quinta-feira, 24 de julho de 2014

JAKQ Dengeki Tai - O Triunfo Das Cartas.


Olá moçada tudo bem com vocês ? espero que estejam bem, vim trazer para vocês leitores uma nova matéria sobre a série que terminei de assistir recentemente, a série é JAKQ DENGEKI TAI a segunda série Super Sentai criação do nosso querido Shotaro Ishinomori que criou várias séries de Tokusatsu. JAKQ é uma série que possui um enredo sério e adulto cheio de dramas e reviravoltas, a minha expectativa para assistir JAKQ era normal nada que me empolga-se ou algo do tipo, sempre tive a vontade de assistir está série mais vi que a série tem um drama muito bem anivelado, começando assistir a série não parei mais, pois gosto muito de Tokus dramáticos. O que mais me envolveu foi a sua criatividade e seu tema central que é baseado em Cartas e sua inovação em todos os aspectos. 

A História de JAKQ, Começo com uma maturidade e drama fora de série.
                                             
                                                         Uma organização mundial chamada ISSIS, cujo a filiais pelo o mundo todo e tem como sua sede em Tóquio. ISSIS é responsável pela a captura de terroristas e criminosos, é criadora do grupo JAKQ. No qual essa criação se deve ao fato da terra ter sido invadida por uma organização criminosa. ISSIS Significa ( Esquadrão Cientifico Especial Internacional De Investigação no qual Reuniu quatro jovens para formarem um grupo de combate, mas para isso eles precisavam de poderes especiais, no que levou os integrantes a ser remodelados para serem Ciborgues. A série começa num ritmo muito acerelado e sério, indo para o ponto principal da história, no qual é recrutar os membros. De começo os futuros membros de JAKQ não aceitam ser remodelados para ciborgues pois poderiam comprometer a suas vidas normais, no sentido de dar a vida a organização para combater os vilões, cada membro tem sua característica especial no qual mais para frente irei falar. Drama em JAKQ é uma questão que intervi muito com a série, mesmo com episódios que não tem  nada a ver com a  história de JAKQ mantém a sua postura '' SÉRIA '' e MADURA '' sim, a série tem os seus momentos de Humor mas nada que tire a sua maturidade e seu drama. 

Efeitos Especiais Inovadores e Lutas Envolventes.

Em comparações de qualidade com o seu antecessor Goranger, JAKQ deu uma boa inovada principalmente nos Efeitos Especiais e no visual de seus personagens, é um consenso de cada série mostrar que pode ser capaz de inovar ou seguir aquele tipo de conjunto que seu antecessor deixou. JAKQ conseguia dar o brilho de modernidade em pleno os anos 70  que muitos anos depois, ia cada vez mais melhorar no decorrer dos anos, como sempre digo mesmo que os anos passem toda série tem o seu Brilho. Os Efeitos Especiais de JAKQ vinha gradualmente inovando e deixando suas tramas com um tom mais bonito, mas nunca interferindo na sua ideia principal. JAKQ consegui administrar o que queria de trazer de inovação tanto nos efeitos e tanto em seu drama não deixando algo enjoativo e cansativo.  

Ainda em comparação, JAKQ mostra uma ótima inovação também em suas lutas, com uma coreografia incrível e movimentos muito bem elaborados e sincronizados, deixando um aspecto de luta divertido. Uma novidade de JAKQ é seu ataque final em cada mostro da semana chamado de '' JAKQ KOMBAK '' na onde os quatro membros se reúnem e cercam o mostro e o levanta para cima dando um ataque mortal. Um ponto interessante dessa série é a notável evolução coreografa em sua longa jornada nos episódios, a série também traz lugares muito bem variados no que ajuda e muito nas cenas de ação para deixar cada vez mais intensa, isso contribuiu muito para a série. Como JAKQ tem sua drama um pouco elevada cenas de luta é um dos pontos principais para a série.


Opinião sobre os Personagens e suas histórias. 


Personagens de séries de Tokusatsu são algo que nos marcam, mesmo aqueles que não tem nada a demostrar na série ou em sua própria personalidade, JAKQ não só me conquistou no aspecto de Efeitos Especiais, e sim na personalidade de cada um dos membros desse Esquadrão, a atuação de cada personagem não só contribuiu pelo o seu jeito de ser, mas no ponto de ampliar o drama e a emoção da série, que nos episódios finais a série iria ficar com muito mais carga dramática, vamos a seguir falar desses personagens.


Goro Sakurai : é o Spade Ace e líder do grupo até o certo momento que Big One aparece, ele é um atleta de pentatlo japonês de 29 anos e medalhista de ouro olímpico. Sakurai não tem um espirito de liderança, sempre pede ajuda a seus companheiros, mas tenta em algumas oportunidades resolver a parada. De começo o Comandante Kujirai Daisuke ( Joker ) vai a um campo de pentatlo na onde vê Sakurai treinando, e o vê com grandes habilidades e o convida a participar da ISSIS e conta as condições de remodela-lo, imediatamente Sakurai não aceita a proposta, mas depois aceita e se torna o Spade Ace. Eu sempre fui mais chegado aos Red's, mas quando vi o Spade Ace não vi ele como um líder nato de chamar a responsabilidade para si, sempre olhei de um jeito diferente para o Sakurai antes de assistir JAKQ, assistindo a série tive a percepção de um personagem neutro, sem muito a apresentar mas isso foi só no começo da série, Sakurai muda totalmente a sua postura deixa de ser um personagem tímido e leva a sério a cor que representa, isso muda por causa do acidente que presenciou de Karen Mizuki a Heart Queen, no qual ele há salvou mas não pode salvar o pai dela, depois que vi este episódio de JAKQ notei uma mudança de comportamento de Sakurai ele ficou mais protetor e mais determinado, isso deixou Sakurai como um dos meus Red's favoritos.


Sakurai é um tipo de personagem que não mostra o seu potencial logo de cara, vai crescendo aos poucos e demostrando o seu potencial no decorrer da série, seu valor é demostrado nos capítulos finais de JAKQ na onde sofre um drama junto com Karen. E com essa simplicidade Sakurai é um dos meus Red's favoritos. Em séries de Super Sentai com certeza vi muitos Red's chamando a responsabilidade para si, mas o espirito de trabalho em equipe as vezes sai melhor do que chegar e enfrentar o perigo logo de cara, é isso que admiro em Sakurai a sua '' SIMPLICIDADE '' e o conjunto com os seus companheiros.



Ryu Higashi : é o Diamond Jack ele é um ex-campeão de boxe peso médio. Higashi é um personagem que  muda o seu humor sentido o drama da série, no que faz ele ter um ótimo espirito de luta, o comandante Kujirai Daisuke não teve problemas em contrata-lo para ser um membro de JAKQ, de inicio Higashi fica meio cismado em aceitar o convite, após ele analisar com mais calma aceita o pedido de Kujirai e deixa de ser um boxeador, de todos os membros de JAKQ, Higashi foi o menos que me agradou não que seja um mal personagem mas sim que ele demorou para incorpora o personagem deixando de mostrar o que tem de melhor. Nessa série cada personagem tem um episódio que marca que deixa você lembrar de cada personagem, o momento marcante de Higashi foi quando ele e os outros membros de JAKQ tem que proteger uma garota que está sendo o alvo dos vilões e meio que Higashi gosta dela, e eles tem um caso muito envolvente, caindo em ciladas, como sempre no final da tudo certo mas a garota tinha que sair do pais para não ser o alvo dos vilões pois ela era uma atriz muito famosa, então com esse momento triste para Higashi incorpora de vez o seu personagem. Depois desse episódio Higashi entra no clima de seu personagem. Como disse Higashi para mim não foi um personagem que se desempenhou na série, ele demorou para entrar no clima mas uma coisa que nenhum membro de JAKQ tem, a vontade de lutar.

Do que vi das séries Super Sentais, dos anos 70 até os anos 80, os personagens de cor azul sempre vi um espirito de luta maior do que o dos outros membros essa foi uma visão que tive, não sei para vocês leitores, cito os personagem : Ozora de Changeman o Ryuuta Nambara de Bioman entre outros, sempre vi nos BLUES uma vontade maior de lutar e eles se doam nas lutas, sempre determinados mesmo na vitória ou na derrota isso é um dos pontos positivos de Higashi sempre com o espirito de luta elevado.

Daichi Bunta : é o Clover King ele era um oceanógrafo que morreu por falta de oxigênio em um acidente em um submarino. O corpo de Daichi estava mantido em uma estação médica para pesquisas até o Kujirai Daisuke ( Joker ) o achar. Usando tecnologia biônica. Joker consegue reviver Daichi como um ciborgue. Falando um pouco de Daichi ele é o comediante da equipe sempre fazendo gracinha, o que chama mais a atenção dele foi o jeito de ele conforta e incentivar os amigos em uma situação dramática em que os personagens vivem nos episódios, Daichi no começo parece ser um personagem sério, mas aos poucos vai mostrando o seu lado engraçado, mas este lado de Daichi não o deixa de ser sério, muitos episódios de Daichi são sérios e no final com um toque de Humor.


Como na maioria dos Super Sentais o Green sempre é o comediante da equipe ( Nem todos os Green são comediantes eu acho.... ) Para mim Daichi é um personagem normal, sem muita expressão, a sua atuação é ótima isso não tenho o que contestar mais acho que poderia explorar mais o personagem, digo no sentido de ter mais episódios sendo ele o principal da trama. O episódio marcante de Daichi que marcou o personagem foi em um episódio em que ele deveria ficar de guarda em uma mansão e proteger uma garota, e investigar alguns acontecimentos repentinos que aconteceu nesta mansão, é um episódio um pouco sombrio e com um toque de humor, relativamente é a característica de Daichi sempre nas horas mais complicadas ele tenta manter o ambiente humorado no que deixa ser um green em tento.

Karen Mizuki : é a Heart Queen ela é uma ex-policial, ela é meio japonesa e meio caucasiana. Karen é uma Pink guerreira, como quase toda Pink de super sentai, mas ela é diferente me chamou muito a atenção por um motivo, este motivo foi a sua gratidão por Sakurai ( Citei este ponto quando dei a minha opinião sobre o personagem Sakurai ) Um grupo de vilões estava perseguindo Karen e seu pai pela a cidade, o pai de Karen era um homem muito importante na sociedade, e com isso ela e seu pai sofreram um acidente de carro. Sakurai viu o carro pegando fogo e a salvou, mas Karen estava gravemente ferida, infelizmente o pai de Karen estava morto. E com toda está gratidão por ter a salvado Karen deve muito a Sakurai.

Karen para mim é uma das guerreiras que da a volta por cima, ela esteve em várias situações complicadas a mais complicada são os últimos episódios de JAKQ que são muito marcantes, na onde ela é ferida na perna e Sakurai o ajuda, mas ela é baleada em seu peito, quando socorrida ela precisava ser urgentemente operada para remover a bala e como toda guerreira ela consegue dar a volta por cima, Karen foi uma das Pink's que eu soube admirar tendo o seu passado um pouco marcante e dramático ela soube superar tudo. Não digo que ela foi a que mais sofreu na série mais foi a que mais teve drama. A palavra guerreira para mim é mais levado para o lado das Pink's do que a para as Yellow, Change Phoenix, Bouken Pink e Shinken Pink são o exemplo de bravura feminina, e eu encaixo ai no meio a Karen pois ela se tornou uma das minhas Pink's favoritas pelo o motivo de ser determinada e dar sempre a volta por cima na qual seja a situação que ela esteja passando.


Sokichi Banba : é o Big One ele é um mestre dos disfarces e é o líder do grupo, Ele também é o oficial da ISSIS foi chamado para assumir as operações em Tóquio para Kujirai ( Joker ) O ator Hiroshi Miyauchi dispensa apresentações sua atuação sempre perfeita e deslumbrante, é incrível como este ator se prende de uma tal maneira em seus personagens que deixa todo mundo gostando dos seus personagens interpretados. Me referindo ao personagem Banba é um personagem que chega digamos meio que de surpresa, os membros de JAKQ de começo não aceitam ele no grupo, pois querem explicações sobre a saída de Kujirai, mais depois o aceita como um membro e como um líder, na maioria das suas atuações ele anda disfarçado, aparece lutando poucas vezes, ele também foi uma peça importante para os JAKQ antes dele aparecer, os membros de JAKQ usavam um ataque combinado na onde eles faziam uma rodinha e prensava o vilão e fazia o golpe final chamado de JAKQ KOMBAK, mas cada membro tinha uma pesa de miniatura de uma BAZUCA só que os JAKQ de começo não poderiam usar porque faltava uma peça, e nisso Banba da a sua peça para fazer o GATTAI completo da Bazuca.

Banba é um personagem muito estrategista, sempre fazendo planos para encurralar os vilões, a minha opinião sobre este personagem é um pouco complexa, banba não participou incetivamente nas lutas, mas sempre apareceu na horas em que os membros necessitava de uma ajuda. A presença de Banba foi importante para mudar a trama da série, tento ele como principal e tendo mais importância na trama, quando ele aparece alguns episódios são inteiramente focado no personagem, o ponto fraco da série no que vi foi a falta de explicação de como Banba se tornou um ciborgue, em toda a série explicou como cada membro se tornou um ciborgue sendo curto em suas histórias, esse foi um lado que meio me deixou com uma dúvida.

                      A Utilização Dos Veículos Foram Importantes Em Alguns Momentos Da Série
                                                                     
A utilização dos veículos em JAKQ foram importantes em alguns momentos para a série, o mais utilizado nas ações de JAKQ foram o JAKQ TANK e o SKY ACE, a utilização desses veículos foram além do que um simples veículo de locomoção, no drama que corria entre os episódios de JAKQ na maioria das vezes eles precisavam usar esses veículos, ouve uma pequena batalha dentro do JAKQ TANK entre o Spade Ace e um mostro mas foi uma cena rápida, no que na onde teve um momento cíclico de ação no que eu acho um ponto positivo e importante para uma série, os veículos para mim não são uma mera demostração de estilo e sim merecem uma atenção redobrada de sua utilidade de modo geral, sim, JAKQ não tem um Mecha mas não precisa ter um Mecha para poder desfrutar de seus veículos. JAKQ soube aproveitar muito bem este ponto e mostrar como um veículo pode mudar a situação na hora da ação.

                                                                     Vilões e Suas Atuações


Se por trás de uma série com tanto drama, tem que haver vilões descentes nesta série, bom esse foi o ponto que não gostei, heróis que enfrentam uma dificuldade enorme é essencial para que a vitória sobre os vilões tenham um valor. Neste sentido não tenho o que contestar sobre os vilões de JAKQ, vi que a qualquer custo a vontade de derrotar os heróis foi tão grande que mesmo que custe a vida de seus próprios subordinados, o que mais me deixou de um '' QUERO MAIS '' foi o vilão principal da série, apesar de ter feito de tudo para eliminar os JAKQ a sua luta foi relativamente fraca, realmente esperava mais de sua atuação pelo o que demostrou em sua maldade, acho que neste ponto não souberam aproveitar e nem fazer um vilão decente para a série.

Apesar de não ser piedoso e ser maléfico, na hora da luta final foi a coisa mais fácil que um grupo de heróis poderia enfrentar, Cruel ou não este vilão tem a suas característica. JAKQ foi um seriado que não apresentou muito um vilão formidável, de tudo que assisti e analisei dessa série, fiquei decepcionado com o vilão principal não de sua atuação, e sim do seu confronto final, que pela a minha parte estava com uma boa expectativa, de tudo que o vilão apresentou em seus planos e pela a sua maldade, mas não foi isso que vi na luta decisiva.


                                    Conclusão, Vale a Pena Assistir a Série JAKQ DENGEKI TAI ?


Neste quesito é um pouco complicado dizer se vale ou não a assistir a série JAKQ, o que vale é a vontade de você assistir, independente do ano, do estilo que é feito os efeitos especiais, e do visual de modo geral. Eu realmente gostei dessa série até agora é a minha série predileta dos anos 70, citei neste texto várias coisas que me chamaram a atenção, vale a pena ressaltar que JAKQ é uma série com um ritmo lento e demorado alguns episódios podem ser chatos e enjoativos mas é essencial aprestar atenção no que se passa pela a história da série, apesar de não ser uma história realmente impressionante, mas foi uma história mediana e bem trabalhada. Antes de assistir JAKQ sempre fiquei com o interesse de assistir este Sentai, sempre curti o seu visual e seus temas de abertura e de encerramento que são cantados pelo o incrível Isao Sasaki, as trilhas sonoras de JAKQ são sensacionais, lembra muito o ritmo das baladas dos anos 70, com tudo isso sempre quis assistir esta série mas não sabendo de tanta carga dramática desta série. Então pessoal eu realmente recomendo está série gostei de ter acompanhando, acho o que vale é não hesitar em assistir qualquer série de Tokusatsu, Independente da sua época, o interessante é descobrir a cerca de cada cultura de cada época e de cada geração das demais séries, assista com a intuição de se divertir, e de tirar as suas próprias conclusões e não procurar defeito em tudo no que vê. Como toda série tem os seus defeitos, isso é inegável  mas isso não o impede de ver um clássico como este. Espero que tenham gostando pessoal, foi muito complicado de fazer esta matéria pois são muito poucas as informações sobre está série, eu assisti a série toda em RAW no que complica mais ainda em entender a história dei o meu melhor analisei a série no que eu entendi. Eu ainda espero de um Fansub que realmente poderia legendar está série. Apesar de ser um Sentai tão obscuro, os fãs poderiam dar uma chance de se interessar em JAKQ, a minha ideia foi trazer está matéria sobre esse sentai que é tão pouco falado, e que esta matéria incentive o público a procurar assistir este sentai. Bom pessoal é isso, espero que tenham realmente curtido está matéria foi trabalhoso mais consegui, vou me organizar melhor para trazer mais matérias o mais rápido possível para vocês, obrigado a você caro leitor do Blog Toku Force por ter tido a paciência de ter lido está matéria. Obrigado pessoal e até a próxima !

                                                               
Share:

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado amigão Maycon Douglas, fico muito feliz por ter gostado da matéria.

      Excluir
    2. As matérias do blog são muito elaborativas e divertidas adoro ler as matérias do Toku Force

      Excluir
    3. Obrigado amigão, a gente se doa ao máximo para fazer as matérias. Esse tipo de comentário nos isentiva mais e mais para fazer matérias legais como está....Abração amigo !

      Excluir
  2. Um especial Parabéns!,adorei a quantidade de detalhes,Valeu mesmo, por dedicar tanto espaço,ao tokusatsu,que infelizmente,não foi exibido no Brasil,mas,e´ muito maravilhoso e importantíssimo, para o gênero.Tudo de bom e até mais.

    ResponderExcluir