segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Papo de Tokufã com Vinícius Ramos.

Olá moçada seguidora do Toku Force!

Bem, uma das sessões de entrevistas que o blog tem é o Papo de Toku-fã, que vai muito além do que já acontece na sessão estilo, onde a mesma é feita utilizando temas variados para os convidados. O papo de tokufã estava parado há alguns meses e resolvemos enfim, voltar a ativa entrevistando um fã de tokusatsus muito conhecido nas comunidades da tokunet. E é um dos integrantes da equipe Toku Force atualmente, a qual já nos brindou com grandes matérias de Tokus aqui nos últimos meses.

O papo de hoje será com Paulista Vinicius Ramos, vamos conhecer a opinião desse grande tokufã?
Como surgiu sua paixão pelo Tokusatsu?

Minha paixão por tokusatsu começou bem cedo, foi influência dos meus tios, meus tios são da geração manchete. Vi quando ainda pequeno com uns sete para oito anos alguns episódios de Changeman na internet, e fiquei fascinado com aqueles efeitos especiais e com aquelas lutas muito bem elaboradas, na época não tinha computador e na onde eu dependia da Televisão para assistir (mas nesta época não passava mais Tokus na TV Brasileira...Minto ainda passava Ryukendo na Rede TV, mas não tinha o conhecimento da exibição) e com o tempo comprei meu primeiro computador (mas não tinha internet para variar) com a vinda da internet  me aprofundei de fez neste universo chamado Tokusatsu o primeiro Toku que assisti completo foi Changeman na qual tenho um carinho enorme, (não é a minha série favorita) mas foi graças a ele estou cá até hoje.

O que é ser um Otaku pra você?


Otaku para mim são pessoas que adoram animações japonesas e cultura japonesa no geral, para ser mais exato este termo pode ser chamado em qualquer sentido. No Japão se não me engano, o termo pode ser pronunciado de forma que designa um fã de qualquer coisa em grande excesso. Eu não sou Otaku, mas encaro este termo sem preconceito, li uma matéria em um site já faz um bom tempo isso foi por volta de 2009 por ai e nunca me esqueci dessa fato. Que vi um Otaku ( nem sei se era realmente Otaku) se casar com um Nintendo DS... ( que bizarro não acha ) É isso mesmo que você leu um Nintendo DS para entender melhor vou explicar, no Nintendo DS tem um aplicativo (nem sei se existe mais isso foi na primeira versão do console) que permite você conversar com um avatar, e para variar são aquelas personagens de animes ( especificamente meninas e você podia interagir com o avatar ) e o cara ficou apaixonado pelo o avatar, ai me pergunto o que leva um marmanjo no mínimo ele tinha uns 28 anos por ai, a se casar com algo eletrônico e algo que nem existe. Já aconteceu comigo de algumas pessoas me chamarem para mim e dizer que sou Otaku, pois assisto animação japonesa. Não é porque você está assistindo uma animação japonesa que você é Otaku, eu assisto por gostar, por me divertir não é porque estou assistindo algo de meu gosto que eu vou me tornar um Otaku. As pessoas levam este termo muito a sério.

Como é o Vinicius Ramos nostálgico e o seu lado não nostálgico?
A série Ultraman Max é um seriado que Vinicius está acompanhando atualmente.
Bom, meu lado nostálgico não é nada exagerado, sempre tento manter o controle ainda mais quando se fala de tokusatsu, não vou mentir de vez em quando, sempre bate aquela vontade de assistir os Changeman, Jiban, Jiraya e outras séries que passaram aqui em terras canarinhas, mas nada de ser além da nostalgia, gosto de ser um cara mente aberta pois se és um toku-fã tem que assistir outras produções, o cara que vive '' presso '' no passado, esquece de viver o hoje, as vezes temos que fugir desse tipo de nostalgia. A gente vê este excesso de nostalgia nas redes sócias especificamente no Facebook. 
Na foto acima, a pequena coleção de seriados tokusatsus.


Alguns Tokusatsus principalmente aqueles produzidos na década de 60-70 foram adaptados para o Anime. Pra Você quais foram os pontos fortes e fracos nessas adaptações?
Este OVA foi produzido em 1987 e é uma homenagem aos heróis metálicos dos anos 80.

Sou meio suspeito por falar dessas adaptações, pois não cheguei a assistir todas, cheguei ver o '' Hikaruon '' que se não me engano não é uma adaptação de nenhum tokusatsu, e sim uma homenagem aos Metal Heroes ( qualquer coisa me corrijam por favor ), eu gosto desse tipo de adaptação pois as pessoas que são mais focadas em assistir animes podem através das animações descobrir as produções de tokusatsu e realmente acompanhar e se tornar fã. Pontos fracos não têm o que dizer, pois como citei acima, só assisti a OVA de Hikaruon. E falando sobre a OVA deveria se tornar uma série única, pois é bom demais, recomendo a todos a assistir. 

Tokusatsu Brasil sabemos que você era um dos idealizadores desse projeto que outrora também tinha um blog próprio e hoje apenas o grupo e fan Page nas redes sociais. Por que esse projeto não foi à frente?

A Tokusatsu Brasil foi um projeto iniciado por um amigo meu, eu só o ajudava a publicar o conteúdo. A ideia da TB era publicar as notícias que acontecia no mundo toku, o real motivo de o projeto não ir para frente foi por não termos colaboradores, ou seja, ajudantes para publicar as noticias no blog e tudo mais, pois as noticias de Tokus são diárias e com este excesso de noticias eu iria deixar de fazer algumas coisas importantes na minha vida pessoal que é estudar, e por isso optei de sair do projeto, mas fico feliz que o Grupo esteja na ativa. E com isso o blog foi interrompido e hoje só tem o Grupo que foi criado por mim e a Fan Page que foi criada pelo o meu amigo.

Ainda falando sobre a Tokusatsu Brasil, uma das ferramentas utilizadas para promover a interatividade no seu projeto foram Vídeo de shows tokusatsus do YouTube. Qual a importância desse conteúdo?

Vimos que algumas pessoas não sabiam das Live's que ocorriam no Japão por que a maioria das pessoas que visualizava a fan page era da época da manchete e não era tão ligado nas produções novas, e por isso tivemos a ideia de publicar este tipo de conteúdo publicando as live's com os temas dos seriados antigos e também com os seriados atuais na página, e que rendeu um ótimo retorno para nós.

Como nasce uma boa interação nas comunidades Tokusatsus?

O principal é o envolvimento entre as pessoas e o respeito sobre elas, e com isso ter em mente que empenhar e trabalhar juntos faz uma comunidade ser totalmente original, e que todos possam ter seus gostos compartilhados de uma forma que todos respeitem.

 Sabemos que o Tokusatsus possui 60 anos de existência, mas, do fundo do Baú qual seriado do que consideramos os “menos conhecidos ou menos famosos” da franquia você recomendaria a um fã que só agora descobriu o universo Tokusatsu?

Recomendaria assistir a série JAKQ DENGEKI TAI apesar de estar numa franquia bem popular, é uma série que nunca teve uma atenção merecida, pois é um toku que tem uma ótima trama e história. Este sentai me surpreendeu e se tornou um dos meus Super Sentais favoritos até fiz uma matéria sobre a série aqui mesmo no Blog Toku Force. Temos um monte de séries menos conhecida por ai recomendaria estes a seguir (Choujin Barom 1, Akumaizer 3, Choujin Bibyun, Guyferd, Changerion, Megaloman, Sailor Moon  e entre outros.)

Quais são os cinco sentais antigos e cinco sentais atuais que você curte e o mesmo com os Riders.

Estes são os meus favoritos :

Super Sentais Showa: JAKQ, Bioman, Sun Vulcan, Jetman e Liveman.

Super Sentais Heisei’s: Shinkenger, Boukenger, Hurricanger, Abaranger e Gaoranger

Kamen Riders Showa: Kamen Rider V3, Kamen Rider Stronger, Kamen Rider Super-1 e Kamen Rider Amazon.

Kamen Riders Heiseis: Kamen Rider W, Kamen Rider Kuuga, Kamen Rider Kiva, Kamen Rider Agito e Kamen Rider Hibiki.
Apartir de agora, as perguntas foram enviadas pelos seus grandes amigos Toku-fãs das redes sociais.

Renato Satriani: -Na sua opinião, a série Tokumei Sentai Go-buster pode ser considerado um sentai revolucionário e inovador, ou quase uma desconstrução do Gênero a qual pertence?
Go- Buster um dos sentais de baixa audiência no Japão

Sim, é um sentai revolucionário e muito inovador, não acho que Go-busters seja duma desconstrução da franquia que pertence. Go-busters tem uma história bem construída, acho que o real motivo da série não cair no gosto dos toku-fãs foi aquela famosa frase '' IT'S MORPHIN TIME '' que lembra muito os Power Ranger's e também entra a palavra '' MEGAZORD '' na onde são os robôs malignos. ( na qual eu não tive nenhum problema em ver está frase e palavra, o povo é chato pra caramba também, tudo tem que ser 100% japonês, se  tivesse uma fala brasileira ia ter este mesmo preconceito ? ) isso deixou os fãs com um pé atrás (não digo todos). Mas Go-busters sai um pouco do padrão das demais séries, foi um pouco diferente e ousado querendo inovar na sua franquia correspondida ( que inovou e de forma bem convincente .  E consequentemente foi está mudança que o povo não gostou. Como toda série ela tem os seus autos e baixos, mas até na onde eu assisti eu gostei e recomendo ao pessoal assistir. ( Nunca deixei de lado uma série de Tokusatsu, as vezes pode lhe surpreender ).

Rodrigo Paula: - Você acha que a evolução dos efeitos especiais e uso de CGs em algumas cenas possam atrapalhar o desempenho e a qualidade de uma série?

Para mim não, pois mostra a evolução e a inovação das séries. Mesmo com tudo isso as séries continuam com a sua elegância.  

Renato Satriani: - As séries tokusatsus conforme os anos vêm revolucionando e se reinventando por ser um gênero famoso no Japão e no mundo qual a sua visão sobre essa questão?


É natural que conforme os anos passam, as séries vem inovando, e isso é uma forma que o tokusatsu nunca perdeu a sua força, e também vem o conceito da tecnologia que a cada dia vai nos surpreendendo e isto o tokusatsu está ligado nos mostrando ótimos efeitos especiais. Já na questão de ser Reinventando os japoneses tem muitas ideias e ''temas''( é o que não falta) então o tokusatsu vai sempre estar cheio de coisas novas. Seja nos efeitos ou em outros aspectos.

Eurico Garcia: -Qual a única ligação entre Spectreman e a família ultra? No tokusatsu Lion man branco porque trocaram o ator que fazia Tiger Joe no meio da serie? No tokusatsu janperson nos episódios 3 e 4 têm algumas participações especiais muito importantes para quem gosta de tokusatsus? Quais são elas?

Bom, Eurico Garcia vou avisando logo que não sou expert em tokusatsu sou apenas um amador neste universo, vou colocar os meus conhecimentos nesta questão, (risos) Spectreman é um KYODAI HERO certo? Ultraman na época não tinha uma franquia própria e então quando Ultraman foi lançado era ainda considerado um KYODAI HERO ( apesar que acho que nem tinha o termo Kyodai Hero naquela época. ) e depois de seu sucesso se tornou uma franquia independente. Já em Kaiketsu Lionmaru (Lion man branco) não sei acho que deve ter acontecido que nem a Yellow Four de Bioman, pois dizem não sei se é certeza que ela saiu da produção de Bioman por ter desentendimentos salariais com a TOEI, bom sei lá, tem várias coisas em questão ai. Rapaz assisti só os dois primeiros episódios de Janperson do que sei o que fez uma ponta foi o ator: ( Kazuoki Takahashi/ Nosso eterno Change Griphon )


Rafael Dos Anjos: - Um certo tempo atrás, a Toei começou com os famosos crossover. O Super Sentai do ano, contracenava com o Super Sentai do ano anterior e depois com o Super Sentai do ano seguinte. Na onda dos filmes, Kamen Rider também tem apresentado diversos crossover entre ele. Ultimamente a Toei tem apostado em crossover entre gêneros. Primeiro veio Shinkenger com Decade, e de lá pra cá, em filmes, misturando Super Sentais e Kamen Riders, e por último ingressando os Metal Heroes no meio desses dois gêneros. Se a Toei e a Tsuburaya entrassem em acordo, qual seria o melhor gênero para promover esse crossover?

Rapaz difícil escolher qual, eu ficaria com os Kamen Rider's, pois é um gênero que rende muito ao público atual, junto com os Sentais. Já até teve um Crossover entre Ultraman e Kamen Rider. Acho que os Rider's seria a opção certa para promover.


Rodrigo Paula:- Como você encara esse excesso de nostalgia barata que muitas pessoas possuem por séries que passaram por aqui e essas mesmas pessoas buscarem um padrão "Toku-Manchete" de se fazer tokus?

Olha, Rodrigo esse é um assunto que tem que ser tratado com muito cuidado pois a maioria dos fãs que tem este excesso de nostalgia não aceita a opinião do próximo, eu particularmente devemos ser mente abertas, é legal você lembrar das séries Changeman, Jiraya, Jiban, Flashman e Jaspion mas ficar só limitado a eles e falando sobre estas séries toda hora é um pé no saco, se a gente gosta realmente de tokusatsu devemos nos aprofundar neste universo devemos assistir tanto produções novas quando produções antigas, a maioria dos fãs nostálgicos não aceitam tais produções novas ( coloco no meio os Power Ranger's ) por dizer que perdeu a essência, eu não concordo com isso dou o exemplo de Kamen Rider Black a série é ótima isso não tem dúvida, mais dizer que é o melhor Rider é um erro, pois mesmo na era Showa temos séries que bate de frente com Black, ( isso em minha visão ) ficar preso só nas séries que passaram no Brasil não dá. Tentem ser mente abertas sempre assistindo as produções novas e antigas, pois você não está perdendo nada deste universo. 
Rodrigo Paula: - Como você encara os tokus como Patrine e Sailor Moon, que foram feitos para o público feminino, achas que um toku para as meninas não se pode ter?
Mulheres também podem salvar o mundo.

Acho pelo o contrário deve ter, pois assisti Patrine e adorei, mesmo que seja feminino e tendo uma mentalidade diferente é divertido, pois a ideia é legal vemos poucas pessoas do público feminino gostar de tokusatsu e adaptar alguns mangas que fazem sucesso para versão de Tokusatsu (foi com o que aconteceu com Sailor Moon) não ficaria ruim. Os toku fãs deveriam dar uma chance para a franquia Heroine Hero (acho que é assim o nome que se da para franquia baseado nas heroínas tokus, qualquer coisa só corrigir... risos) recomendo a todos a assistir a série Cutie Honey, tem um ótimo enredo e com ótimas cenas de luta e ação, para quem não conhece a série a atriz que interpretou Escape na série Tokumei Sentai Go-Buster's participa desse toku e com essa beleza toda que deus lhe deu, não podemos deixar de a assistir.

Admilton:- Como é para você fazer parte da equipe do Toku Force?

Fazer parte do Toku Force me proporcionou muitas coisas boas, neste blog eu tenho um espaço amplo das minhas ideias, e com tudo isso tenho que agradecer ao Admilton por me incentivar  cada vez mais, pois desde que sai da Tokusatsu Brasil, me senti sem motivação de trabalhar no que é relacionado á tokusatsu.  E como o Admilton estava sem colaboradores no blog toku force,  eu resolvi ajuda-lo e hoje cá estamos, a cada dia aos poucos o toku force está crescendo. E devo tudo ao Admilton, por confiar em mim e por ser um grande amigo, também quero agradecer a Tokusatsu Brasil pois sem ela eu não estaria tão focado em tokusatsu como estou hoje.

Admilton: - O evento dia do tokusatsu  é uma iniciativa apoiada por vários sites inclusive nós do Toku Force. A próxima edição do evento esse ano, promete ser melhor do que a realizada em 2013. Muitos sites da tokunet(e um bem conhecido) ,torcem o nariz para esse evento, pelo fato de não ser uma data oficial no japão e não é considerado válido á ser data comemorativa no Brasil. Para você, essa tal exigência é válida para ajudar a difundir a cultura japa no nosso país?

Para mim o que vale é a intenção, mesmo que não seja uma data oficial este evento é para homenagear este incrível universo, este evento pode até trazer o interesse da molecada e dos adolescentes a se aproximar mais do tokusatsu, ( mesmo que seja minoria ) mesmo que não haja um impacto maior a este público atual,  que é mais voltado aos animes, mangas e a cultura japonesa no geral. Pelo menos este público vai saber o que o  tokusatsu existe e que futuramente poderá acompanhar ou não. E com toda a certeza este evento terá o seu reconhecimento pois é algo feito pelos toku-fãs de quem realmente gosta, acho este projeto super legal e acho que exigir mais de um evento desse não é legal, apenas estamos demonstrando o amor que temos pela as séries nipônicas que nos trás tanta alegria. 
Uma coleção eclética de Vinicius Ramos.
Chegamos ao final de mais um Papo com Toku- Fã amigos leitores. Mas antes, confira o check-list dos personagens favoritos do amigo Vinicius Ramos, ele selecionou especialmente para essa entrevista.
Heróis




HEROÍNAS






VILÕES






VILÃS


Gostaram da matéria? deixe um comentário pra gente ^_^
Share:

16 comentários:

  1. Muito legal a entrevista, achei muito interessante, a sua opinião sobre o Termo Otaku, tenho o mesmo pensamento que você, e também sobre nostalgia, você mandou muito bem nos comentários!! Queria parabenizar, o Blog, e dizer que o Vinicius é gente boa demais, apesar de conhecer a pouco tempo, percebi que ele tem um coração enorme e é um grande Tokufã! continuem com o Blog divulgando essa cultura tão rica e maravilhosa que é o Tokusatsu, e podem contar comigo sempre! Abraços!! :) - Venancio Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu parceiro Venâncio, obrigado por comentar, apesar de eu ser bem novo tentei expressar o que eu acho desse magnífico universo que é o tokusatsu. Abraços. =D

      Excluir
  2. Entrevista do muito foda, parabéns aos envolvidos =D. Agora é esperar uma entrevista com a dona Taty(do Tatisatsu) =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu parceiro João, com certeza a Taty terá a sua participação aqui no Toku Force. Abraços =D

      Excluir
  3. É muito bom quando se tem um blog como esse, bom conteúdo bom texto e boas pessoas por trás do sucesso, parabéns pela o Admilton e o Vinicius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu super amigo Tokusatsu Video Store, com certeza é bem trabalhoso fazer uma matéria como está mas este esforço sempre vale a pena. Obrigado por comentar parceiro. =D

      Excluir
  4. AAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEE... titio Donald está orgulhoso de ti! A melhor parte foi a dos tokus para as meninas! Afinal, elas merecem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha este pato é demais, obrigado por comentar tio, assisti a patrine e me amarrei deveria ter mais tokus para meninas afinal, meninas também podem salvar o mundo. =D

      Excluir
  5. A Taty Hime participou da Sessão Estilo Toku- Fã aqui no Blog, seria muito bom entrevistá-la novamente por aqui ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria show de bola, entrevista-lá ela de novo amigão Admilton.

      Excluir
  6. Gostei muito matéria do Vinicius ramos,achei bastante conveniente suas respostas.Interessante a evolução que este garoto teve no assunto tokusastu,conheço ele desde do orkut,e vejo quanto é bom vê-lo se interessar cada vez mais por esse universo.Para mim o destaque na sua entrevista é sua paixão por uma gênero que não é muito difundido no Brasil,os ultramans.Achei também muito legal as preferências dos vilões e heróis que muitos ali também colocaria.Parabéns garoto pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar parceiro Paulo, fico muito feliz que tenha gostado. =D

      Excluir
  7. Adorei essa entrevista muito legal mesmo o Blog Toku Force está de parabéns

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ótima entrevista mt bom Vinicius te desejo mt sucesso a vc e esse seu trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu parceiro Jé, fico muito feliz que tenha gostado. E muito obrigado por comentar.

      Excluir