quinta-feira, 27 de março de 2014

Especial: Entrevista com Silin Guyferd do grupo Tokufriends.

Montagem: Diego Silvio

Como teve a idéia de iniciar á Tokufriends?

Na verdade, a idéia não foi bem programada. Aconteceu a partir de uma comunidade no Orkut que eu tinha em 1996.um membro, que viria a ser o outro administrador, simplesmente disse "devíamos fazer um site", e tudo foi se desenvolvendo a partir dali.
Qual o seu herói predileto em tokusatsus?
Bom, se tivesse que eleger um herói em específico em todos os tempos, acho que seria o Jiraya mesmo. Jiraya é uma das séries mais divertidas e que gosto de assistir sempre. Pra mim é o melhor Metal Hero já feito.E olha que gosto de todos.
(Foto Diego Silvio Pontes)
Até que ponto o tokusatsu influenciou ou influencia sua vida?
O Tokusatsu foi a maior e melhor parte da minha infância, onde eu sonhava ser um herói como todo mundo que assistia e tals .Influencia porque eu ainda me divirto MUITO com ele, e também me impulsiona a fazer este trabalho aqui na web, o que me causa alegria por saber que as pessoas curtem.
Tem algum ator que deseja entrevistar em um futuro próximo,o que perguntaria a ele?
Eu queria entrevistar o ator que fez Guyferd, a série de tv de 1996 (além do Jaspion, claro), Hiroyuki Kawai, acho que era esse o nome. Mas nem pudemos localizá-lo até hoje. Ele deve ter abandonado o meio artístico,se duvidar.
Qual foi a maior dificuldade que você teve com o Tokufriends?
Aprender a consertar problemas em códigos php foi UM dos zilhões de dificuldades que já tive e ainda tenho com a Tokufriends.a outra dificuldade é conciliar vários projetos que fazem parte de um mesmo grupo, de forma a que todos saiam contentes sempre.
E qual a maior alegria que você já teve com a Tokufriends?
Os acessos que eu vejo em qualquer um dos sites, uma pessoa que deixa um comentário, uma pessoa que baixa alguma coisa, que lê alguma coisa. esse é a maior alegria que eu tenho.aliás, todos os administradores devem ter a mesma alegria.
Você Mantém contato com algum ator de algum seriado japonês?
Não mantenho contato com nenhum ator de série não, mas adoraria, com os atores de Cybercops.
Sabemos que após a Tokufriends, muitos se inspiraram em seu trabalho e também lançaram sites para dar maior força ao tokusatsu. Mas e o Guyferd? Quais foram suas inspirações?
(Foto divulgação)
Bem,minha inspiração para criar ou desenvolver a Tokufriends?Eu tive várias.Alexandre Nagado foi um de meus maiores inspiradores, pois eu adorava as matérias que ele escrevia, e queria fazer um trabalho que divulgasse o trabalho como ele fazia (continua) que divulgasse o TOKUSATSU... como ele fazia.para o projeto, busquei inspirações em projetos já existentes para desenvolver os processos da Tokufriends, como a série de comunidades relacionadas a tokusatsu no Orkut, cuja idéia inicial foi do site megasatsu.mas no geral, me inspirei no ato de poder levar adiante a divulgação, a manutenção da memória das séries tokusatsu.é isso o que sempre vai me inspirar.
Na sua opinião, qual seria a fórmula para trazer o tokusatsu novamente ao Brasil com sucesso?
A fórmula está com os empresários, e com a televisão. Basta quererem, e acharem uma boa maneira de ganharem bastante dinheiro, como ganhavam antigamente e ainda PODEM ganhar hoje.Trabalhar séries de forma decente e com interesse é uma dessas fórmulas.
Você acha que falta alguém para intermediar os tokusatsus atuais com as redes de televisão aqui no Brasil?
(Sr. Nelson Sato empresário que trouxe a série japonesas para o Brasil e muitas outras mídias de entreterimento.Foto:DmD Tokufriends)
alguém para intermediar? olha... eu acho que grupos que lidam com essas matérias poderiam intermediar o tokusatsu com algumas mídias, mas como isso é sonho impossível, acho que falta mais um NELSON SATO para que essa intermediação ocorra.
Quais os Grupos em que a Tokufriends apoiou no Facebook?E como é essa parceria com esses grupos?
no momento foram dois, porque houve possibilidade de conversar com os administradores, que são o seu(grupo Jiraiya), e o grupo Jaspion.eu tenho a intenção de conversar mais com os administradores dos outros grupos e ver se podemos fazer o mesmo padrão que fizemos no Orkut, uma grande rede unida.Se foi um sucesso lá, creio que será aqui também. A parceria com o grupo Jaspion na verdade não tem diferença do restante da tokufriends, pois o administrador, Andriak, já é membro efetivo da Tokufriends há mais de 3 anos. Já com o Grupo Jiraiya, adorei a maneira como você conduziu seu grupo desde o início! tá ótimo ao meu ver!
Gostaria de saber também,quanto aos atuais colaboradores da Tokufriends,Ela conta com quantos?
Colaboradores mesmo são poucos. Mas a estrutura da Tokufriends é meio espalhada, pois temos fansubs, moderadores e muita gente, cada uma fazendo uma coisa para um lado.No fundo no fundo tem bastante gente conosco, só que como não aparecem juntos num mesmo projeto, parece que tem pouca gente .
Tem algum tokusatsu que você curte mais,aquele que você até hoje vibra em assistir?

Na verdade eu vibro por assistir Kuuga, Jiraiya e Justirisers.Os 3 juntos cada um com seu estilo.
Atualmente a Tokufriends tem algum projeto direcionado ao Tokusatsu Nacional?
(Na foto acima,está o personagem Krom-Sentinela do espaço)
De toku nacional, não, mas nós apoiamos todos os que são feitos de forma séria. Temos uma parceria muito forte com os gaúchos do Krom e com os cariocas da Hero Factory.
O Tokusatsu Nacional é para os maiores fãs de Tokusatsu (sobretudo na parte de produção). E o esforço que alguns grupos estão fazendo beira a perfeição profissional.
(Foto divulgação)
Eu critico ferrenhamente todos os sites e grupos de tokusatsu do Brasil por não apoiarem o Tokusatsu Nacional como se deve. Com apoio e incentivo, os grupos conseguem resultados como o seu grupo e o daqui de Porto Alegre vem conseguindo.E eu me senti hiper honrado por aquele momento de fazermos o lançamento exclusivo do episódio zero de Biogear. E mais feliz ainda que a Tokufriends pôde fornecer a Hero Factory, os resultados que esperavam.
O que você achou da criação de um grupo sobre o seriado Jiraiya no Facebook?
Eu achei ótima, porque juntou muita gente legal e que participa \o/
Já teve alguma frustração em relação ao Tokufriends?
Já tive inúmeras frustrações. Confiei em muita gente errada que me traiu, vi projetos muito legais não decolarem. Mas nem tudo pode dar certo, né?
E quanto ao conteúdo do Tokufriends,como vocês trabalham na publicação desses conteúdos?
Procurando o que for mais legal e que seja do interesse da maior parte dos fãs. Muitas vezes vamos em busca de conteúdos, atrás de pessoas que os tenham. Rolam parcerias, rola muito esforço para algumas coisas saírem. Já garimpei conteúdos de imagens e textos por horas a fio.daí tem outras divisões também, que são os fansubs, a parte de computação gráfica com a cybercops project. tudo é bem sacrificado. Tem a parte de fandublagem, que continua sendo feita mesmo que ninguém mais acredite. Pouca coisa é fácil de se fazer aqui.
Considerando a censura,o que se diz respeito a programação infantil, e baseado na censura que outrora não existia, cite 3 séries que seriam ótimas sendo apresentadas aqui e porque.

Na verdade eu já ia sugerir alguns animes inclusive, mas quando penso na censura, perco o entusiasmo com tudo. Penso em Justirisers, Kamen Rider Kabuto e Gokaiger. Pensando aqui muito por cima, não apresentam problemas com censura, são bem modernas e divertidas inclusive para crianças.Preferi ficar dentro do Tokusatsu, que é nosso tema principal, afinal. É claro que aqui teríamos o problema de considerarem Kabuto uma série "extremamente violenta", eventualmente. Não sei se teria cortes.
Tocando no assunto Power Ranger, deixemos nosso fanatismo de lado e me diga, qual é sua visão a respeito deles?
A minha visão é de que são séries que tendem a ofender o intelecto ocidental. No Japão os nomes são hiper construídos, e todo mundo fala de boa. Aqui tudo é zord, zord, zord, zord. Me faz pensar que eles fazem isso porque não acreditam no intelecto ocidental.
O que pensa das posturas mais ferrenhas em termos de críticas para com as produções americanas? Quais destas você admira como fã de heróis? Todos sabemos que de certa forma, os Americans ferraram o cinema nacional antigo e ajudaram a tirar também nossas manhas japonesas?
(Foto divulgação)
Eu costumava ser mais radical quanto às produções americanas. E ainda acho que eles fazem muita porcaria que nós idiotas somos obrigados pelos emprsários idiotas a consumir.Mas tudo tem a ver com a imposição da superpotência americana. Com a mudança no jogo das potências mundiais, quem sabe possamos ver um outro cenário dentro de alguns anos.
Redes sociais: Qual é a que mais ganha adeptos em grupos e comunidades de tokusatsus?
Twitter para tokusatsu acho que é uma das maiores perdas de tempo. Facebook cresce muito rápido. Mas o Orkut lidera há anos. Ou seja, minha resposta é Facebook
Qual série do Tokusatsu pode ser considerada atualmente a melhor de todos os tempos?
Gokaiger.
Fala pra gente da sua experiência como scanlator!
(Foto divulgação Facebook)
Fazer scans de qualquer coisa parece muito divertido, mas apesar de ser recompensador depois de ver o trabalho pronto e o povo baixando, o ato de fazer os scans e otimizá-los é também bem chatinho XD
Ainda falando dos Scans e para todos que conhecem como é feito este bom trabalho da Tokufriends, Vocês também pretendem lançar quadrinhos próprios?
Sim, temos projetos de mangás próprios engavetados há pelo menos uns 3 anos. Agora surgiu mais uma possibilidade, vamos ver se vai adiante.
A Tokufriends já teve muitos colaboradores que já sairam, quais foram os que mais contribuiram pra ela crescer?
Tenho vários exemplos, mas um que me vem à mente agora é o uploader Jaspiom que foi um dos colaboradores que mais ajudou o fórum Tokufriends. Ele saiu por uns 2 anos e prometeu voltar.
Que opinião você tem sobre os tokusatsu da nova geração?

(Imagem de internet)
Eu acho que os Kamen Riders andam com protagonistas cada vez menos "machos", e isso me incomoda um pouco. Mas de uma maneira geral, estão modernos e criativos. Gosto de assisti-los.
Pra você, como seria um crossover perfeito entre heróis de qualquer tokusatsu?
Bom, eu sempre quis crossovers. Portanto os que existem me fazem muito feliz. Mas um crossover PERFEITO seria um Kamen Rider Amazon ORIGINAL com os Kamen Riders da série do Kabuto. Acho que seria muito legal, em um movie.
Vida de tokufã é bem complicada as vezes.Como você lida com o preconceito de uma boa parte das pessoas?
Não é pra todo mundo na vida real que falo que curto Tokusatsu. Mas em alguns casos me arrisco a dizer que sou o administrador de um dos grupos mais conhecidos do país. Existe bastante preconceito sim.
Na sua opinião, os eventos Cosplays,também muito popular tratando-se de tokusatsus e que fazem muito sucesso. Ao que se deve todo esse sucesso?
(imagem de internet)
O advento do cosplay tem se tornado um sucesso tão grande no Brasil, a ponto dos otakus da vida não se sentirem mal de saírem assim na rua, eu acho quase um fenômeno. Eu acho que é tudo uma forma das pessoas encontrarem refúgio das agruras vividas no dia-a-dia com algo que as diverte.
Uma sugestão de muitos membros de grupos nas redes sociais para disseminar ainda mais o tokusatsus na web foi a criação de uma enciclopédia em português sobre a 1ª série tokusatsus até a última produzida. O que você achou desse projeto?
Temos um projeto assim , encalhado há pelo menos 2 anos e meio por falta de pessoal. Acho uma ótima idéia, porque a wikipédia é um dos lugares mais nojentos que já vi em todos os tempos, em matéria de moderadores, xiitas e afins.
Como você vê a questão dos licenciamentos de seriados Tokusatsus no Brasil e como a questão dos direitos autorais poderia inviabilizar esses projetos? E como superar isso no caso de uma enciclopédia a exemplo do que foi mencionado na pergunta anterior, poderiamos atrair parcerias destes licenciadores para focarem num projeto sobre a voz dos fãs?
Tem gente que assiste filmes em casa, tem gente que gosta de comprar. Tem os tokufãs, tem os cosplayers duvido que qualquer empresa tenha interesse real numa parceria com qualquer grupo de fãs que execute projetos de Tokusatsu no Brasil. Essas empresas não tem fãs de Tokusatsu que feeling teriam para a Internet? Querem apenas lançar séries saudosistas para ganharem o máximo de dinheiro que puderem. Com raras exceções, encaro assim a situação.nisso eu voltaria a uma resposta bem anterior que dei, sobre como o tokusatsu poderia voltar ao Brasil. Uma parceria extremamente forte com os poucos grupos sérios e dedicados de Tokusatsu que existem no Brasil poderia viabilizar muitos negócios.
Tipo a Focus Muitas séries saudosistas, mas muitos reclamam da qualidade. O que ainda leva a Focus a falência e ao afastamento de investimentos no gênero...
Muitos grupos de tokusatsu que SUPOSTAMENTE seriam fortes devido a "alianças", mas que no fim caíram do mesmo jeito. Tendo isto em vista, o que você pensa da Tokufriends em si, firme e forte há mais de 5 anos, tudo basicamente sustentado nas próprias costas?
(Foto Divulgação Facebook)
A Tokufrends é o único grupo do mundo que criou uma rede diferenciada para si própria, com base em amizade, colaboração e defesa mútua. Nós nos incentivamos, conversamos muito, planejamos coisas em conjunto, e todos que quiserem, tem voz no conselho.Enquanto esse grupo com a política atual existir, creio que terá duração de muitos e muitos anos ainda.eu acho que fazer crescer esses projetos que existem é uma das coisas mais importantes atualmente. Os fãs podem ajudar nisso divulgando, incentivando e fazendo com que outros fãs apareçam. Criando conteúdo, repartindo coisas que possuam, informando quando perguntados. É uma forma desde grande grupo de amigos e fãs sempre existir.
De certa forma, as comunidades de fãs de animes, num total, APARENTA ser maior do que a de tokusatsu. Isto em si não poderia ser um problema que impede uma maior divulgação do tokusatsu? Será que tem jeito pra ajustar isso?

A divisão e a GUERRA que existiu entre os fãs de animes e tokusatsu foi a coisa mais idiota que já vi anos atrás no Orkut. Mas sim, o público de animes é muito maior do que o tokufã. Na verdade o crescimento do anime é a diminuição do tokusatsu de uma forma geral. um anime já custa mais barato, se tiver mais público consumidor então..na verdade a forma de mudar isso é seguirmos divulgando seriados atuais. Os antigos são bons para nós que temos de 25 anos pra cima, pq nós vivemos isso. Os atuais são para a garotada nova, e se eles assistirem, poderão curtir.existem planos para games, animes e até para uma outra área que fica um pouco fora do lado "asiático". Planos existem há alguns anos
A tokufriends te traz algum lucro? qual sua profissão? e sua vida pessoal, Tá pagando alguém?
(Foto Divulgação: Mercado Livre)
A Tokufriends financeiramente só me trouxe prejuízo até hoje. Tivemos projetos de arrecadação financeira que nao foram muito pra frente. Por outro lado, já tivemos alguns donativos que ajudaram muito, e atualmente o projeto de vendas de toys e encomendas internacionais tende a mudar isso.Trabalho numa profissão comum. Não sou rico e nem perto disso. Já passei muito aperto na vida, e vez por outra, o aperto aparece.
Você acha que a exibição de Ryukendo pela RedeTV teria, de algum modo, ajudado a divulgar mais acerca dos tokusatsus pros "animadinhos" da época?
Sim, acho que a exibição da Rede Tv ajudou sim na divulgação dos seriados, trazendo inclusive alguns novos fãs para a web. Mas foi uma série extremamente mal trabalhada. Alguém viu QUALQUER produto à venda? eu não vi.

O que você Recomenda para os Tokunautas que estão criando grupos de tokusatsus no Facebook?
Empenho, Dedicação e Criatividade. Respeito ao usuário e à liberdade de expressão. Pontos chave e hiper necessários. Que sempre tratem o usuário com carinho.
O que é o tokusatsus para você?
Tokusatsu pra mim é a diversão e o alívio do estresse diário. E Tokusatsu pra mim foi... uma das melhores fases da minha infância.
Mestre Guyferd é um enorme prazer poder contar com sua presença e atenção nessa entrevista especial,e em nome do Blog Tokuforce,Grupo Jiraiya e também dos demais grupos de tokusatsus do Facebook,obrigado. Esperamos contar sempre com sua parceria de sucesso!^^
Eu que agradeço á todos. E ao Blog, no que me cabe, vou seguir ajudando você, porque seu trabalho é show de bola! Valeu, valeu a todos!
NOTA: Esta matéria foi publicada originalmente no facebook no grupo Jiraiya.O Direito em algumas imagens postadas nesse especial são reservadas ao site Tokufriends.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário