terça-feira, 16 de junho de 2015

Papo De Tokufã - João Gabri-El, o '' boss '' do Interruptor Nerd.


'' Tokusatsu é a realidade e a imaginação unidas com muitas explosões e roupas extravagantes ''

Depois do meu amigo Admilton ter entrevistado o nosso super amigo Gao Alberto Hunter, desta vez venho fazer um papo de toku-fã com um grande amigo meu, considero este cara como um irmão, estou falando do João Gabriel um grande parceiro do Toku Force que comanda o Blog Interruptor Nerd ( que por sinal, é um dos meus blog's favoritos). Não foi por a caso de eu ter escolhido o João para esta entrevista, sua opinião é bem definida, consistente e de forma bem humorística ( no que me faz rir demais ! ) eu até pensei que o João não ia topar em fazer uma entrevista para o Toku Force, eu mesmo fui conversa com ele e ele foi super carismático em aceitar o convite, mas felizmente o nosso amigo correspondeu a nós e agilizou e ajudou em muito nesta entrevista. O trabalho que mais admiro do João é o seu trabalho fazendo Podcast, ( eu ainda estou devendo um Podcast para o João, não esqueci ainda viu rs ! ) a forma que ele interage com os outros participantes é muito presente em seus Podcast, e ele sabe explorar muito bem o tema escolhido, na qual vão discutir, e sabendo também não deixar o papo morrer. Enfim, mas chega de conversa furada e vamos conhecer melhor o João e a sua opinião, bora lá !

1-) Toku Force : Primeiramente é um prazer conversar com você João, e obrigado por nos dar um pouco do seu tempo, como toda entrevista nos diga, como conheceu o Tokusatsu ?
R : Como quase todo mundo com mais de vinte anos, foi pelas infinitas reprises que a Dona Manchete e companhia faziam, acho que a unica série inédita que assisti na época de pirralho catarrento foi "Super Human Samurai"(Adaptação de Gridman). Acho que fui da ultima leva da "Geração Manchete" 

2-) Toku Force : Já sabemos que você é o '' Boss '' ( Chefe ) do Blog Interruptor Nerd, nos diga qual foi a sua ideia de querer ter um Blog ? você queria ter um blog só para expressar as suas ideias ? ou queria ter um blog, só por achar legal mesmo ?
R : Foi basicamente isso, para que eu pudesse falar as merd....perai? Pode palavrão né? Então, continuando...pra falar as merdas que eu penso sobre o que assisto, leio, escuto, etc.

3-) Toku Force : Continuando a falar do seu blog, bem antes de ter a ideia de criar um, você já teve alguma vontade de expressar as suas ideias em alguma outra mídia diferente, tendo ou não relação o Tokusatsu ? 

R : A gente sempre tem né cara, e geralmente começamos em rodas de amigos. Todo nerd gosta de debater sobre o que gosta, o que, na parte relacionada a toku é um pouco difícil, pois, não somos um grupo lá muito grande (dos fãs mesmo) e temos várias divisõezinhas imbecis que tornam a convivência na '' tokusfera '' (em qualquer mídia) um cadiquinho complicada (desculpa o minereis ai), mas voltando ao ponto original da pergunta (eu tenho o dom de fugir dos assuntos involuntariamente), acho que todo fã quer expressar sua opinião sobre aquilo que gosta ou não de alguma forma, e hoje em dia, com grupos do face, fóruns e qualquer outra forma.

4-) Toku Force : Há um mês atrás, vimos a revelação de uma nova série da franquia Ultraman, o Ultraman X, em sua opinião, porque o toku-fã brasileiro não dá a merecida atenção a esta franquia ? e por um lado engraçado vimos a exibição ( até recente ) de Ultraman Leo no Crunchyroll, até meio sem empolgação, porque disto ?
R : Porque o Tokufã brasileiro (o publico brasileiro em geral na verdade) é babaca pra caralho. E grande parte da "falta de atenção" com as séries Ultras é que muitos acham que elas são coisas de velho ou para criancinhas pequenas, tipo um teletubbies com super heróis, o que não é, nem de longe a verdade. É uma franquia riquíssima, com todo um charme próprio (e clichês próprios também) e que mantem coisas que, pra várias pessoas, não deveriam manter. O publico em geral não quer conhecer coisas novas, só quer o que já conhece, quer o mastigado e se prende a preconceitos (geralmente por causa de influencia de alguém ou de um grupo) e perdem séries que são sensacionais de várias franquias.

5-) Toku Force : Bom falando um pouco de '' Kamen Rider Decade '' eu vi uma matéria sensacional sobre a série no blog ( Henshin World ) e vi que tu tem uma enorme bronca com a série, sabemos que a série é amada por muitos e odiada por muitos, mas me diga o porque de você detestar tanto o Decade ?
R : Vou citar dois motivos principais : Desrespeito com os riders anteriores (mesmo sendo versões alternativas) e o clássico roteirista bêbado.
'' Decadência '' tinha tudo pra ser a melhor série da história, mas um roteiro sem direcionamento, a '' escrotização '' com os personagens de cada mundo (e não to falando das transformações em "armas" nas mãos do DCD), tentando sempre enaltecer Tsukasa rebaixando os outros personagens que deveriam ser bem apresentados, os atores não são carismáticos e fracos (com algumas exceções). Bem, esses são alguns pontos que me fazem detestar DCD, é uma puta ideia, mas mal executada. Ah, mas pra não ser totalmente "Hater", gostei e muito da participação dele no "Showa Vs Heisei Riders", ali ele funcionou muito bem.

6-) Toku Force :  Você acha certa a forma que a Toei vem tratando a franquia Super Sentai ? vimos muito de uns anos para cá a Toei dando não sei se é a palavra certa '' importância '' para os Rider's ( Kamen Rider Gaim que o diga ) de que os Sentais ? na sua opinião, você acha que a importância que a Toei esta dando aos Rider's interfere diretamente aos Sentais ?


R : Cara, sinceramente, fora as séries comemorativas, os sentais atuais só servem pra se transformar em PR ( Power Ranger's). Eles não estão muito preocupados com a qualidade das séries, não só da franquia SS ( Super Sentai ), mas de todas, e isso é ruim pra quem assiste, mas muito bom pro bolso da TOEI, por que, quem manda no universo Tokusatsu são as produtoras de brinquedos (vulgo, Bandai) e pra elas, o roteiro e a audiência não são lá muito importantes desde que vendam bem os brinquedos. Acho que os sentais deveriam dar uma pausa de, pelo menos, dois anos. Pra repensarem a franquia como um todo e não só como fonte de bonequinhos, porque, Kyoryuger (que eu chamo carinhosamente de Digimon Sentai) e Tokkyuger foram muito, mas muito fracos, e, no pouco que eu vi, Ninninger está indo no mesmo caminho. Mas, enquanto vender bonecos, os sentais estarão ai, firmes e fortes.

7-) Toku Force :  Nestes anos que você já viu assistindo tokusatsu, qual a franquia que você mais se apegou ? 
R : Power Rangers com toda a certeza! Apesar de amar a família Ultra (que, dos Tokus japas, é a minha franquia favorita), PR (Power Ranger's) tem e sempre terá um lugar especial no meu coração, tanto que temos até um podcast exclusivo para os defensores de Alameda dos Anjos (que é o primeiro, e até agora único podcast voltado para eles). E um dos motivos de gostar MAIS de PR (Power Ranger's) do que dos SS  (Super Sentai) é o universo integrado e com explicações, mesmo que, as vezes, idiotas.

8-) Toku Force :  Falando ainda sobre franquias, você gostaria de ver em um futuro próximo, a volta da franquia '' Metal Hero '' ou não ? ou você deixaria a franquia enterrada ? ( apesar dos filmes recentes ).
R : Acredito que filmes ou séries curtas seriam o ideal. Eu gosto dos Metal Heroes, mas a franquia, "morreu" a mais de 20 anos, então, não acredito que teremos novas séries deles. Mas vejo o mercado de vídeo um ponto promissor, principalmente pelos filmes do Sharivan Jr e Shaider Jr, que, pra mim, foram muito bons. E, com a Netflix e outras produtoras pra internet, quem sabe, a TROLEI, não vê no mercado digital, uma plataforma boa para experimentarem um retorno seriado para os heróis metálicos? Sei lá, acho que seria bacana.

9-) Toku Force :  Bom, vamos falar agora dos tokus que passaram aqui no Brasil, quem nunca ouviu falar que ( Kamen Rider Black é o mais machão de todos os Rider's, não se faz mais tokusatsu como antigamente ) entre outras coisas, mas porque o toku-fã mais velho ( nem todos ) se limita a assistir só as séries exibidas aqui no Brasil ? e porque não experimenta ver as obras mais recentes ? já vi casos de pessoas nem sequer assistir uma série mais recente e começa a falar mal da série, o porque disto ? 


R : Porque, tirando o fator nostalgia, o publico brasileiro é preconceituoso e acomodado, só vai no que sabe que vai lhe agradar, não tenta buscar nada novo, principalmente, se esse "novo" lhe for estranho aos olhos. Brasileiro não entende que tokus, e qualquer série de qualquer lugar, é feito para agradar o publico daquele pais em especifico, não os outros. E, além disso, vários não assistem a série, leem resenhas no Wikipédia e alguns posts de páginas, filtram o que apoia a opinião sem base de nada e cagam pelos dedos. Outro ponto é que, hoje em  dia é moda "ser o cara que fala mal de tudo" pra ser diferente. Em suma, os "tokufãs" são burros (a), preconceituosos (a) e acomodados (a) na minha opinião, e não, não estou criticando quem prefere series antigas, mas reconhece o valor das novas, e sim aqueles que só se interessam pelas antigas, ou de um período especifico e acham tudo que é novo uma bosta, sem ao menos ter assistido.

10-) Toku Force : Apesar de termos brigas por causa de qual geração de tokusatsu é melhor, temos um outro problema, sim, estou falando da briga chata entre Super Sentais Vs Power Ranger's, qual a sua visão sobre este problema, e se possível, qual a sua visão para acabarmos com este male ( se tiver como acabar ). 

R : Essas guerrinhas são o que fode a tokunet, parece que um quer ser melhor que o outro. A solução dessa porra é o respeito, não gosta ou prefere um do que outro, beleza, mas não encha o saco de quem gosta de algo diferente de você, debata, converse. Por exemplo, eu sou fã do Goggle Red, e ele adora DCD ( Kamen Rider Decade ), só por isso eu vou xingar o cara ou falar que ele "não entende o universo dos Riders" só por ter uma opinião diferente da minha? Claro que não, o problema, como já falei, é a maldita modinha de que se você é fã de algo, tem que odiar e escrutar o "concorrente". Um caso que me deixou puto, foi em uma das entrevistas da Tati, que um cara disse que, se lhe fosse possível, acabaria com tudo relacionado a Power Rangers por que ele acha babaquice. Porra cara, não gosta, não veja. Mas não fale mal de uma franquia que salvou o rabo dos Sentai que, na década de 90, passavam por maus bocados e corriam o risco de serem cancelados, e a TOEI é Co-PRODUTORA DE PR (Power Ranger's). Acho babaquice essa guerrinha e quem joga mais lenha nessa fogueira das vaidades, por que é a isso que se resume "o meu é melhor que o seu e mimimi''.

11-) Toku Force : Himitsu Sentai Goranger, foi um projeto que o nosso parceiro Rampage Sub's abraçou e está legendando, ( um trabalho fantástico por sinal ! ) você acha importante que os fansub's deem importância e arrisquem a legendar séries de tokusatsu mais antigos ?
 
R : Claro que sim, é bom conhecer o passado e ver a evolução das séries e como coisas corriqueiras surgiram. Adorei a iniciativa e espero que partam logo pra franquia Ultra que tem poucas séries legendadas. Ou outras franquias fora do '' TOEIVERSO '' que a maioria se acostumou a acompanhar.

12-) Toku Force : Certa vez, a gente conversou sobre o National Kid e por meio de conversamos bastante sobre a série, tive a ideia de fazer uma matéria a mais completa possível sobre a série, parando para pensar, porque está série não é tão ovacionada como Jaspion e Changeman aqui no Brasil ( sabemos que estas séries tem a sua importância e que na época teve muito mais fãs do que ao próprio National e o público daquela época tinha uma mentalidade diferente do que o público dos anos 50 ). Mas daria para o toku-fã pelo menos ressaltar que a série teve uma grande importância, não só no Japão, pois vemos falar muito pouco sobre ela. O que acha disto ?

R : É o problema do "É velho, é tosco, é mal feito, é ruim", a galera se esquece que foi o Garoto da Panasonic que apresentou o tokusatsu pros brasileiros, mas só falam da série como algo "ah, meu pai assistia isso", e não percebem a importância da série por aqui, talvez, não por seus méritos, mas por ter sido a pioneira do gênero em terras brazucas.

13-) Toku Force : Voltando ao inicio, como foi iniciar um projeto de Podcast no Interruptor Nerd ? você teve alguma dificuldade ou já tinha a manha de fazer ? ( Podcast Switch On - Página Oficial e Morph Cast - Página Oficial )


R : Cara, não tinha manha nenhuma (e ainda não tenho). Foi mais na empolgação do que qualquer outra coisa, mas é muito bacana, fiz grandes amigos lá, como o Lucas, o Dudu, o velho alcoólatra do Agustin, o Rider Pink, o Legionário, Davi, etc... E, apesar das dificuldades, é algo prazeroso e que eu adoro fazer (até editar, que é chato pra caralho). 

14-) Toku Force : Quais os planos do Interruptor Nerd para os meses que iram vim ? poderia nos contar ? ou seria um segredo a sete chaves ? Rs !

R : Cara, esse mês tivemos a estreia de mais um colaborador, o Isaque e um podcast sobre a vida do Tommy dos Power Rangers, com direito a entrevista com o dublador brasileiro Jorge Lucas, mas agora, com a chegada do Meu padawan ( filho do João ), o blog vai ficar, principalmente, nas mãos dos outros autores. Até por que a gente não planeja nada lá, é tudo no "faz ai maluco" rsrsrs.

15-) Toku Force : Vimos que hoje, o mercado de animes cresceu bastante aqui no Brasil, que levou a quase todo mês termos pelo menos um ou dois eventos deste tema aqui em nosso país, e por incrível que pareça, o tokusatsu é muito presente nestes eventos com várias atrações, neste ano mesmo teremos a vinda do Tetsuo Kurata no Anime Friend's ( AF ) neste ano. Você acha que por meio destes eventos, o jovem de hoje pode quer a se interessar em assistir tokusatsu ? ou você ainda acha que ta longe do jovem gostar do gênero.
R : Só pelo evento não, se ele não interagir com a galera que gosta ou entrar em algum grupo, dificilmente vai se interessar pelas séries. Infelizmente é assim, sem alguém pra insistir e instigar a curiosidade, dificilmente, a galera mais nova (tipo você, seu pirralho kkk) vai correr atrás. Até por que, o anime supre muito mais o lado "massa veio" que a gurizada tem do que os tokus, mas isso ai já é outra história.

16-) Toku Force : Muitos o a ama,e muitos o a citam como o sentai mais fraco desta década, qual a sua visão sobre a série Ressha Sentai Tokkyuger ? 


R : Cara, eu desisti de Tokkyuger quando apareceu o "megazord da Piroca", ai eu falei "Ta bom, isso é demais pra mim. ''Talvez um dia eu assista". Achei os personagens chatos, vilões sem carisma, sei lá, não me pegou. Mas a abertura é do caralho.

17-) Toku Force : Qual personagem de tokusatsu que você mais define você em sua personalidade ?


R : Então cara...depende um pouco, digamos que eu tenho um pouco de Gai (Black Condor), Asuka (Ultraman Dyna) e Tendou Souji (Kamen Rider Kabuto). Ou seja, sou um cara difícil pra caralho de se conviver hahahaha.

18-)  Toku Force : Uma pergunta que muitos querem que seja realidade e poucos não querem, tu gostarias de ver o Tokusatsu de '' hoje '' sendo exibido em nossas emissoras ou seja na TV Aberta ou seria melhor ter em uma TV Paga,  a Play Tv arriscou com os animes e está tendo até que um bom resultado o que achas disso ? E mais recente tivemos também a notícia que o Netflix iria trazer as séries '' da geração manchete '' e o boato de trazer também o Garo.

R : Sendo sincero ? Não. Acho que seria um desperdício de tempo, e Ryukendo é o meu argumento, (uma série bacana, com uma boa dublagem e armadura do caralho que naufragou, inclusive, por culpa dos "tokufãs"). Acho que um bom jeito de trazerem os heróis, é como a Warner trabalha com a franquia Ultra: Os filmes. Ou talvez, lançando a série num box completo a um preço aceitável, mas que fuja da TOEI, o universo toku é muito maior do que a produtora mais famosa.

19-) Toku Force : O que ser um Toku-fã de verdade para você ?

R : Putz, essa é uma pergunta difícil...Acho que um verdadeiro tokufã, pode ser descrito é aquele que ama o gênero, não se importando com a nacionalidade, desde que mantenha o espirito heroico e as características, afinal, de nada vale uma série fantástica, sem aqueles efeitos vagabundos que conhecemos e amamos. Sem nunca se deixar levar por "heterismo" e preconceitos imbecis. Em suma : O Tokufã tem que ser um cara bem legal (pena que não pode ver mulher...) e nunca querer colocar sua opinião como verdade.

Está é a coleção do João.
20-) Toku Force : Deixa sua mensagem para o BLOG TOKU FORCE! 

R : Pô galera, foi do caralho, me senti honrado em ser convidado (e ainda acho que tem pessoas muito mais interessantes que mereciam estar no meu lugar). Só tenho a agradecer a você Vinicius, ao Admilton e a todos os membros do Toku Force, tanto do face, quanto do grupo. Valeu e acessem aquela bagaça do interruptornerd.blogspot.com que sempre tem algo relacionado a toku, seja post ou podcast, mas não nos responsabilizamos por ofensas a vocês, leitores.

Mais uma vez, valeu galera do Toku Force, até a próxima (ou não, muito pelo contrário).

Pois é pessoal, este foi o papo que tive com o GRANDE João, espero que tenham gostado e até o próximo Papo De Tokufã. E aproveitando, quero agradecer pelas as '' 858 '' curtidas na nossa Fan Page no facebook, brigadão mesmo, e também pelos os'' 504 ''membros no grupo também no facebook, nestes últimos meses o blog, fan page e o grupo cresceram muito, a gente fica muito feliz que vocês estejam gostando do conteúdo que é postado em nossas mídias. Obrigado de coração, Forte Abraço a todos !

Share:

8 comentários:

  1. Como disse o João Gabriel, essa entrevista foi do baralho 😂😂😂😂
    Parabéns a todos.
    Gogh é Rei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk Pó esta frase do João pegou mesmo em, valeu mesmo Admilton-sama.

      Excluir
  2. Valeu a leitura, moçada!
    Grandes perguntas e Ótimas respostas do parça JG!
    Continuem com este grande trabalho de aproximar os Amigos Fãs de tokus desse Brasil varonil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão amigão Bone Lopes, tu és um parceiro do Toku Force, e com certeza iremos continuar com este trabalho que por sinal, está dando um ótimo retorno para nós. Forte Abraço !

      Excluir
  3. Cara Que excelente entrevista!!! é sempre muito bom saber á opinião que todos tem sobre Tokusatsu, o legal é que cada um possui uma visão diferente sobre ás coisas, e nós sempre aprendemos muito, curto muito essa sessão "Papo Tokufã", pois é um diferencial aqui do Blog, que visa aproximar e interagir mais os fãs. Gogh-kun é feraaaa!!! mandou muito bem, isso é por que ele diz, que não manja entrevistar, imagina se soubesse kkkk Parabéns pela matéria, muito show mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkk Brigadão mano, pois é, eu ainda acho que fiz perguntas bem comuns e até pensei que o pessoal ia achar a entrevista chata pra caramba, mas vi que a moçada curtiu e é legal mesmo ver a visão de cada um. Forte abraço Venâncio.

      Excluir
  4. Show! Não conheço o Interruptor Nerd, mas me interessei pelo blog através da entrevista.
    Como sempre, um ótimo trabalho fonte Tokuforce!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigão Rodrigo, pois é o Interruptor Nerd é um blog super legal, obrigado por comentar, forte abraço !

      Excluir