é muita coisa que podemos aprender com os tokus, não importa a idade, o gênero e o tipo. Cada série, filme ou produção, exibida ou não no país, vai nos passar alguma coisa que vamos carregar pela vida. :D

    ResponderExcluir
  2. Compartilho do mesmo pensamento de vocês.
    Belo texto Vena.

    ResponderExcluir
  3. Cara, eu FELIZMENTE nasci em 1992 kkkk onde muitos já amavam os tokusatsus
    eu só pude conhecer quando a grande maioria já estava saturado ( dos reprises da manchete ), e na minha casa nao pegava a manchete, intão eu conheci alguns tokusatsus, graças a uma locadora onde havia alguns (jaspion, cybercops, sharivan e jiban), nao era muitos episodios era coisa de 6 episodios por tokusatsus ( 2 episodios por fita ), mano TOKUSATSU é TOP hsuahush

    ResponderExcluir