sábado, 31 de outubro de 2015

Conheça o herói ágil Zubat!

Boa tarde pessoal, já estão aproveitando o final de semana com feriado? Para quem não vai viajar, claro que é um bom momento para tirar o atraso de algumas séries e também reservar um tempo para leitura. Pensando nisso, pensei em escrever essa matéria sobre uma série o qual me tornei fã logo de cara! Quem me conhece sabe o quanto eu sou fã das obras de Shotaro Ishinomori e por este motivo estou sempre tentando trazer alguma produção dele aqui no Blog. As primeiras que escrevi foram sobre Kamen Rider Black e tambem sobre o universo de Kikaider, que vocês podem conferir aqui. 
Nesta matéria vocês conferem um pouco sobre a série Kaiketsu Zubat, estrelando o grande Hiroshi Miyauchi. Se você ainda não conhece a obra, eis aqui uma ótima oportunidade para conhecer e também saber algumas curiosidades sobre a série! 








                                             


                







A década de 70 sem dúvidas foi uma das décadas mais criativas e mais importantes para as séries de Tokusatsu. Foi na década de 70 que foram criadas as franquias Kamen Rider, Super Sentai, além de uma enxurrada de séries que eram exibidas a exaustão na TV Japonesa. Entre todas essas séries, houveram muitas que se destacaram pelas características únicas, e heróis muito marcantes como é o caso desta que irei falar agora.
Trata-se de Kaiketsu Zubat (Magnífico Zubat) série que estreou no dia 2 de Fevereiro substituindo a série Tatakae! Ninja Captor, e tendo seu final exibido no dia 28 de Setembro do mesmo ano. Foi produzido pela Toei Company e contou com apenas 32 episódios exibidos originalmente pela TV Tokyo. Foi também mais uma das muitas criações de Shotaro Ishinomori. Como todos sabem, Ishinomori foi quem criou as franquias já citadas e também grande parte das séries dos anos 1970, sendo um dos responsáveis pela modernização do Tokusatsu e um dos nomes mais influentes da época.



Diferente da grande parte das obras de Ishinomori, Zubat não é um mutante ou Cyborg, nem muito menos possuí naves, mechas ou enfrenta monstros. O herói pode ser considerado o personagem mais humano já criado pelo autor, pois aqui ele luta contra gangues e bandidos que fazem confusão, torturando e matando as pessoas afim de roubar e conquistar suas terras. Talvez por ser diferente, Zubat conseguiu se tornar muito popular no Japão, sendo até hoje muito lembrado pelos fãs do autor. Mas o que não se pode negar, é que parte deste sucesso se deve (E muito) ao ator Hiroshi Miyachi, que aqui fez um dos seus melhores trabalhos como Ken Hayakawa! Se este nome não lhe é conhecido, provavelmente você o conhece pelo seu trabalho nas séries Winspector e Solbrain, onde ele interpretou o Chefe Masaki. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele a seguir.

O ROSTO POR TRÁS DO ENIGMÁTICO HERÓI


Hiroshi Miyauchi nasceu no dia 14 de Junho de 1947 em Chiba no Japão. Aos 20 anos de idade começou a sua carreira na Televisão participando da série policial Key Hunter (1967). Após isso, ele faria seu primeiro papel em uma série Tokusatsu interpretando Shiro Kasami em Kamen Rider V3 de 1973. O ator, rapidamente ficou famoso e muito popular pelas suas atuações e coreografias como ator e dublê. 

Hiroshi era um ator muito participante em todos os seus trabalhos, e sempre dava algumas dicas de ação até mesmo para os diretores das séries. Em 1975, foi convidado a participar da série Himitsu Sentai Goranger pelo próprio Ishinomori que praticamente teve que “convence-lo” a aceitar o papel, pois o ator já se encontrava com a agenda lotada de trabalhos. Depois de uma longa conversa no escritório do Sr. Ishinomori, Hiroshi aceitou o papel e interpretou Ao Ranger/Akira Shinmei. Com este papel veio a sua consagração como ator e logo após o termino de Goranger, veio a série Kaiketsu Zubat. Perto do final das gravações de Zubat, ele recebeu um novo convite da Toei para participar da série JAQK Dengekitai, onde interpretaria Soukishi Banba, o Big One. O personagem foi introduzido no episódio 25 da série JAQK. O ator revelou que teve até mesmo uma certa dificuldade em conciliar os dois trabalhos, já que as personalidades dos personagens eram bem diferentes. No entanto, o ator também relatou em uma entrevista que mesmo gostando muito de ter interpretado Big One, Ken Hayakawa ainda assim é o personagem mais parecido com sua real personalidade.

Os próximos trabalhos de destaque de Hiroshi, viria agora nos anos 80, quando fez uma ponta na série Uchuu Keiji Gavan interpretando o policial do espaço Alan nos episódios 30/31 da série. Mais tarde em 1990, onde viveu o Chefe Masaki nas séries Tokkei Winspector (1990) e Tokyyu Shirei Solbrain (1991) e Tokusou Excedraft (1992) respectivamente. Em 1995, novamente fez mais um papel de destaque na série Chouriki Sentai Ohranger como o Chefe Miura Naoyuki. Após estes trabalhos, o ator ficou um tempo afastado das series Tokusatsus, vindo a viver Soukishi Banba/Big One novamente no filme Hyakujuu Sentai Gaoranger vs Super Sentai em 2001. Em 2005 fez Tachibana Tobei, no filme Kamen Rider The First produção que trouxe uma nova versão do clássico Kamen Rider de 1971. Tanto Zubat quanto Kamen Rider V3, fazem até hoje muito sucesso no Japão e também no Havaí, onde existe uma loja de departamento chamada Shirokiya onde o ator é convidado para um evento com sessões de autógrafos a cada dois anos. Lembrando que Kikaider também é muito popular no Havai e até existe um evento chamado ”Kikaider Generation” totalmente dedicado a série.

Hiroshi Miyauchi, como já disse acima não só atuava como ator, mas também era dublê, e o que talvez poucos saibam, é que ele já chegou a ter alguns trabalhos como cantor, inclusive cantou a abertura da série Kamen Rider V3 e também a música “Futari No Chiheisen” da série Zubat. Atualmente o ator está com 68 anos de idade e ao lado de Hiroshi Fujioka (o primeiro Kamen Rider) é até hoje considerado um dos atores mais influentes e carismáticos da cena Tokusatsu no Japão.


































HISTÓRIA E PRODUÇÃO



A série começa com uma gangue da organização Dakka atacando uma Jovem chamada Midori Asuka e seu pequeno Osamu. Neste momento, o irmão mais velho de Midori, Goro Asuka aparece para salvá-los, porém é intimidado por um dos chefes da organização. Eis que aparece Ken Hayakawa e apresenta-se tocando uma música no violão, a canção “Nippon ja niban me da” (“Você é o número 2 do Japão”).  Rapidamente ele dá um jeito nos bandidos e salva Goro e seus irmãos. Ken e Goro eram antigos melhores amigos. Ao voltarem para a casa, eles descobrem que o veículo em que eles estavam, estava prestes a ser destruído por uma bomba relógio. Ken e Goro tiram todos do veículo e correm para algum lugar vazio para que ocorra a explosão sem que ninguém fosse atingido. Eles conseguem, porém Goro é gravemente ferido.

Ken o leva ao hospital, no entanto, o pior acontece e o hospital é atacado por Dakka. Em meio a grande confusão, o ainda ferido Goro tenta salvar as pessoas do hospital junto com Ken, porém é cruelmente assassinado na frente de seu melhor amigo. Começa então a trama da série, pois Ken parte para a vingança afim de descobrir quem matou o seu melhor amigo. Ele aproveita para finalizar o projeto que Goro estava desenvolvendo, um poderoso traje que seria usado apenas para exploração espacial. Com ele, Ken ganha força, agilidade e capacidades sobre-humanas. Além do traje, ele também finaliza o super carro voador “ZubatCar”. Com isto ele se torna o herói ágil Zubat e também “herói errante” como ele mesmo se auto denomina.


Ken guarda o traje dentro de um compartimento secreto dentro do seu próprio violão. A principal arma de Zubat é um chicote no qual ele também pode recolher para usá-lo como punhal. Apesar de poderoso o traje de combate tem um ponto fraco e ao usá-lo Ken também arrisca sua vida, já que o mesmo só pode ser usado no limite de 5 minutos e isso é contado a partir de um cronômetro que começa a rodar assim que a máscara de Zubat é fechada.  A cada episódio um novo criminoso de Dakka aparece e sempre antes de eliminá-lo, Ken pergunta se foi ele o assassino de seu amigo Asuka. Todas as vezes ele desaparece antes da chegada da polícia, e sobre o criminoso deixa um cartão de visita com o “Z” e nele escrito os crimes que ele cometeu.

Uma característica única de Ken, é que em todos os episódios, os seus inimigos acreditam serem os melhores em algo (exemplo, arremesso de facas, pontaria de revólver e até lança flecha) porém Mr. Hayakawa sempre prova que pode fazer melhor que seu inimigo e que o mesmo é apenas o segundo melhor do Japão. A série possuí uma carga dramática, mas também tem certos momentos de muito humor. A cada episódio, o detetive Ken se envolve em situações bem diferentes o que não faz com que a série se torne cansativa.

Será que Zubat conseguirá encontrar o criminoso de seu melhor amigo e assim realizar a sua vingança? Deixarei para que vocês mesmos descubram assistindo a série, e já adianto que os momentos finais reservam ótimas surpresas!

 Apesar de ter enfrentado um baixo orçamento, assim como muitas séries da Toei enfrentou na década de 70, Zubat é uma série que conquista pelo enredo bem desenvolvido, drama e o carisma do ator Hiroshi Miyauchi. Ao longo da série, podemos ver diversos atores conhecidos como por exemplo: Ban Daisuke ( Jiro/Kikaider) que aparece no episódio 28, Shunsuke Ikeda ( Ichiro/ Kikaider 01 e Takeshi Minami / O Regresso de Ultraman). No episódio 12 temos também a participação de Nakata Hirohisa (Imperador zero/ Kamen Rider Amazon), entre outros atores famosos. A trilha sonora da série é composta por Kyo Keisuke e as músicas de abertura e encerramento foram interpretadas pelo grandioso Mr. Anison Ichiro Mizuki! Novamente fez um excelente trabalho cantando Jigoku no Zubat (Abertura) e a inspiradora “Otoko Wa Hitori Michi Wo Yuku” que foi usada como encerramento da série. Toda a série foi remasterizada e atualmente foi lançada completa em DVD Box no Japão e já pode ser adquirida no site do Ebay (por aquele precinho nada amigável). Abaixo você confere a abertura da série:



CURIOSIDADES

No episódio 10 da série, temos a participação mais que especial do próprio Shotaro Ishinomori. Nos anos 70 e 80, o mangaka já fez outras participações em séries de sua criação a exemplo de Kamen rider Black onde aparece no primeiro filme da série.


A origem da palavra "Zubat" é bem simples. Na verdade "Zubatto" como e pronúnciado em Japonês não e nada mas que o som emitido pelo chicote do herói. 


Posteriormente, o traje de Zubat serviria de base para a criação do herói Viewtiful Joe. O personagem da Capcom é muito popular nos video-games e também já ganhou uma animação exibida aqui no Brasil.


Em 2011, o herói fez uma participção especial no filme "OOO, Den-o: All Riders Let's Go Kamen Riders" junto de outros heróis de Shotaro Ishinomori como: Kikaider, Kikaider 01 e Inazuman. O filme foi feito em comemoração aos 40 anos da franquia Kamen Rider no Japão. 


Ficha técnica:

Título Original : 快傑ズバット Kaiketsu Zubatto - Magnício Zubat
Criação: Shotaro Ishinomori 
Produção: Toei Company 
N°de Episódios: 32 
Exibição Original: TV Tokyo ( 02/02 de Fevereiro a 28/09 de 1977)
Produtores: Hakuo Kondô e Kojin Ono
Direção: Hideo Tanaka
Compositor: Keisuke Kyô
Elenco: Hiroshi Miyauchi (Ken Hayakawa)
Nobuko Ōshiro (Midori Asuka)
Osamu Terada (Nobuyuki Nakano)
Narração: Shin Aomori


Por enquanto é isso pessoal! Espero que tenham gostado desta matéria especial sobre Zubat. Deixe um comentário para nós dizendo o que achou desta matéria. Curta nossa Fan Page e não deixe de acompanhar as próximas matérias especiais! Um grande abraço a Todos!

Blog Toku Force - Valorizando o novo e os clássicos da década mais divertida de todos os tempos!

Share:

2 comentários:

  1. Matéria incrível mano, como sempre só posso dizer que ficou num alto grau de excelência e me deixa orgulhoso! Hhehehe Senti muita vontade de checar a série e muita curiosidade pelo final!! Continue assim irmão, suas matérias são sempre um grande sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente Matéria, deu vontade de assistir.
    Parabéns pela matéria Venancio.

    ResponderExcluir